Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro pede levantamento sobre ‘excessos’ de governadores

23.03.20 07:01

Irritado com os governadores, o presidente Jair Bolsonaro pediu a auxiliares um levantamento completo do que vem classificando como “excessos” dos chefes de executivos estaduais e de prefeitos nas ações para tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Wilson Witzel, o governador do Rio de Janeiro, é um dos alvos do presidente. Na semana passada, ele se queixou publicamente de algumas das medidas adotadas pelo ex-aliado, como fechamento de divisas e restrições de fluxo em aeroportos.

Bolsonaro pediu para assessores fazerem uma avaliação das medidas que, em tese, poderiam estar em desacordo com a Constituição e usurpando poderes do governo federal. De posse dos dados, a ideia é discutir formas de responsabilizar governadores e prefeitos.

Nos últimos dias, Bolsonaro tomou medidas para garantir a soberania do Executivo federal em algumas áreas. Editou, por exemplo, decreto e medida provisória garantindo ao governo federal a competência sobre a circulação interestadual e intermunicipal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A úncia coisa que os governadores conseguiram até o momento, foi colocar a população em panico, será que não estão percebendo que o caso tem mais politicagem do que preocupação com a população, é muito exagero. Com certeza a verdade virá

  2. Ou seja: ao invés de dialogar e trabalhar junto com os governadores, quer processá-los na justiça. Tudo o que precisamos agora. Que líder!

  3. triste ver o pessoal das fale News bolsonaristas se meterem aqui tentando salvar Bolsonaro. não entrnfersm q ele já rra. nunca conseguiu der um bom deputado e agora coitado mostra tudo q não consegue ser. votamos nele por falta de opção. Ele nunca foi o candidato da maioria.

    1. Victoria será a derrota, pois é digna de pena, e ainda escreve fale news. È realmente o que faz.

    2. Victoria, ou você ou é do PT ou é uma cega que não quer ver? Ou é uma parasita que vive as custas das benesses governo?

  4. Inveja dos governadores por estarem fazendo alguma coisa para o bem do povo! Brasileiros ouçam seus governadores e ministros pq o presidente está enlouquecido.

  5. Parabéns Presidente, estão querendo sabotar a República usurpando a competência constitucional da União, estão querendo enfraquecer o Poder do Presidente estamos de olho nesses Judas!!!

  6. Witzel ex aliado de Bolsonaro? Em que país você vive, Gadelha? Ou de que lado sinceramente você está? Como a Crusoé mudou, hein? Está na hora de assumir de uma vez por todas que a Crusoé passou a ser uma nova ilha no arquipélago das esquerdas. Você Gadelha deveria pensar um pouco e se tornar mais útil para o seu país ao invés de entrar na fila indiana dos que estão se jogando no precipício do que o vírus da esquerda quer transformar o Brasil

  7. Mas as medidas dos governadores são ilegais. Cadê os jornalistas pra ler a constituição e dizer que governadores estão ilegalmente restringindo direitos como se estivessem em estado de sítio sem estar?

  8. Tanto Dória quanto Witzel são dois oportunistas mal caráter. Quantos casos temos na Índia? Na Russia? Países que fazem fronteira com a China. E na própria China, voltaram ao normal sem vacinas, sem medicação, criaram imunidade muito rápido. Essa nossa classe política e nossa imprensa esquerdista são um lixo. Mas não perdem por esperar.

  9. Eu vejo essas atitudes do presidente e me assusto. O país numa crise seríssima com milhares de situações a resolver e o Presidente disputando poder com os governadores inclusive torcendo para dar errado. Esse cara é desequilibrado.

  10. O Presidente por não conseguir enxergar a gravidade da pandemia a que estamos expostos, cria rixas com os Governadores que procuram defender seus Estados e sobre ridículos argumentos vai, como autoridade máxima, destruindo as medidas acertadas que a situação atual pede. Somente os idiotizados(autoridades ou povo) é podem apoia-lo nessa irresponsabilidade que acabará por triplicar o perigo que, por certo, aumentará e muito o número de contaminados e de mortos. Isto é fato.

    1. Muita gente vai morrer por causa do Bolsoasno e seus puxa-sacos. Escória.

  11. O Bozo tem trilhões de reais para usar de forma apropriada e inteligente quando ele quiser. Tentar criar uma dicotomia entre economia e saúde é mais uma estratégia para enganar os debilóides que possuem apenas dois neurônios. Não caiam nesta. Um governo inteligente manteria a economia funcionando, combateria o vírus e manteria a calma social sem criar estresse político. O Bozo é capaz disso? Pela ficha corrida é claro que não. Portanto, quem gosta do Brasil pede Mourão Presidente já!

