Foto: Anderson Riedel/PR

Bolsonaro: Brasil tem desempenho ‘excepcional’ na compra de vacinas

22.03.21 17:28

Em meio a cobranças, Jair Bolsonaro (foto) rebateu críticas ao governo federal e afirmou na tarde desta segunda-feira, 22, que o Brasil apresentou desempenho “excepcional” na compra de vacinas contra a Covid-19. O presidente pediu que todos trabalhem no combate ao novo coronavírus e deixem de lado os ataques à sua gestão.

O atraso na vacinação está diretamente ligado à demora do governo para adquirir imunizantes. Citada com orgulho pelo presidente no discurso desta segunda-feira, por exemplo, a compra de 138 milhões de doses de vacinas da Pfizer e da Janssen foi concretizada somente na última semana.

Hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem garantidas 562.911.800 doses de imunizantes contra a Covid-19. A maior parte do estoque, contudo, será integrada ao Programa Nacional de Imunização somente no segundo semestre.

“Está faltando vacina? Queríamos mais, mas, dentro da disponibilidade do mundo, somos realmente algo excepcional. Qual país do mundo não tem problema com vacina?”, disse, durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta o novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.

Bolsonaro ainda voltou a discursar contra medidas restritivas. O presidente disse que “alguns setores importantes da sociedade” e “outros não tão importantes” o cobram pela coordenação de um lockdown nacional ou regional, mas reforçou que não pretende adotar a medida. “Se ficar em lockdown 30 dias e acabar com o vírus, eu topo. Mas eu sei que isso não vai acabar (com o vírus). Pesquisas sérias nos Estados Unidos mostram que a maior parte da população contraiu o vírus em casa”.

Mais uma vez, para validar as críticas ao isolamento social, o presidente retirou de contexto uma fala de David Nabarro, emissário da OMS, o qual afirmou que a organização não descartava o lockdown para conter a pandemia, embora não o recomendasse como medida principal. “Não deu certo. Não estou afrontando ninguém. Dizem que eu devia seguir a OMS. Estou seguindo a OMS“, ironizou.

O chefe do Planalto declarou que a pandemia não pode mais ser politizada. “Vamos destruir o vírus e, não, atacar o governo. Não pode essa questão continuar sendo politizada no nosso Brasil”, disse o presidente, que politizou o isolamento social, a vacinação e o tratamento da doença.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O problema é: temos um louco no poder. E isto não é força de expressão. Ele é louco mesmo! E com excepcionais, não adianta argumentar. Têm que ser descartados.

  2. Meu Deus que Homem é esse ?????? Socorro não acredito que votei nele pra tirar a Dilma. Gente olhos abertos, se ficar Lula ou candidato dele, e Bolsanaro votem no terceiro lugar no primeiro turno, porque se for os dois estamos perdidos. União Brasil.

  3. ... que triste ver a pessoa que investimos de poder no Governo Federal para que nos liderasse no enfrentamento dos nossos problemas (a época não existia a pandemia), a partir da posse só demonstra sua incapacidade, seu descompromisso com o que disse na campanha, praticando o estelionato eleitoral, mentindo, etc. Por outro lado, obrigado Mito, por acelerar nosso aprendizado e amadurecimento como cidadãos não permitindo mais que nos livremos de nossas responsabilidades ao escolher nossos lideres.

  4. Vê se põe o pazuêle no cargo de "aspone", broncossauro, agora vale a pena a gente pagar p/ o "coisa nenhuma", como "a coisa" q é você, ficar quieto o máximo possível!!! E pára c/ esses discursos montadinhos, ensaiadinhos e elocubrados pelo seu marketeirinho, tentando disfarçar e desdizer suas mancadas, pq o POVO BRASILEIRO NÃO É majoritariamente idiota como vocês, seus patetóides perversos!!! Toma tento e vê se consegue aprender alguma coisa de honesta e de útil, e pára de maquiar seus foras!!!!

