Bolsonaro defende aumento na conta de luz: 'Se nada fizermos, poderemos ter apagões'
O presidente Jair Bolsonaro (foto) defendeu o aumento na conta de luz que começa a valer nesta terça-feira, 1º. Confrontado nas redes sociais em razão da decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, o chefe do Planalto afirmou que, caso a medida não fosse implementada, haveria risco de apagões pelo país. A Aneel anunciou...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) defendeu o aumento na conta de luz que começa a valer nesta terça-feira, 1º. Confrontado nas redes sociais em razão da decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, o chefe do Planalto afirmou que, caso a medida não fosse implementada, haveria risco de apagões pelo país.
A Aneel anunciou a retomada do sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz na segunda-feira, 30. O mecanismo estava suspenso desde maio devido à pandemia do novo coronavírus. À época, a agência acionou a bandeira verde, sem cobrança de taxa extra.
De acordo com o órgão regulador, entretanto, as condições atuais não permitem a preservação de medida. Por isso, a partir desta terça-feira, as tarifas terão bandeira vermelha em seu segundo patamar, com uma taxa extra de 6,243 reais a cada 100 kWh.
Em tom irônico, nesta manhã, um usuário agradeceu Bolsonaro no Facebook pela decisão. “A conta de luz vai aumentar. Obrigado, PR”, disse na caixa de comentários de uma publicação do presidente sobre um assunto distinto.
O chefe do Executivo, então, rebateu: “As represas estão [com] níveis baixíssimos. Se nada fizermos, poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveria começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício”.
A resposta de Bolsonaro repete a justificativa dada pela Aneel. De acordo com a agência, o nível dos reservatórias de algumas usinas hidrelétricas está muito baixo. A condição obriga o governo a acionar usinas térmicas, que têm custo mais alto. O extra é repassado ao consumidor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Raimundo
2020-12-02 16:29:42esse presidente é sem noção, não bastasse a conta de luz está tão alta devido aos vários aumentos seguidos.
Odete6
2020-12-02 04:31:15O broncossauro-burrão nunca fez nada por iniciativa própria a favor do POVO BRASILEIRO!!! Só nos afronta, nos prejudica e nos trata com desprezo e perversidade. Lamentou na mesma hora a morte do Maradona mas, depois de meses e meses de fria indiferença, chamou nossos mortos e doentes de maricas, esse néscio perverso!!! Alguns poucos ministros decentes tentam trabalhar sob stress, driblando o tempo inteiro a ignorância do boçalnato.
Edmar
2020-12-02 00:49:17onde está o "choque de energia pelo uso de gás natural" dito pelo Guedes?
ANDERSON
2020-12-01 22:41:51Solar e eólica não resolvem o problema, porque não há uma tecnologia viável e econômica para o armazenamento da energia para o consumo noturno, por exemplo. Há mais de 50 anos, por questões de ativismo ambiental, o país deixou de investir em grandes reservatórios e optou pelo modelo à fio d'água. Belo Monte, Santo Antônio e Jirau são exemplo de desperdício em usinas que não podem gerar boa parte do ano. É urgente a necessidade de novos reservatórios para garantir o suprimento dos próximos anos.
Martha
2020-12-01 21:52:11Independente da orientação política ( direita, centro ou esquerda) ainda não tivemos nenhum Presidente que queira solucionar o problema. Quem está ganhando o que ?
Suzane
2020-12-01 20:11:46Desde a época do Blackout com FHC, nos anos 90, eu já dizia isso: não invistam em termoelétricas! Elas são muito caras e ainda poluem a atmosfera! Só é vantagem pros seus donos... Em um país como o nosso, que tem sol e vento abundantes o ano inteiro, deveríamos estar investindo mais em energia solar e eólica! As construtoras já deveriam entregar suas casas e prédios com placas solares nos tetos! Como os cargos políticos, que só entendem de roubar, prejudicam nosso país...
Amaury
2020-12-01 18:14:54O energúmeno que extinguiu o horário de verão, não paga a conta de energia de seu Palácio.
Marcílio
2020-12-01 14:53:40Gasolina chegando a 6 reais o litro, o preço da alimentação básica aumentou, energia, água em fim aumenta tudo menos o SALÁRIO DO TRABALHADOR.
Stella
2020-12-01 14:53:10Mais desmatamento, menos chuva. Simples assim.
Toni Ferreira
2020-12-01 14:42:28E a solução sempre tem que sair do bolso e do sacrifício do consumidor, que paga mais caro e ainda sofre o apagão.