    1. O MAIOR problema atualmente n Brasil se chama Jair Messias Bolsonaro. Nunca deveria ter sido eleito. Conseguiu a façanha de ser o pior presidente da história!

  12. Você é um jornalista bem enganador, Sr. Gadelha. Witzel nunca foi aliado de Bolsonaro. Elegeu-se com o nome do Bolsonaro, tal qual Dória. São 02 traíras...enganaram seus eleitores e tentam desestabilizar o governo, como você, Gadelha. Mas o povo está atento. Mesmo adulterando pesquisas, Bolsobnaro tem 61% de Otimo, Bom e Regular no Datafolha. Numeros reais, ou seja, a verdadeira voz do povo : 40% otimo 20% bom 10% regular. Só os mesmos 30% de psololulopetistas, sua turma, desaprova o governo.

  13. Abraham Lincoln, durante a guerra civil, também teve que lidar com adversários que faziam parte da União. Muitos deles, adversários que não se intimidavam em dizer publicamente que "desejam a morte do presidente". Mas Lincoln, diante da divisão do seu país e da própria União, soube agir politicamente com diálogo e inteligência para apaziguar os ânimos e buscar a união. Ele percebeu que só com a "união dentro de casa", poderia buscar a união do país como um todo. Bolsonaro não tem nada de líder.

    1. O Fabio abaixo escreveu uma frase certeira, que este protótipo de presidente não sabe lidar nem com aliados.

    2. Jenisvaldo, não vamos usar neste momento a palavra propina. O Brasil entrou em guerra e tem um inimigo em comum para vencer: "a pandemia do vírus kung fu". Portanto, se um presidente, um líder do país, tiver que abrir mão de alguma coisa, ou ceder algo ao inimigo, este é o momento para fazer. Desde que isto leve a vitória, evite uma tragédia maior para a população. A prioridade é vencer a guerra, neste momento.

    3. A maioria dessas cobra, trazer para o lado significa dar propinas.

    4. O bozosnaro não sabe lidar nem com aliados que pensam um pouco diferente dele, que já queima o filme dos caras, demite, os atacam na internet via filhotes jairzinhos. Imaginem então este palhaço tentando trazer inimigos na busca de um objetivo comum para todos compatriotas. Só Mourão de fato pode nos salvar.

    5. Nada diferente para o Churchill, que além de ter que combater Hitler, ainda teve que lidar sozinho com um parlamento cheio de cobras inimigas. Sem contar a falta de apoio, nas vias de fato, de um presidente americano americano bunda mole que não cumpria o que era combinado/prometido. Ser líder não é saber lidar com pessoas que pensam igual a ele, mas trazer para o seu lado aqueles que pensam diferente em pró de um objetivo único.

    6. Robson, ele foi assassinado por uma cara que fazia parte do lado que ele combateu na guerra ("numa analogia, seria o lado da pandemia do coronavírus"). Ele não foi abatido por inimigos que faziam parte da União, inimigos estes que ele soube lidar e apaziguar, pois precisa deles para vencer a guerra.

    7. Olá Antonio. Um líder também tem que saber lidar com inimigos, principalmente quando busca a união, quando precisa salvar uma nação. O Lincoln, como citei, tinha inimigos dentro da própria União, que eram inclusive a favor da escravidão. Ou seja, algo totalmente avesso daquilo que o presidente pensava. Os inimigos queriam dar voadora no peito, mas Lincoln não revidou, não entrou na onda em pró da União. Ele também dependia dos votos e apoio dos inimigos. Mas teve que engolir sapo em pró do todo.

    8. Pois é. Acabou sendo fuzilado pela oposição. Não tomou cuidado devido, mesmo sabendo que não se acaricia escorpião.

    9. E até esses bandidos, Antônio, estão fazendo um trabalho melhor que Bolsonaro.

    10. Eu penso diferente, eu creio que o bom líder tem que saber lidar com adversários e distingui-los dos inimigos. Uma grande parte das pessoas envolvidas nesse conflito não diz respeito à ideologias opção política, é caso de polícia mesmo. E muito grande o número de bandidos travestidos de políticos hoje no Brasil.

