Reprodução

Bolsonaro fala em denunciar compradores de madeira ilegal, mas falha está na fiscalização

17.11.20 16:43

Durante discurso na 12ª reunião de cúpula de chefes de estado e de governo do Brics, que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, o presidente Jair Bolsonaro (foto) disse nesta terça-feira, 17, que irá denunciar os países que compram madeira ilegal da Amazônia.

“Nossa Polícia Federal desenvolveu, agora, a utilização de isótopo estável, tipo DNA, para permitir a localização da origem da madeira apreendida e exportada. Então, revelaremos nos próximos dias os nomes dos países que importam essa madeira ilegal nossa através da imensidão que é a região amazônica porque, aí sim, estaremos mostrando que esses países, alguns deles que muito nos criticam, em parte, têm responsabilidade nessa questão”, disse Bolsonaro. “Creio que depois dessa manifestação, que interessa a todos, essa prática diminuirá e muito nessa região.”

O trabalho de evitar a exploração de madeira ilegal, contudo, não cabe a governos de outros países. É a Polícia Federal que deve fiscalizar os vendedores. Geralmente, nas ações que apreendem madeira ilegal, os compradores estrangeiros apresentam documentos dizendo que a madeira é legal. O problema costuma estar na fiscalização brasileira, que permite que madeira retirada de áreas públicas ou derrubada sem autorização seja registrada como legal. “O caminho correto a se tomar seria o de melhorar a eficiência da fiscalização no Brasil”, diz Mauro Armelin, da ONG Amigos da Terra.

O objetivo do método de DNA, que já é usado nas investigações, é evitar que madeira ilegal seja registrada como se fosse legal, enganando os compradores estrangeiros. Para Bolsonaro, contudo, eles teriam “responsabilidade nessa questão”.

A falha, porém, parece estar no próprio governo. Em março, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, cancelou as inspeções de madeira nos portos do Brasil. Em junho, o Greenpeace e o Instituto Socioambiental (Isa) entraram com uma ação judicial contra o governo de Bolsonaro alegando que o presidente do Ibama liberou exportações de madeira nativa sem autorização do órgão. Segundo as ONGs, o objetivo era atender a pedidos de madeireiras. “Se as ações de fiscalização contra o crime na Amazônia diminuem, madeireiros ilegais têm estrada aberta, literalmente, para desmatar”, escreveram as ONGs em uma nota. “Este é um governo que abriu mão do seu papel de proteger a floresta para incentivar o desmatamento.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se não existissem compradores não haveria vendedores. Esses países sim, teem sua parcela de culpa pois admitem a entrada dessa madeira em seus portos, ou eles não fiscalizam suas importações? Tem que dar nome aos bois, pra pararem com essa palhaçada.👀

  2. Falácia. Pelo que parece ninguém, nem quem escreveu a matéria, as lideranças das ONGS nem os leitores sabem o que significa cooperação internacional ou têm conhecimento do ordenamento jurídico pátrio no que diz respeito aos crimes ambientais. Ou, se têm, estão movidos por objetivos escusos e repugnantes que visam nada mais do que atacar o presidente democraticamente eleito em qualquer manifestação que este faça. LAMENTÁVEL.

    1. >> O nobre IBAMA já é muito bem " APARELHADO " ...

    2. Bolsonaro é mestre em vender mentiras. Disse que tinha provas de que as urnas foram fraudadas em 2018 e que iria mostrar, mas até hoje ficou só na falácia mentirosa. Agora arrota que os países compram madeira ilegal do Brasil mas faz vista grossa e desaparelha o IBAMA para que os madeireiros possam destruir a Amazônia. Vai entender a cabeça do bozo e das bozetes histéricas...

    3. muuuuuuuuu!!! amigo,passar pano assim é o cúmulo da bizarrice

  3. Em primeiro lugar, claro, empresas importam madeira ilegal e empresas extraem madeira ilegal. É dever do Brasil impedir crimes em seu território e é dever dos demais países combaterem o crime de receptação em seu território. Segundo: a licença de exportação emitida pelo IBAMA era uma formalidade que gerava dificuldades para a exportação (para vender facilidades?). O importante é a fiscalização no local de embarque que não foi modificada, e ocorreria inopinadamente, como antes da modificação.

    1. Quando se rouba a culpa é do ladrão, claro. Sim, desculpe, não estou culpando o IBAMA, se bem entendi sua mensagem. Só digo que a licença do IBAMA era uma formalidade, já que se louvava na licença emitida pelos orgãos estaduais. A comunicação ao IBAMA já serviria para que este agendasse suas inspeções. Se os ógãos de controle estaduais são corruptos ou ineficientes, há que se modificar isso, não continuar usando e criando licenças burocráticas que, elas sim, geram corrupção.

