Crusoé
15.06.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Bolsonaro inicia ano eleitoral com reciclagem de polêmicas

    O presidente Jair Bolsonaro (foto) iniciou o ano eleitoral repetindo polêmicas que mobilizaram sua claque em 2021, incluindo aquelas que lhe renderam  desgastes com o Supremo Tribunal Federal e o Congresso e o colocaram na mira de inquéritos. O timing ajuda a explicar o fim da trégua com autoridades da Praça dos Três Poderes. O tom...

    Crusoé
    4 minutos de leitura 15.01.2022 16:04 comentários 10
    O presidente Jair Bolsonaro participa da solenidade de assinatura dos decretos do Auxílio Gás e do Programa Alimenta Brasil, no Palácio do Planalto
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O presidente Jair Bolsonaro (foto) iniciou o ano eleitoral repetindo polêmicas que mobilizaram sua claque em 2021, incluindo aquelas que lhe renderam  desgastes com o Supremo Tribunal Federal e o Congresso e o colocaram na mira de inquéritos.

    O timing ajuda a explicar o fim da trégua com autoridades da Praça dos Três Poderes. O tom do presidente subiu na mesma semana em que más notícias do cenário econômico, como a inflação de dois dígitos e o aumento do preço dos combustíveis, tomaram as manchetes. Para aliados, é a conhecida cortina de fumaça do Planalto.

    Bolsonaro reavivou, por exemplo, os ataques aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Os embates haviam perdido força em setembro do ano passado, quando, em uma carta pública costurada por Michel Temer, o presidente disse que jamais teve a intenção de "agredir quaisquer dos poderes" e acrescentou que a harmonia entre os as instituições é uma determinação constitucional que "todos, sem exceção, devem respeitar".

    A bandeira branca não ficou hasteada por muito tempo. Nesta semana, Bolsonaro acusou Moraes e Barroso de cassarem “liberdades democráticas” e de trabalharem a favor da candidatura de Lula. "Quem esses dois pensam que são? Que vão tomar medidas drásticas dessa forma, ameaçando, cassando liberdades democráticas nossas, a liberdade de expressão porque eles não querem assim, porque eles têm um candidato. Os dois, sabemos, são defensores do Lula, querem o Lula presidente", disparou.

    Dois dias depois, investigado pela disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, o presidente voltou a levantar suspeitas sobre a lisura das eleições de 2018. Em um pronunciamento direcionado à claque, disse mais uma vez que teria vencido a disputa pelo Planalto no primeiro turno se o pleito tivesse sido limpo. "Quis Deus que, sobrevivendo a uma facada de um integrante do PSOL, em um partido muito pequeno, sem marqueteiro, sem televisão, (eu) conseguisse ganhar as eleições. Que era para ter ganhado no primeiro turno se fossem eleições limpas", disse.

    Bolsonaro retomou até mesmo as ofensas pessoais a adversários políticos. Diante de apoiadores, chamou o governador do Maranhão, Flávio Dino, de “gordo”:  “Vocês repararam que, nos países comunistas, geralmente o chefe é gordo? O cara da Coreia do Norte, gordinho né? Venezuela, gordinho né? Maranhão?”. Dino retrucou, mandando Bolsonaro ir trabalhar. "1. “Piada”, além de sem graça, repetida. Compatível com a notória escassez de neurônios do indivíduo”, respondeu.

    No PL, partido que Bolsonaro passou a integrar em novembro, parlamentares e dirigentes criticam o looping do presidente. Para eles, no ano eleitoral, Bolsonaro precisa centrar esforços nas respostas sobre a economia e eleger ataques pontuais — com argumentos — aos principais adversários políticos na disputa pelo Planalto: Lula e Sergio Moro.

    A avaliação geral é que, ao contrário do que ocorreu em 2018, Bolsonaro não ganhará votos com as polêmicas, uma vez que o eleitorado mais radical já está fidelizado. “Agora, ele deveria focar na questão da economia. A economia é sempre o fator determinante para eleger ou reeleger. Temos consolidado de 20% a 25% (das intenções de voto). Tudo bem, vamos para o segundo turno. Mas, no segundo turno, você precisa de 50% mais um voto e, para atingir 50%, você depende única e exclusivamente da economia”, pontuou um deputado do PL.