  14. Assim como numa guerra, o país precisa de um grande líder para poder vencer esta pandemia gravíssima. Um líder que seja inteligente, que não jogue os problemas no colo dos outros e que saiba buscar a união. O Bolsonaro não tem as mínimas condições para liderar esta guerra. Vamos deixar o fanatismo político de lado e cobrar para que Bolsonaro entregue seu cargo ao Gal. Mourão, pelo bem da população. Hoje, mais do que nunca, o País precisa de um líder unificador, racional, sério e apaziguador.

    1. Bacana. Gostei das comparações históricas. Só que já foi decretado pelos doutos que estamos na "pós-história". A característica dominante é que não existe mais vergonha na cara. E isso faz uma falta danada!

    2. Você tem toda a razão. Vai precisar morrer muita gente pro pessoal acordar. Triste.

    3. Se Neville Chamberlain, o fraco, não tivesse deixado seu cargo para o líder Winston Churchill assumir, com certeza a História da Inglaterra seria diferente. Tem momentos, que quem está no comando, precisa deixar o orgulho de lado e saber a hora de sair para salvar algo maior. Antes que a tragédia seja ainda maior.

  15. Acho tão baixo, tao desprezível, em uma hora tao difícil, onde as pessoas que elegemos, deveriam se unir, FICAM BRIGANDO POR PODER E PARA ROUBAR UM POUCO DE DINHEIRO, liberado para combater o vírus . O vírus é uma etapa do problema. Gente faminta, vira bicho, perde a lucidez. Esses políticos sem vergonha, que querem pagar artistas para cantar nas sacadas, deveriam começar a cadastrar e se preparar para dar comida aos futuros necessitados.

    1. verdade que veremos em breve nas ruas, ou na CNN Brasil, que parece está mostrando os fatos...veremos a desfaçatez dos poderosos no clímax da cretinice e da pilhagem final

  16. explicando os panelaços : sabe aquele negocio do conhecereis a verdade..... O povo ja sabe a verdade,dai os panelaços, obs votei nele

  17. Enquanto o brasileiro se isola em casa, Bolsonaro faz o mesmo no Alvorada, não para evitar o vírus que chama de gripezinha, e sim porque os demais personagens não enxergam nele alguém com capacidades política e psicológica para liderar.

    1. Quem dera você estivesse certo, José. Bolsonaro é que nem aquelas crianças pentelhas que ficam no meio dos adultos atrapalhando. Alguém tem que mandar ele para o cantinho até acabar a crise.

    2. Fugiu do manicômio ou continua JOSÉ, você só fala merda!!! Cala a boca LULISTA invejoso!!!

    3. Vou mudar o que eu acho que vc cheirou ou comeu. Não foi meia nem groselha. Come merda mesmo.

  18. Quando esse vírus passar e o Brasil voltar ao normal, crescendo ao poucos, terei ainda mais certeza de que Bolsonaro é o cara certo na hora certa. Terei certeza de que votei no cara certo. Pra vencer essas epidemias, a do corona e a da corrupção, esta última ainda mais letal que aquela, só mesmo uma pessoa crente em Deus, em primeiro lugar, e com claras boas intenções pra nos ajudar.

  19. Não permitir esporte aeróbico para idosos concientes em área aberta e sem aglomeração é um erro grave. O idoso saudável e acostumado com a prática esportiva é muito mais resistente. Eu tenho 71 anos e nado 5 a 6 vezes por semana no mar. Treino de 2.5 a 3 km. Estou com receio de perder meu condicionamento.

    1. Paulo, não tem gente suficiente pra controlar o povo na rua. Você pode até ser cuidadoso, mas muita gente não é.

    2. Pelo que entendi você prefere morrer com saúde e em forma!

    3. Tem gente que quer ira para o caixão esbelto, não se preocupe, depois que morrer vai ficar sequinho, puro osso!

    4. Você deveria ter medo de infectar outra pessoa ou de morrer porque pela sua idade não é paciente preferencial. Eu tenho 77 anos e me exercito em casa. Sobrevivendo volto a recuperar meu antigo condicionamento físico. Não é hora de se preocupar tanto com isso. Agora até me exercito mais, nada como uma vassoura, balde e pano de chão. Que tal?