  5. Se o Bozó fosse bom gestor, bem assessorado e sem a arrogante pretensão, própria dos ignorantes, de tudo saber, as vacinas da Pfeizer teriam sido contratadas em agosto passado e já aplicadas em massa desde janeiro... sem politização, teria proporcionado ajuda ao Butantã, para produzir muito mais doses da CORONAVAC. Pobre Brasil !!!

    1. Com todo respeito, parece que os generais que o assessoram ou são fracos ou incapazes de ultrapassar o trauma pessoal do presidente da sua exclusão do Exército, o qual, para provar que quem manda neles é o próprio, não os ouve. Não há outra explicação. Estão apenas para o simples assim: “um manda e o outro obedece”. Será que já não há generais como os de antigamente? Eu, se assessor dele, me demitiria.

  6. Respeitosamente, caro Presidente, talvez o país fosse o número 1 do mundo na resposta à Covid19 se tivesse comprado 70 milhões de doses da vacina Pfizer em Agosto de 2020. Aí PR, o Brasil provavelmente não estaria passado por esta mortífera 3a. Onda e V.Exa. teria assegurado a reeleição. Para tanto, eu precisava estar na sua Assessoria (kkkk). Agora caro PR: ou muda o discurso e ação ou o desastre será ainda maior e V.Exa. que teve o meu voto, além de não tê-lo mais, não terá o de outros Milhões

    1. Carlos - A única forma de ser a favor do Brasil é tirando o genocida do poder. Se isto acontecer, o país muda em um dia. Veja o que aconteceu com o Estados Unidos. Em época de crise, ter uma liderança sábia é tudo! Enquanto o genocida estiver no poder, as perspectivas do Brasil são as piores possíveis. Simples assim!

    2. Não é genocida. Genocida é um termo restrito. É assassino por atacado.

    3. Caro José, o voto de confiança é mais a favor do Brasil do que do próprio PR alimentado pelo sonho de os brasileiros sofrerem menos. O cara teve um fenômeno, certo que infeliz, como a Pandemia, para unir o país, acreditar na ciência, diminuir as mortes e posar de líder aqui e perante o mundo e não compreendeu o momento histórico. Tampouco compreendeu que errando como vem errando milhões de eleitores (entre 15 e 20mi) que votaram nele por falta de opção e para derrotar o PT, não votarão mais.

    4. Não acredito Carlos. Ainda estás dando um voto de confiança ao genocida? É por isso que estamos nesta situação deprimente.

    1. Da licença para o plágio? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Desempenho excepcional tem Joe Biden que cumpriu antes do prazo por ele definido vacinou100 milhões de americanos em 58 dias. Bolsonaro qdo teve nas mãos em Out/20 a oferta da Pfizer de 100 milhões de doses desdenhou e agora que resolveu tardiamente adquirir quebrou a cara e levou o Brasil ao ridiculo deixando a população exposta ao virus com aumento nas contaminações e mortes em patamares nunca vistos. Seu governo é sofrível na área da saúde.

  8. Pode até ser que Bolsonaro não esteja querendo nos enganar. E que realmente acredite que seu trabalho é excepcional. Afinal, personalidades muito desequilibradas ou muito limitadas costumam enxergar a realidade de forma profundamente distorcida, muito longe do que ela é. Geralmente acreditam no que querem acreditar. E esse sujeito de quem estamos falando nos dá, todo dia, amostras de que suas limitações são quase infinitas. E quando alguém é muito limitado, sua visão de mundo também o é.

