Reprodução/Twitter

Bolsonaro manda exonerar interino de Onyx que foi a Davos de FAB

28.01.20 08:53

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta terça-feira, 28, que mandou exonerar o secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini (foto), após ele usar avião da FAB para ir ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e à Índia, para acompanhar a viagem oficial do presidente.

O anúncio foi feito por Bolsonaro em entrevista na portaria do Palácio da Alvorada, quando chegava da viagem. “Inadmissível o que aconteceu. Já está destituído da função de executivo do Onyx. Decidido por mim. Vou conversar com Onyx e ver quais outras medidas podem ser tomadas contra ele”, disse.

Como Crusoé mostrou ontem, a regalia de Santini chamou atenção na Esplanada dos Ministérios, principalmente quando comparada à realidade de outros ministros. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, por exemplo, foi para a Índia em voo comercial, com conexão na Itália.

Paulo Guedes, da Economia, e Luiz Henrique Mandetta, por sua vez, desembarcaram em Davos de voo comercial, com bilhetes comprados em classe econômica. Um dos mais críticos do uso de aeronave da FAB por ministros, em razão do custo, Guedes pagou do próprio bolso o upgrade para classe executiva.

A Crusoé, a Casa Civil confirmou que Santini, que estava como ministro interino da Casa Civil, em razão das férias de Onyx Lorenzoni, viajou em avião da FAB acompanhado de outras duas pessoas: a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, e uma assessora do PPI.

Segundo a pasta, o secretário-executivo optou pela FAB “por uma questão de agenda”, pois teve de viajar para Davos após reunião ministerial na última terça-feira, 21, dia em que o fórum começou oficialmente, “a tempo de participar de compromissos assumidos naquela cidade”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Viagens boas são as dos Ministros do STF. Sempre a países do primeiro mundo em missões correlatas as suas carreiras de magistrados e sempre dão uma esticadinha para aproveitar a cultura de outros povos.

  2. Qualquer empresa minimamente organizada tem regras que limitam os gastos... porque haverá de ser diferente em cargos públicos/governo?

  3. Jornalistas, Economistas e afins, não vi até agora divulgação do custo, pelos aproximado, desta absurda viagem. Seria um dado interessante para os próximos políticos pensarem uma, duas ou dez vezes antes de decidirem uma viagem destas.

  4. Isto para mim não é notícia ruim. Pelo contrário, é notícia muito boa! Mostra q o presidente está sendo coerente. Fez sujeira com o dinheiro público, tem que pagar e cair fora! Parabéns meu presidente!

  5. Alguns dizem "noticia ruim"... Não acho. Mostra ao povo a seriedade com que devemos tratar o dinheiro público. Hummm... Para alguns, seria varrer para debaixo do tapete. Rsrsrsrs... Os corruptos enrrustidos afirmam que sim. Mas, a maioria, do bem, diz... Varrer para fora do governo e se "existir má fé"... Cadeia! Simples.

    1. Penso que deva justificar, mas muito bem justificado. Já começou errando não tendo tomado a frente de apresentar sua justificativa oficialmente.

    2. Mais um acerto de Bolsonaro, falou na campanha que não admitiria estes casos, cumpriu a palavra, é a esperança confirmada.

  6. Falta exonerar o chefe Onyx,outro deslumbrado e atrelado ao Maia, Alcolumbre e Toffoli, entr e outros.Avião da FAB.Quais foram os custos?Os corruptos e sanguessugas estão enraizados nessa pobre Pátria Amada Brasil.

    1. Não perdem uma oportunidade de onerar o contribuinte. Ora, mandava um substituto ou quem trabalha direto com assunto que não deve ser nem o ministro bem seu substituto. Já vão tarde. Os dois.

  7. Além de ser exonerado, deve ser aberto um processo por abuso da Função Pública e esse aproveitador deslumbrado pagar do bolso dele, todas as despesas do vôo do avião da FAB. Aproveite a oportunidade de exonerar o min. Ônix, que o mesmo deve ter autorizado o pupilo dele a cometer essa excrescência. Ônix, o infiltrado de Maia e de todo o centrão.

  8. O que faz o Exército? Defende o país por terra. O que faz a Marinha? Defende a fronteira por rios e mares. O que faz a Aeronáutica? Transporta políticos e familiares.

  9. Se no Brasil falasse inglês nós teríamos Air Force One, Air Força Two, three, four, five vi, six, sevem, eight, nine, ten...twelve nine....

    1. fazendo igual ao Rodrigo Maia e os ministros do STF, péssimos exemplos.

    2. esse tal josé que esta metendo o bedelho criticando Bolsonaro sera que não é o josé dirceu? kkk

  10. É isso aí. Tem que acabar com essa malandragem também no Legislativo Federal e no Judiciário onde tem muita gente que acha que os jatinhos da FAB são táxis aéreos e pagos pelo povo.

    1. Correto Presidente, demissão sumária. Os petralhas não condenam essa atitude porque era o que mais faziam.

    1. No nordeste não usamos essa palavra (bosta) e o Lula era o quê TOLôCO FEDORENTO ?

  11. Hahaha. Pura cortina de fumaça de demagogo. Enquanto isso, a despeito de pesar suspeitas muito mais graves, seu ministro do turismo continua no poder, o Fábio da Secom manda e desmanda e o Gal. Santos Cruz sequer recebe uma nota de desculpas!!!

