Bolsonaro diz que, por ele, Petrobras 'poderia ser privatizada hoje'
Jair Bolsonaro (na foto, à esquerda) voltou a criticar a Petrobras nesta quarta-feira, 16, devido ao mega-aumento nos preços dos combustíveis. O presidente da República afirmou que, por ele, a petrolífera "poderia ser privatizada hoje" e avaliou que, caso a medida fosse adotada, o Planalto ficaria livre das cobranças decorrentes do reajuste. "É impagável o...
Jair Bolsonaro (na foto, à esquerda) voltou a criticar a Petrobras nesta quarta-feira, 16, devido ao mega-aumento nos preços dos combustíveis. O presidente da República afirmou que, por ele, a petrolífera "poderia ser privatizada hoje" e avaliou que, caso a medida fosse adotada, o Planalto ficaria livre das cobranças decorrentes do reajuste.
"É impagável o preço dos combustíveis no Brasil e, lamentavelmente, a Petrobras não colabora com nada. Muita gente me critica, como se eu tivesse poderes sobre a Petrobras. Não tenho poderes sobre a Petrobras. Para mim, é uma empresa que poderia ser privatizada hoje. Eu ficaria livre desse problema", disse, em entrevista à TV Ponta Negra.
Bolsonaro ainda repetiu que "o problema dos combustíveis é mundial" e afirmou, mais uma vez, esperar que a Petrobras reduza o valor da gasolina e do diesel diante da queda dos preços do barril de petróleo no mercado internacional.
"O barril do petróleo chegou a 135 dólares na semana passada. Agora, já caiu e está em 100 dólares", sublinhou. "A gente está esperando, inclusive, ter um retorno da Petrobras para rever esses preços que foram absurdamente majorados na semana passada", emendou.
Indagado sobre a possibilidade de exoneração do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, Bolsonaro afirmou que todos que integram o governo podem ser substituídos, caso não façam "os trabalhos a contento". "Não quer dizer que vai ser trocado ou não vai ser trocado. Eu só não posso trocar o presidente da República."
O presidente acrescentou que, se houver uma nova alta no valor dos combustíveis, o governo vai "desencadear o processo para que esse reajuste não chegue na ponta da linha para o consumidor", embora não possa interferir na política de preços da Petrobras.
"A Petrobras se transformou na Petrobras Futebol Clube. O clubinho de lá de dentro só pensa nele, jamais pensa no Brasil. Até mesmo repasse para o gás de cozinha, que é algo impensável, fizeram também", reclamou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
CARLOS
2022-03-17 07:31:40A questão nao eh ser estatal ou privada, esta no fato de ter o monopólio. Tem que haver concorrência, senao a Petrobras aumentara o preco sempre conforme sua conveniencia.
Max
2022-03-16 23:43:10O Jair quer privatizar a Petrobras “da boca pra fora” porque está sendo aporrinhado pelo preço da gasolina. O que o Jair deseja é fazer campanha política, usufruir os privilégios do poder e do cartão corporativo, gozando férias e feriados por conta dos contribuintes. Governar não é com ele. Pra isso ele tem o Centrão. Até pra enganar empresários ele já terceirizou para o Posto Ypiranga. Taoquei?
Luiz
2022-03-16 20:41:03Se o salário mínimo fosse o que deveria ser em torno 4,5 mil , ninguém estaria declamando e esse imbecil pouparia a nação dessa falácia de privatização .
Fabio
2022-03-16 18:46:09Já estamos colhendo os resultados da privatização da petrobrás. Pegam o petróleo do Brasil e vendem pelo preço mais caro possível. Esta é a lógica do mercado e gostamos de criar oligopólios com as privatizações... Mas a verdade é que todas as estatais são da época do exército. Os que comandam o país só sabem saqueá-las e vendê-las, de preferência os dois. Pobre Brasil...
Marcello
2022-03-16 16:59:47Só comprar a participação dos demais investidores! Tem $ para tanto?
Amyr GF
2022-03-16 16:46:29tem total razão a empresa deixou de ser da nação para ser de investidores mas eu privatizaria o refino é distribuição mantendo a extração e vendia o petróleo a preço justo e honesto proibindo importação de petróleo e derivados.
Carlos Eduardo Gonçalves Dias
2022-03-16 16:22:39esse boçal fala isso para se livrar das cobranças, não para enfrentar o problema
Palhaço Bozo
2022-03-16 15:51:04O excrementíssimo Presidente não consegue entender que a privatização da Petrobrás não mudará em nada na regra do jogo da empresa, que tem como política interna aplicar valor dos combustíveis de acordo com o preço do barril. Qualquer cidadão com o mínimo de capacidade cognitiva sabe q o preço q pagamos no litro do combustível no Brasil tem um acréscimo de quase 50% de imposto. O vilão não é a Petrobrás mas os políticos gulosos em cobrar impostos do cidadão trabalhador.