    2. Meu caro quando se rouba a culpa é da policia ou da justiça? É fácil culpar a fiscalização do IBAMA. Quem compra produto ilegal é interceptador.

  4. Nova vergonha... senhor, quem compra recebe documento falso atestando a legalidade da madeira... vai precisar de muita pólvora qdo em peso, vários países começarão a colocar sanções nos produtos brasileiros..

  5. É o verdadeiro mentecapto apedeuta. Se o Mitomaníaco não governa e nem protege o país , permitindo a entrada de baderneiros e invasores, vai fazer delação premiada??? É a prova cabal da sua incompetência, da sua psicopatia.

  6. jair MENTECAPTO-NESCIO-CHAPOLIN-CRETINO-EXCREMENTO-TRAIDOR-SHIT BAG-STRONZO-PAI DOS ZEROS-LINGUINHA PRESA,,,AHH SIM traidor-traidor-traidor

  7. EMPRESAS IMPORTAM MADEIRA, NÃO PAÍSES? TALKEY! OU SERA QUE HÁ PROVAS COM PEDIDOS DE COMPRA DE MADEIRA ILEGAL ASSINADAS POR AUTORIDADE DE ALGUM PAÍS? PÔ, BOLSONARO OUTRA BRAVATA? SABENDO QUEM COMPRA, ELE SABE QUEM VENDE. TALKEY! ENTÃO, O QUE SERÁ QUE ELE ESTÁ FAZENDO PARA PROCESSAR OS EXPORTADORES ILEGAIS? OU SERÁ QUE O GOVERNO DELE ESTA PREVARICANDO, SABENDO QUEM EXPORTA MADEIRA ILEGAL SEM TOMAR PROVIDÊNCIAS? OUTRO TIRO NO PÉ? MAIS UM PEDIDO DE IMPEACMENT POR PREVARICAÇÃO PRA GAVETA DO MAIA?

  8. Discurso passando o recibo de incompetência do governo brasileiro. Bravatas sem apresentar provas ou propostas concretas. Mto fácil acusar pra se defender da desorganização na gestão pública . Diariamente passamos vergonha com tanta pequenes do PR nas questões e/ ou tratados internacionais. Retrocesso pela visão diminuta do Ministério das Relações bExteriores , cujo ministro se orgulha di Brasil ser um pária! Vergonhoso , qto atraso !

  9. Quanta besteiras e opiniões desorientadas. Para quem não conhece o tamanho da amazônia, as dificuldades e o que está sendo feito para desmantelar as quadrilhas que foram montadas para saquear a madeira, pedras preciosas, ouro, às opiniões são essas mesmas. Mentes esquerdistas.

    1. Júlio, esqueceu da pataquada do Salles quando defendeu os garimpeiros ilegais e proibiu o IBAMA de fazer o seu trabalho na ocasião? A saber, era o de destruir os maquinários, mas o Salles não deixou e ainda fez uma defesa contundente da exploração ilegal do minério na região, usando como desculpa a vontade e desejo dos indígenas em explorar a área. O problema é q os indígenas eram os peões com trabalho análogo a escravidão.

    2. Tão ruim quanto as mentes esquerdistas, são as mentes de Bozistas psicopatas!

  10. Uai, a Polícia Federal não é parte do Executivo e não está fiscalizando? Tá bom, onde Bolsonaro não consegue interferir, ou seja, em órgãos de Estado independentes, a fiscalização continua. Fica melhor assim explicado. Fora Salles!

  11. O Brasil sobreviveu a corrupção do PT. Será que conseguiremos sobreviver ao governo bolSOCIOPATA? Sinceramente tirando a corrupção, Lula e Dilma, mesmo sendo dois ignorantes, ainda são mais sãos que o destrambelhado bolSOCIOPATA. Dia após dia fico cada vez mais estarrecido com tanta ignorância.

  12. essa matéria é fake news e manipulada; a falta de fiscalização não é culpa do bolsonaro que mandou o exército para a Amazônia justamente para ajudar no combate às ilegalidades. Os órgãos de fiscalização foram preenchidos com militantes partidários e que tiveram que sair porque trocou o governo. Tinha gente "fiscalizando" na Amazônia e morando aqui na cidade e nem sabe onde é a Amazônia. Ganhava salário para ajudar a fazer campanha para seus candidatos e seus chefes políticos.

