Bolsonaro não vai "botar a ‘chinesada’ para pegar nossa indústria", diz Guedes
Em evento com empresários do agronegócio no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (26), Paulo Guedes (foto) defendeu abertura da economia e redução de impostos, mas disse que o governo Jair Bolsonaro não vai "botar a ‘chinesada’ para pegar nossa indústria". Também afirmou que as empresas brasileiras têm de estar fortes para ser competitivas, relata...
Em evento com empresários do agronegócio no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (26), Paulo Guedes (foto) defendeu abertura da economia e redução de impostos, mas disse que o governo Jair Bolsonaro não vai "botar a ‘chinesada’ para pegar nossa indústria". Também afirmou que as empresas brasileiras têm de estar fortes para ser competitivas, relata a Folha.
"O empresariado brasileiro tem uma bola de ferro na perna direita, que são juros muito altos; uma bola de ferro na perna esquerda, que são impostos muito altos. Você bota um piano nas costas dele, que são os encargos trabalhistas, e fala: ‘corre que o chinês vai te pegar’", declarou o ministro da Economia no evento.
"Não queremos a ‘chinesada’ entrando aqui quebrando nossas fábricas, nossas indústrias, de jeito nenhum. O que queremos é uma coisa moderada. Baixamos o IPI em 35%, vamos acabar com o IPI", prosseguiu Guedes, que disse considerar esse tributo um "imposto de desindustrialização em massa". "É ridículo, é patético, está errado. É um imposto pago antes de ter renda", acrescentou.
A China, lembra o jornal paulistano, é o maior parceiro comercial do Brasil. No ano passado, foi destino de quase um terço (31,3%) das exportações nacionais, somando US$ 87,751 bilhões —o recorde foram os 32% registrados em 2020.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
@MauroVS
2022-08-27 13:44:14Não querem por causa da burocracia e a carga de impostos. É mais lucrativo importar pagando impostos que produzir no Brasil. A ideia de fato é exterminar a indústria brasileira.
Nyco
2022-08-27 10:51:36Deixem o nosso querido old Guedes trabalhar, afinal ele é o melhor ministro da economista de todos os tempos. Enquanto os países lá fora são carcomidos pelo desabastecimento incluso o gás e inflação, nós aqui vivemos a deflação e super abastecidos. Nobel para o Guedes, JÁ!
NESTOR
2022-08-27 10:12:36Somos conhecidos como grandes fabricantes do que? Montamos carros, alguns tratores e mais o que? Vamos cair na real...
Fabio
2022-08-27 09:34:25Indústria do quê?? Aqui só existe embaladoras e etiquetadoras de produtos vindos de fora...
André
2022-08-26 22:53:10Olha Guedes, os chineses são trabalhadores, esforçados, inteligentes e competitivos. Não fazem só pasteis e frango xadrez. O Brasil é soberano, façamos boas leis, evitaremos dumping e vamos aprender c/ eles assim como eles aprenderam c/ os americanos. Não gosto do atual regime de governo deles, mas eles que resolvam c/ o tempo...O povo russo não quer a guerra d Putin, c/ certeza o povo chinez também não quer. C/ governo inteligente, portanto não c/ Lula e nem c/ Bolsonaro, evoluiremos!