Bolsonaro não vai ler a prova do Enem, diz ministro da Educação
O presidente Jair Bolsonaro "não leu e não lerá" a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para aprová-la antes da aplicação, avisou na manhã desta quarta-feira, 3, o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto). A afirmação foi feita na entrevista coletiva em que foi explicado como o Enem vai passar a ser digital. "Salvo...
O presidente Jair Bolsonaro "não leu e não lerá" a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para aprová-la antes da aplicação, avisou na manhã desta quarta-feira, 3, o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto). A afirmação foi feita na entrevista coletiva em que foi explicado como o Enem vai passar a ser digital.
"Salvo algo totalmente fora do script, não consido imaginar por que o presidente, com uma agenda tão atribulada, vai parar para ler a prova", argumentou Weintraub.
Depois de eleito, Bolsonaro afirmou no ano passado que havia ficado incomodado com uma questão da prova que mencionava uma forma de expressão da comunidade LGBT, e por isso iria interferir no exame para evitar que fossem incluídos temas que considerava inadequados.
Mas Weintraub avisou que já deu orientações para que a prova não tenha "viés ideológico" e declarou que "cabeças vão rolar" se a determinação não for seguida. O ministro ressalvou que também não terá acesso ao exame, antes da aplicação. "Estamos seguindo o procedimento padrão", disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Emilio Cedo
2019-07-04 08:51:57Este ministro e suas idiotices... Quem vai avaliar consistentemente se há "ideologia" numa pergunta que trata da história do país, ou que leva o candidato a pensar sobre algum tema nacional. Não existe perguntas "neutras" nem em matemática. Quando se escolhe um ponto de currículo, de alguma forma ou de outra se beneficia alguém que estudou este ponto. Para saber se a prova é ideológica, teria que escrutinar o que cada escola, particularmente as privadas, enfatizam na aplicação do currículo.
Jose
2019-07-03 19:33:42Não precisa. Tem um ministro competente e as ordens vêm sendo obedecidas
Maria
2019-07-03 16:38:02Só faltava! A prova é sigilosa. Só pode ser aberta pelos participantes. Cada bobice!!!
Charles
2019-07-03 14:49:49Verifiquei que uma questão de matemática deve ser introduzida nesta prova do Enem, ela basicamente introduz o conceito de fração, diz ela: 1) Luiz da Silva fez uma mistura composta de farinha, ovos, açúcar e chocolate em pó e fermento. Esta mistura, após ser assada, se transformou em um bolo de chocolate. Luiz dividiu o bolo em 8 pedaços iguais e distribuiu aos filhos dele 5 pedaços. A pergunta que o problema traz é com quantos pedaços sobrou no bolo? 1) 4 pedaços 2) 1 pedaço 3) 2 pedaços
Charles
2019-07-03 14:41:00O Presidente Bolsonaro deve ler as questões de matemática, para verificar se foi introduzid pelo menos umas 5 questões de aplicação de regra de 3. De não tiver o exame todo deve ser refeito!
Jose
2019-07-03 13:45:09Claro que o presidente não vai ler a prova do ENEM. Se assim o fizesse, ele seria incapaz de entendê-la!
André
2019-07-03 12:38:10O setor de ensino é dominado por professores militantes idiotizados. Eu também fui bombardeado com marxismo na sala de aula durante anos, sei do que estou dizendo, e minha geração tem formado essas mais novas. As provas de vestibular e Enem são a cereja do bolo, as respostas certas das questões de prova são sempre as respostas marxistas. Logo, o objetivo do ensino é o marxismo.
Joséf
2019-07-03 12:00:39Pois eu pensava que era o Lula que redigia as provas. Agora entendi.
Paulo
2019-07-03 11:36:23Mesmo porque não poderá ser lida por ninguém, por questões de segurança, não é ministro? As questões, por esta razão, são formuladas por diversos professores e depois reunidas ao acaso. Não é assim, Ministro? Ou você já tem todo o gabarito na ponta da língua?
GILMAR
2019-07-03 11:22:06porque não vai entender o conteúdo kkkkķkkķkkjjjjjjjjjjjjjkkķkķķkkkkkkkkkk