  12. Eta PRESIDENTE BÃO!! Por isso eu vou seguir a dica do MITO MORO; em 2022 BOLSONARO na veia, pra ganhar logo no 1º turno. PÁTRIA AMADA BRASIL. E apoiem o ALIANÇA pelo BRASIL.

    1. Quero que ele crie coragem e demita o ministro comprovadamente corrupto do governo! Ele é o ministro do turismo,Álvaro Antônio! Esses terraplanistas estão roubando igual aos petistas!

  13. Pura encenação bozista. Por outro lado, ele mandou uma MP concedendo 120 bilhões de subsídios para grileiros criminosos espalhados pelo país. Não tenho nada contra a regularização fundiária, mas quem ganha terra legal deve pagar os custos reais da terra e não receber subsídios. Imaginem está dinheirama investida em educação, saúde, infraestrutura e ciência? Este subsídio é 4 vezes a lava jato. É o maior roubo de patrimônio público da história do Brasil.

  14. Aviões da FAB não são UBER nem 99. A FAB só deveria ter aviões para uso operacional da Força e transporte de tropas. O melhor a fazer, já que não é possível "mandar" no podres Legislativo e Judiciário, é se desfazer de TODOS os aviões de passageiros da FAB, com exceção do jato presidencial, de uso exclusivo do Presidente da República e de seu Substituto. Demais "autoridadades" que usem vôos comerciais, atualmente disponíveis para qualquer lugar do Brasil e do mundo. Os contibuintes agradecem.

    1. Pense um pouco...e vc vai perceber que a FAB precisa ter avioes de transporte de passageiros, e eles tem que voar periodicamente. O que o assessor do Onyx fez está erradíssimo, mas não é motivo pra amputar todas as asas da FAB. Foi punido e expelido, terminou o caso.

    2. Paulo (o Outro). Concordo plenamente com tua sugestão; acabem-se as mordomias!!!

    3. Concordo inteiramente. Entretanto, vocês sabem que o governo sempre paga tarifa cheia para as empresas aéreas! Ou seja, os preços da classe econômica para o governo é o preço da classe executiva para os outros passageiros. Isto está errado. O governo deveria pagar preços de mercado e não a tarifa cheia.

  15. Parabéns Presidente, um tiro dois coelhos. Um alerta para o Onyx, ele que deveria tomar esta medida e, tirar um babaca que já começou por as manguinhas pra fora.

  16. Está aí um exemplo de que as coisas estão mudando. Tenho certeza que ninguém subordinado ao presidente vai abusar novamente. Quanto aos outros poderes nós sabemos que a falta de caráter e o motivo real de estarem no congresso ou STF, impedem de seguir a mesma linha do executivo. O povo que se lixe.

  17. Esta é a maneira correta de se governar: por exemplos! Pena que Bolsonaro esteja dando vários sinais trocados, principalmente, no quesito corrupção...

  18. Bola dentro, Presidente! Parabéns! Se os ministros não estão alinhados com o programa de austeridade, que sejam substituídos!

  19. Esse estafeta deveria ressarcir os cofres públicos. O Onyx já é ineficiente o suficiente para precisar de funcionáriozinho para fazer um papelão desse.

  20. Pois é, mas o pilantra corrupto está todo ""medalhado", de tanta ""honra" ao "mérito"", não é mesmo??? Daqui a pouco se poderá comprar às dúzias com menos de 1 centavo, essas "honradas" e "honrosas" medalhas na boca do lixo!!!!

  21. tal rigor poderia ser aplicado tbm. com o 01, 02 e 03. Mas indubitavelmente esta farra desde os tempos Zélia Cardoso de Mello tem que acabar.

    1. Babaca, o presidente é do executivo e eleito pelo povo para governar o país, os filhos foram eleitos pela população para o legislativo que é outro poder e tem outro presidente . Para de falar besteira, mesmo que ele quisesse não tem poder para meter o bedelho no congresso nacional. Se não entendeu eu desenho!

  22. Acho que antes de exonerar tinha que conversar. Ver as razões. o STF, Maia e tantos outros usam FAB indiscriminadamente, então me apressada a decisão.

  23. Ação esta corretíssima!! A pergunta é: este foi um caso isolado e foi feito pela primeira vez ou sempre foi e é assim? Só que desta, vez ficou muito evidente, por isto este estardalhaço! Por que não fazer uma regra mais rígida do uso dos aviões da FAB.

  24. Infelizmente o inferno está cheio de boas almas; é o preço a ser pago por decisões possívelmente justificáveis mas estapafúrdias, "Pegou, dançou", fazer o que !!!

  25. Seria possivel tb demitir todos os bandidos do congresso e do STF quando gastam horrores do nosso dinheiro para suas mordomias?

  26. O vôo da FAB foi exclusivamente para levar o ministro interino ou já estava na agenda o deslocamento dessa aeronava para DEVOS?

