Bolsonaro envia ao Senado pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Em mais uma ofensiva contra o Supremo Tribunal Federal em meio à crise institucional, Jair Bolsonaro (foto) encaminhou ao Senado na noite desta sexta-feira, 20, um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, que o incluiu no rol de investigados do inquérito que apura a difusão de notícias falsas e ataques a ministros. Agora, cabe...
Em mais uma ofensiva contra o Supremo Tribunal Federal em meio à crise institucional, Jair Bolsonaro (foto) encaminhou ao Senado na noite desta sexta-feira, 20, um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, que o incluiu no rol de investigados do inquérito que apura a difusão de notícias falsas e ataques a ministros. Agora, cabe ao presidente da casa, Rodrigo Pacheco, avaliar a admissibilidade do processo -- não há prazo para que o parlamentar o faça.
O envio da peça ocorreu por meio de um auxiliar do Planalto. Ao contrário do que havia anunciado, por ora, Bolsonaro não propôs também o impeachment de Luís Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, com quem protagonizou embates devido à PEC do voto impresso.
Na petição, Bolsonaro afirma que alguns ministros do STF têm "flertado com escolhas inconstitucionais", sem o respeito à autocontenção. "Os atos recentemente praticados, especialmente pelo Excelentíssimo ministro Alexandre de Moraes, transbordam os limites republicanos aceitáveis", completou.
A investida ocorre após, a pedido da Procuradoria-Geral da República, Moraes determinar a abertura de um inquérito para investigar o deputado Otoni de Paula, o cantor Sérgio Reis e mais oito bolsonaristas pelo planejamento de atos contra o Supremo, com ameaças à integridade física de ministros. O magistrado ainda autorizou buscas e apreensões contra os alvos da apuração e os proibiu de circular a menos de um quilômetro da Praça dos Três Poderes.
O presidente da República informou no último sábado, 14, que entraria com os pedidos de impeachment. O comunicado foi realizado um dia depois de Moraes autorizar a prisão do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, no âmbito do inquérito das milícias digitais, a pedido da Polícia Federal.
Durante a semana, Rodrigo Pacheco sinalizou que não pretende levar o impeachment dos magistrados adiante. "Já há pedidos de impeachment de ministros do Supremo no âmbito do Senado. A Presidência entendeu que não havia ambiente nem justa causa para o encaminhamento e a evolução desses pedidos. Nos precipitarmos em uma discussão de impeachment seja do Supremo, seja do presidente da República, ou de qualquer tipo de ruptura não é algo recomendável para um Brasil que espera a retomada de crescimento, a pacificação geral, uma pauta de desenvolvimento econômico e de combate à miséria, à pobreza e ao desemprego", disse a jornalistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Odete6
2021-08-21 20:10:33O broncossauro, """que é""" """gente finíssima""" (perseguindo o Ministro ALEXANDRE DE MORAIS, que anda trabalhando muito bem), gosta mesmo é do seu advogado """gente finíssima""" como ele: 👉👉👉👉👉👉 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/08/21/interna_politica,1298200/advogado-de-bolsonaro-wassef-canta-mulher-e-e-ameacado-por-marido-com-faca.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push
Osmar
2021-08-21 19:05:59Quantos milhões de assinaturas tem de vários semideuses do STF pedindo o impeachment dos defensores de bandidos e de seus interesses próprios? O carequinha e um deles! Até quando estes caras vão puder tudo e até rasgar a constituição???
Clóvis
2021-08-21 12:43:08Ei Rodrigo Pacheco! Não vai respeitar a ordem das datas dos protocolos de entrada? Primeiro tem que dar prosseguimento às centenas dos que está engavetando, contra o Bolsonaro.
Odete6
2021-08-20 22:23:34Porque que esse criminoso - tal qual o marginal luladrão - vadio, pilantra, ignorante, desocupado e néscio, não experimenta se matricular numa escola lícita pra tentar, ao menos por mera curiosidade, introjetar algo que preste, algo de útil, nessa caixa craniana vazia, deixando pelo menos 1 legado minimamente normal e decente, antes de dar o fora dessa sua existência tããão miseravelmente predatória???????
Leonardo
2021-08-20 21:05:15Dirceu livre, Lula livre, André do Rap livre, Delúbio Soares livre... eu tenho orgulho do STF, fico feliz em ajudar a pagar a lagosta dos Ministros.
Humberto
2021-08-20 20:16:44Se o Artur Lira aceitar um pedido de impeachment deste vagabundo, o povo brasileiro Rifa o Ministro Alexandre de Moraes!!! Assim voltamos à normalidade , se livramos do encantador de serpente (bovinos)!!!
Mara
2021-08-20 19:49:26Só a Globo News cantou a pedra: o desvio do ataque a Barroso/voto impresso, para Moraes, que será o presidente do TSE nas eleições de 2022. O foco de Bolsonaro é o mesmo. Atacar o resultado das eleições que vai perder. VAI DAR TRABALHO.
KEDMA
2021-08-20 19:40:30Foi uma decisão somente para dar satisfação ao "cercadinho" dele. Como ele sofre de verborragia, fez o pedido.
Jose
2021-08-20 18:47:01Sabem o que isso significa? Absolutamente nada! Faz parte de uma estratégia desesperada do Bozogenocida de escapar da prisão. Há mais de 600 mil provas demonstrando o dolo do psicopata. Cadeia nele para salvar o Brasil!