    1. Vc está certo, a culpa nunca é do bolSOCIOPATA. Tudo é culpa dos outros na perspectiva de ignorantes. E obviamente dos ignorantes que o seguem.

  13. Se o Presidente tivesse interesse em resolver o desmatamento começaria suspendendo a comercializacazação nas madeireiras do Brasil.

  14. bolsonaro é o mestre na filosofia de "a culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser". Não adianta esperar nada dele. Só 2022, para por ele para fora. Trump já foi!

  15. Falha não tá na fiscalização.. tá na cabeça de 🤡.. Quem é q sugere.. esses discursos pra ele..??? nossa..!!! Quem é mais doido do q ele.. sozinho não é.. deve ser ajudado.. Então, quem ajuda.. não poderia incutir um pouquinho de bom senso nessa caixa de som cheia de vozes.. ???

  16. Que absurdo essa revista Crusoé, agora defendem que os países compradores de madeiras da Amazônia não sabem que compram madeira ilegal, essa é boa! os coitados não sabem de nada, compram pensando ser madeira extraída legalmente kkk Graças a Deus em Dezembro encerra minha assinatura.

    1. Carlos, assine o jornal CIDADE on LINE, assim só terás notícias que beneficiam o B0ZO, omitindo suas barbáries.

    2. Países compradores de madeira? A Alemanha compra madeira do Brasil? Mesmo nessa linha ignorante de pensamento, ainda assim o bolSOCIOPATA é culpado. Se a Alemanha através da Merkel compra madeira, o Brasil na figura de bolSOCIOPATA vende. Eta gentinha medíocre.

  17. O Bozo é um ser tão idiota, tão idiota que ele deu dois tiros no pé de uma vez. Primeiro mostrou que o governo dele é incompetente para fazer fiscalização. Segundo, colocou os aliados dele (grileiros desmatadores da Amazônia) na berlinda. Se a PF prender um punnhaso deles, logo eles abrirão a boca para mostrar o quanto de $$$ eles deram, por debaixo dos panos, para a campanha do Bozo. Bozo e bozistas, vocês são um lixo!

  18. Meu Deus, mais um vexame diplomático! Uma performance de burrice do nosso Mito! Nos vendemos madeira extraída ilegalmente e culpamos os compradores? Seria a mesma coisa que o traficante alegar na sua defesa que vende porque tem demanda.. Poupe-nos, Sr Presidente, chega de vexames.

    1. Epa! Zés são bons. Os corruptos são os Luíses e os Jaires.

  19. Ainda que fosse como está dito (que não é, vide as ações da PF e do Exército, apreendendo muita madeira ilegal), os compradores dizem que se importam, mas não se dão ao trabalho de se certificar. Afinal, se eles dizem que estamos derrubando a floresta, por que não criam um mecanismo para verificar a origem ou simplesmente param de importar?

  20. Não creio que os países importam madeiras, leais ou ilegais. Em particular este tipo de comércio é feito em pessoas (às vezes acobertadas sob denominação de empresas). Porém, se há importação ilegal de madeiras há a exportação ilegal do mesmo produto. Tanto um quanto o outro cometem crime.

  21. A hipocrisia das versões dos países do 1° mundo e das ONGs, da conservação do meio ambiente mundial, a amazônia é brasileira, mas as riquezas da terra não poderão transformar em benefícios aos brasileiros, a exploração de estrangeiros é permitida, isso tem de acabar, Bolsonaro falou a verdade, agora os esquerdopatas e a grande Mídia faz denúncia contra o governo tentando tapar o sol com a peneira. Acorda brasileiro é uma questão de fazer um fórum nacional com a população sem esconder as mazelas.

    1. Inês se o país é de 1° mundo é bom dar atenção. bolSOCIOPATA realmente só fala a verdade. Rsss. Colocando fogo, teremos uma grande riqueza para dividir. Será que não é melhor preservar, ganhar visibilidade na conservação do meio ambiente e liderar essa pauta? Os países de 1° mundo são bons em muita coisa. Poderemos ser os melhores nisso.

    2. Inês não é isso que ocorre, muita das terras em que está havendo derrubada ilegal ou é do governo ou de grileiros, e o desmatamento para formação na região amazônica é permitido 20%, mas isso ninguem segue a maioria derruba no minimo 50%, e muita dessa madeira é queimada, e o que é pior provavelmente vão titular quem invadiu e desmatou. É errado e ilegal do inicio meio e fim. O governo tem de no minimo mostrar que esta tentando fazer cumprir a lei.

Mais notícias
Assine agora
TOPO