  9. O governo federal, estadual e municipal estão muito mal no lidar dessa pandemia, cada um por si e deus por todos, o pior e usar as verbas do COVID para outros fins e ainda roubarem um pedaço pelo sistema corrupto em todas as esferas.O COVIDAO vai ser muito maior que a PETROLAO e MENSALAO juntos. Chega do STF ,STJ, OAB e CNMP protegerem e perpetuarem impunidade dos poderosos e dessas castas politicas e econômicas que foram criadas com verba da corrupção e todo mecanismo que a décadas assola o 🇧

    1. Amigo, o Brasil está uma merda e isso reflete em todas as esferas governamentais. Pra piorar colocamos no poder federal um monstro com diarreia contínua que está conseguindo pintar de marrom até o teto do banheiro brasil. O impeachment precisa ser pra ontem, ou mais algumas centenas de milhares vão perecer nos proximos meses.

  10. Este senhor tem um cérebro disfuncional, desagregador, sabotador e irracional. Utiliza uma lógica capenga, baseada em análises rasas e superficiais. Não tem o caráter e a qualificação necessária para ser um presidente da república!

  11. No segundo semestre muitos países importantes como EUA e Europeus estarão retomando a vida normal .... E aqui ainda estaremos contando mortos. Vergonha! Suas mentiras tem pernas curtas presidente.

  12. excepcional até agora foi o esforço do Doria, pois 76% das doses aplicadas até o momento foram da coronavac/Butantã. Por vontade do Bozorico, estaríamos todos na base de cloroquina até hoje. quanto ao lockdown, ele não acaba com o vírus, mas reduz as infecções e mortes. Mas salvar vidas não é prioridade do Bozorico, já deu bem para se perceber.

  13. O BRASIL TEM QUE COMBATER AGORA, HOJE, O VÍRUS QUE CAUSOU A MORTE DE TANTOS BRASILEIROS, JAIR MESSSIAS BOLSONARO. Um vírus odioso, egocêntrico, egoísta, insensível com o destino do seu hospedeiro, o Brasil. P*** QUE PARIU CONGRESSO. Eu cheguei ao meu limite. Se vocês congressistas de m**** não chegaram, vão todos para a P*** QUE PARIU. Não aguento mais tanto descalabro. Não aguento mais tanto deboche. Se não tem CORAGEM para fazer algo, pedem para sair. TODA OMISSÃO TEM CONSEQUÊNCIA.

    1. A essas alturas, o congresso é mais responsável pelo morticínio do que Bolsonaro himself, que pode, ao menos, alegar insanidade mental.

  14. Vacinação a partir do segundo semestre? Bolsonaro deve estar pensando em desenterrar e vacinar os milhares de brasileiros mortos. Será tarde demais!

    1. Prive Jaume, prove. O que se viu foi o contrário. Bozistas espalhando fake news e promovendo eventos de contaminação em massa para matar pessoas. Tudo documentado. Jaime Bozista, você é um pervertido desumano,

    2. ...milhares de mortos, milhões de curados. Com vacina ou sem vacina, não será desta vez que o Brasil sairá do mapa. Claro, se fosse pelo gosto dos comunistas, chegaríamos logo ao milhão de mortos. Deve ter comunista por aí pegando o vírus e repassando só pra ver se chega logo ao milhão. Depois, Bolsonaro é o terrorista...bando de assassinos e fascistas.

  15. Capitão Cloroquina , leia esta : saiu no NYT anteontem que Brasil está em 59 lugar no ranking de vacinação . Realmente um desempenho excepcional !!

  16. Não dá nem para dizer: me engana que eu gosto"...ninguém consegue ser enganado MAIS por este homem tosco e ignorante... pelo menos quem tenha mais do que 2 neurônios...

    1. Zezinho recalque,vai se informar seu boçal,2019 já era...

  17. Cadê o Joãozinho e o Louriva para defenderem o genocida que tenta agora enganar os trouxas. Depois de matar mais de 300 mil promovendo eventos de contaminação em massa e promovendo o negacionismo, ele pede para deixar de politizar a pandemia. É um cafajeste!

  18. Mentiu .... poderia ter comprado SIM ano passado ! Entao assuma! Eqto isso vai ser duramente atacado sim ! E qto mais mandar o povo trabalhar pior vai ficar

Mais notícias
Assine agora
TOPO