    O parlamentar usou a história recente para embasar o argumento. Lembrou, por exemplo, que Fernando Henrique Cardoso, antes neófito na política, conquistou projeção nacional ao desenvolver o Plano Real durante o governo Itamar Franco e, com isso, conseguir se eleger. O tucano, porém, terminou o segundo mandato com reprovação maior do que a aprovação em decorrência da crise mundial que provocou o aumento do desemprego e a estagnação econômica no Brasil. 

    “Por isso, ele não conseguiu transferir popularidade para o Serra. O Lula assumiu e nadou de braçadas enquanto a economia esteve em alta. Foi eleito, reeleito e emplacou Dilma. Não teve mensalão que afetasse. Por quê? Porque esses eleitores que decidem quem vai ganhar ou perder não são de direita ou de esquerda. Ele pensa nele e na família dele. Se a economia está boa, ele não quer mudar”, disse. “A Dilma caiu porque a economia caiu. Caiu porque ela quebrou o Brasil para se eleger.”

    Diários

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Guilherme Resck Visualizar

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé Visualizar

    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Duda Teixeira Visualizar

    Macron acusa Irã de desestabilizar o Oriente Médio

    Crusoé Visualizar

    Israel ataca principais instalações nucleares do Irã

    Duda Teixeira Visualizar

    Quem acha que Janja ajuda o governo Lula?

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Visualizar notícia
    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Visualizar notícia
    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Visualizar notícia
    Greta Thunberg, ícone do ativismo vazio

    Greta Thunberg, ícone do ativismo vazio

    Visualizar notícia
    Israel não podia pagar para ver

    Israel não podia pagar para ver

    Visualizar notícia
    Lula já tem lado: o do Irã

    Lula já tem lado: o do Irã

    Visualizar notícia
    Naufrágio anunciado

    Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia
    O riso de Dino, o humorista infame

    O riso de Dino, o humorista infame

    Visualizar notícia
    Presidente da Câmara não é primeiro-ministro

    Presidente da Câmara não é primeiro-ministro

    Visualizar notícia
    Uma reforma que não vem

    Uma reforma que não vem

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Alexandre de Moraes

    eleições 2022

    Jair Bolsonaro

    Luís Roberto Barroso

    Michel Temer

    PL

    STF

    TSE

    < Notícia Anterior

    Pela primeira vez, PSDB pode não ter candidato ao governo de Minas

    15.01.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Os reflexos do fim da liberdade de imprensa em Hong Kong

    15.01.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Márcia

    2022-01-17 06:54:15

    o Bolsonaro vai ficar cada vez mais insano, vai nadar, nadar, esbravejar e morrer na praia, lugar que ele adora ficar e dizer que está "trabalhando"


    JO EL

    2022-01-16 13:44:25

    A qualquer momento ele vira o disco pro lado de Barroso, sendo que recentemente rasgou elogios para as urnas eletronicas, quando em 07 de setembro de 21 foi uma guerra, quase dava um golpe nao fosse a negativa das forcas armadas. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.


    JO EL

    2022-01-16 13:01:45

    Vejamos se Bozo critica Gilmar Mendes, Tofolli, Fackin,Lewandovisk como ha tempos o fazia. Agora esta tudo dominado, so alegria. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.


    ANTONIO

    2022-01-16 12:34:56

    Bozo não tem criatividade nem para criar novas polêmicas que são sua defesa contra a perda vertiginosa de votos para 2022. É um vagabundo físico e mental! #MORO2022!


    Sergio

    2022-01-16 12:15:43

    Capetão vai continuar a fazer o que sabe, ou seja, nada...vai pro fundo do brejo e dali direto pro cafofo do seu chefe mestre. Ou passará uma temporada na jaula especial reservada pra ele e sua troupe de mentecaptos.


    Maria

    2022-01-16 12:06:33

    MORO PRESIDENTE 2022!🇧🇷🇧🇷🇧🇷


    Jose

    2022-01-16 10:59:18

    Verdade Max, verdade!