  27. Acho q o Bolsonaro deveria pedir explicações , primeiro. Se o cara é bom e honesto, deve-se dar uma chance, pois o mesmo não acontece c os canalhas do STF e Congresso q viraram um puteiro. Basta cobrar dele o valor gasto, e tenho certeza q isso não se repetirá.

    1. Nosso presidente da câmara usou aviões da FaB direto, até no recesso parlamentar e ninguém fala nada, a Band comentou, mas a globo lixo não fala nada, em 2019 ele usou mais de 250 vezes a FAB, e sem explicar nada.

    2. Aí é que tá: "escreveu, não leu, o pau comeu ...". Se fufu.

  28. Simples resolver questões dessa natureza. Basta determinação expressa do Presidente diretamente a FAB explicitando proibição nesse sentido

  29. Que inveja,sempre sonhei com isso,entrar num jatinho e dizer :”toca para qualquer lugar.Leva-me para Vadsvostok,por exemplo!E sem pagar,então!!!!!”

    1. Pelo visto creio que você deve ser muito maluco mesmo: Com tanto destino interessante, escolher logo a gelada Vladivostok?? Então por não Timbuktu nas bordas do Saara, mais precisamente no Mali?

  30. Gostei da sinceridade dele. Usou a mordomia que esteve, está e estará sempre à disposição. Ou ele colocou uma arma na cabeça do piloto e fez o vôo? Outros, fizeram upgrade e foram na classe executiva. Não se amofinem. No final das contas, tudo foi pago pelo povo brasileiro: o avião da FAB, o upgrade, etc. Não existe dinheiro público. Todo dinheiro vem do suor do trabalho do povo.

    1. Na verdade, só o upgrade do Guedes foi pago do próprio bolso. O Governo paga a passagem econômica, mas se quiser upgrade, paga do próprio bolso. Como Guedes é rico, pagou sem problemas, já o Mandetta e a Tereza Cristina voaram apenas na classe econômica paga pelo Governo.

    2. Caro Jansen, claro que tudo sai do bolso do contribuinte, mas o upgrade do ministro foi pago do próprio bolso, e a viagem de jato particular foi orçada em 740.000, enquanto uma passagem classe econômica custaria cerca de 4.000. É bem diferente, não é?

  31. Em Novembro passado, estava em um voo da United Guarulhos - Houston em que estava também o Ministro Marco Pontes, o astronauta, de Ciencia e Tecnologia. Classe econômica.

  32. Parabéns, Bolsonaro! Não podemos voltar àqueles tempos em que avião vinha da Europa só para buscar um vestido da Primeira Dama corna.

    1. Não fiquei sabendo deste episódio, mas na Europa, com tanto "atelier" de moda por lá, não seria mais fácil alugar um por lá mesmo? Estranho...

    2. A história do vestido é um absurdo de ilegalidade e imoralidade inominável. Mas o fato de ter sido "corna", como você lhe atribuiu, se deve ao defeito do marginal marido dela, não dela, entendido?

  33. se todos que usassem aviões da FAB indevidamente inclusive presidentes do STF câmara e senado fossem punidos e ressarcimento feito.estas práticas perniciosas e lesivas a economia acabariam

  34. Totalmente correta essa medida do presidente. O exemplo vem de cima. A agenda deve ser preparada com antecedência. Não tem desculpa.

  35. Questão de prioridade! O que era mais importante, a reunião doméstica ou o Fórum mundial e extensão à Índia? Desconexo total! Pra mim, a culpa é do chefe Ônix!!!

  36. Gostaria de ver essa atitude por parte do Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, eles usam e abusam dos vôos da FAB. Só o Rodrigo Maia fez 229 vôos em 2019.

    1. Semideuses, seres especiais tem que ter mordomias pagas com dinheiro público, não sai do bolso deles, eles vivem na ilha da fantasia.

    2. Bolinha e bolão.... quem sabe com esse exemplo comecem a maneirar

  37. Questão de agenda? Como assim? Se estava previsto na agenda, então não procede essa justificativa. Enfim, esse vôo pela FAB já estava esquematizado então, é lógico! Então para que serve agenda? Vá tentar enganar suas nêgas, palhaço. Observação: Isso daí só poderia ser mais uma obra deste imbecil desse Onix.

  38. Todos devem viajar em voo comercial, com passagem classe econômica, caso queiram classe executiva, paguem do próprio bolso o upgrade, como o monitor Paulo Guedes.

  39. Temos que cobrar mais eficiência do governo quanto aos gastos público. Tem mais gente ai que gosta de mordomia e esta não sou eu nem o povo que vai pagar. Quer comer caviar que pague do bolso

    1. Desculpe...tem que pedir ressarcimento ao indivíduo e não aos cofres públicos.

    1. Vejam o exemplo de Paulo Guedes,quanto mais condições econômicas tem,mais simples é. Provavelmente lutou na vida para adquirir o que possui. A simplicidade é um bem maior.

    2. Que adianta! O executivo faz toda essa economia enquanto o legislativo e o judiciário gastam nas viagens mais caras e mais absurdas desse país!

Mais notícias
Assine agora
TOPO