    5. Verdade, vi que na França as pessoa estão se exercitando nos corredores esportivos às margens do Rio Senna.

  20. A eSStrema imprenSSa e sua guerra contra o governo, não contra o vírus da CHINA COMUNISTA. Continuam tentando encurralar o presidente. Usando a pandemia de FORMA POLÍTICA, na esperança de restaurar uma ideologia que foi banida nas urnas em 2018. Se for preciso nos assustar, criar atritos entre os poderes e desestabilizar o país, eles o farão (como dizia a escorraçada e falecida dilma: FARÃO O DIABO), para eles isso é sobrevivência. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.

    1. Perfeito o seu comentário, Mario. Esse Miguel é caso patológico de radicalismo crônico extremo. Incurável!

    2. 2 posições políticas extremas e que não ajudam em nada. Tecnicamente falando não existe “vírus da china comunista”. Coronavirus são vírus que existem em animais NO MUNDO inteiro sejam democracias ou não. Aconteceu que algum chinês fez alguma sopa de morcego e o vírus conseguiu passar aos humanos. Culpados? Poderia ter acontecido por aqui, país em que comemos jacaré, anta, cobra, ou país em que já tivemos que combater aftosa, etc, etc.

  21. O presidente tem tido muito desgaste nesta queda de braço com os Governadores , com sua oposição aos decretos dos governadores os mesmos aproveitam para levar ao público uma imagem distorcida em que o motiva as tais medidas levando a perder o apoia da população que mais uma vez servindo de massa de manobra para os opositores . Seria sim de mais ganhos para a presidência deixar os Governadores com suas aventuras e assegurar que se responsabilize pela desordem com greves e reivindicações .

    1. Um líder tem autoridade por exemplo, poder de convencimento, coordenação, capacidade de gerar engajamento. Quem não é líder e quer ser otoridade, é autoritário.

  22. O presidente tem tido muito desgaste nesta queda de braço com os Governadores , com sua oposição aos decretos dos governadores os mesmos aproveitam para levar ao público uma imagem distorcida em que o motiva as tais medidas levando a perder o apoia da população que mais uma vez servindo de massa de manobra para os opositores . Seria sim de mais ganhos para a presidência deixar os Governadores com suas aventuras e assegurar que se responsabilize pela desordem com greves e reivindicações .

  23. Ele, como "profundo conhecedor sanitário", está com toda razão, 27 governadores, todos os países da UE, boa parte dos governadores dos EUA, boa parte dos países da Ásia estão errados. Os dados catstróficos da Itália, da Espanha estão errados, culpa da imprensa.

  24. Está revista está perdendo o seu foco que é informar sem viés ideológico. É uma pena. Não vou reformar a minha assinatura .

    1. Use o dinheiro pra estocar cloroquina. Os ómi dizem que é a cura.

  25. Dá mesma forma que o 9 dedos foi condenado ao limbo, há que se parar de divulgar as estultices desse senhor. Não lidera, nem coordena, alguns agem certo, outros fazem loucuras e ele só atrapalha, misturando tudo.

  26. Está claro para todos nós o que esses dois Governadores de SP e do Rio, principalmente, querem. São dois aproveitadores, que só pensam em si e em seus projetos políticos pessoais. Verdadeiros cafajestes!!!

    1. Articular com empresas para conseguir insumos, transformar grandes espaços ociosos em hospitais? Isso é cafagestagem? A meu ver, babar ovo de inepto, isso, sim, é cafagestagem e burrice.

  27. Por governadores, entenda-se, os que são seus desafetos - Witzel e Doria! Deixando seus interesses políticos interferirem nos interesses da Nação.

  28. Parece-me a atitude própria do invejoso. Não faz o que precisa ser feito no momento correto, depois retalha de alguma forma quem o fez. É o engenheiro der obra pronta, como lembrou o Ministro Mandetta ontem

    1. O pq esconder e não revelar aos assinantes Crusoé?!?!

  29. Ao fim, nossos políticos não estão à altura dos grandes desafios de nosso tempo. É a maior crise que vamos ter; e os menores líderes que já tivemos. Em 2020, a onda será ABSTENÇÃO TOTAL NAS URNAS, se eles insistirem em fazer eleições nesse ano.

    1. Essas eleições devem ser canceladas. Que esse dinheiro e os outros sempre furtados de toda maneira imaginável seja utilizado para diminuir a crise de saúde e a depressão econômica já contratada. Sobrevivendo, vamos ver em 2022 o que sobra he he

Mais notícias
Assine agora
TOPO