    Max

    2022-01-16 10:13:49

    Tem razão José. Mas não se trata de otimismo e sim “margem de segurança” , que deverá variar com o grau de desmoralização e de trairagem que deverá ocorrer no bolsolavismo até outubro. Até lá, espero que alguém se destaque e encoraje os eleitores esclarecidos a encarar o Jararaca no 2º turno.


    Alberto de Araújo

    2022-01-16 09:30:49

    Nem tanto, nem tão pouco. Se esquecer das demais demandas do povo, não sairá vitorioso. Se desprezar o discurso populista, vai para o brejo.


    PAULO

    2022-01-16 09:22:24

    1- Depois de 3/4 de governo Bolsonaro e 14 anos de PT no poder, sabemos q Brasil teremos, caso tenhamos a continuidade do genocida, ou a volta do ex-presidiário. Só ficou do lado do Bolsonaro, os aproveitadores e aloprados. Estão se unindo ao Lula, os corruptos, o Clube dos Advogados pela Impunidades e os defendores de ditadura. Nós nos adaptamos ou morremos, qdo expostos a novas condições de vida. Então seremos vítimas de uma seleção artificial.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Márcia

    2022-01-17 06:54:15

    o Bolsonaro vai ficar cada vez mais insano, vai nadar, nadar, esbravejar e morrer na praia, lugar que ele adora ficar e dizer que está "trabalhando"


    JO EL

    2022-01-16 13:44:25

    A qualquer momento ele vira o disco pro lado de Barroso, sendo que recentemente rasgou elogios para as urnas eletronicas, quando em 07 de setembro de 21 foi uma guerra, quase dava um golpe nao fosse a negativa das forcas armadas. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.


    JO EL

    2022-01-16 13:01:45

    Vejamos se Bozo critica Gilmar Mendes, Tofolli, Fackin,Lewandovisk como ha tempos o fazia. Agora esta tudo dominado, so alegria. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.


    ANTONIO

    2022-01-16 12:34:56

    Bozo não tem criatividade nem para criar novas polêmicas que são sua defesa contra a perda vertiginosa de votos para 2022. É um vagabundo físico e mental! #MORO2022!


    Sergio

    2022-01-16 12:15:43

    Capetão vai continuar a fazer o que sabe, ou seja, nada...vai pro fundo do brejo e dali direto pro cafofo do seu chefe mestre. Ou passará uma temporada na jaula especial reservada pra ele e sua troupe de mentecaptos.


    Maria

    2022-01-16 12:06:33

    MORO PRESIDENTE 2022!🇧🇷🇧🇷🇧🇷


    Jose

    2022-01-16 10:59:18

    Verdade Max, verdade!


    Max

    2022-01-16 10:13:49

    Tem razão José. Mas não se trata de otimismo e sim “margem de segurança” , que deverá variar com o grau de desmoralização e de trairagem que deverá ocorrer no bolsolavismo até outubro. Até lá, espero que alguém se destaque e encoraje os eleitores esclarecidos a encarar o Jararaca no 2º turno.


    Alberto de Araújo

    2022-01-16 09:30:49

    Nem tanto, nem tão pouco. Se esquecer das demais demandas do povo, não sairá vitorioso. Se desprezar o discurso populista, vai para o brejo.


    PAULO

    2022-01-16 09:22:24

    1- Depois de 3/4 de governo Bolsonaro e 14 anos de PT no poder, sabemos q Brasil teremos, caso tenhamos a continuidade do genocida, ou a volta do ex-presidiário. Só ficou do lado do Bolsonaro, os aproveitadores e aloprados. Estão se unindo ao Lula, os corruptos, o Clube dos Advogados pela Impunidades e os defendores de ditadura. Nós nos adaptamos ou morremos, qdo expostos a novas condições de vida. Então seremos vítimas de uma seleção artificial.



    Notícias relacionadas

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Gayer quer moção de repúdio a pedido para suspender ações de vítimas do INSS

    Guilherme Resck
    14.06.2025 11:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé nº 371: ‘Xadrez 4D’ na Corte

    Crusoé
    14.06.2025 06:24 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Khamenei nunca esteve tão fraco

    Duda Teixeira
    13.06.2025 17:32 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Macron acusa Irã de desestabilizar o Oriente Médio

    Macron acusa Irã de desestabilizar o Oriente Médio

    Crusoé
    13.06.2025 16:59 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso