Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro balançado com críticas de apoiadores a Aras

14.08.19 07:03

O presidente Jair Bolsonaro (foto) demonstrou a aliados estar incomodado com as críticas feitas por seus apoiadores à possível indicação do subprocurador Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República.

A principal contrariedade de Bolsonaro é com a defesa do Movimento Sem-Terra feita por Aras em 2008. Num discurso na Câmara naquele ano, o subprocurador fez uma defesa enfática de movimentos sociais, citando o MST.

Aliados contam que o presidente da República é afetado pelos ataques, principalmente os publicados nas redes sociais, que monitora pessoalmente a todo instante, pelo celular.

O desconforto demonstrado por Bolsonaro desanimou pessoas próximas ao presidente que defendem Aras. Alguns, mais pessimistas, arriscam até dizer que a indicação do subprocurador “subiu no telhado”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Será que o próximo PGR vai fazer festão como DIAs toFÒLI ? Vai cantar tempo perdido, pensando que pode prever o futuro quando se planeja o presente? Vamos aguardar o próximo engavetador ou não!

  2. Presidente, apoie o Deltan e sua popularidade irá para as alturas!!! Ouça o seu povo e terá vida longa na cadeira presidencial. Do contrário, o povo vai começar a acreditar que sua cadeira será ocupada por Moro... pois acreditamos que ele apoiaria Deltan!

  3. NÃO FAZ SENTIDO NOMEAR UM CARA QUE DEFENDE ATOS DO MST , GRUPO SABIDAMENTE TERRORISTA , E CUJA FINALIDADE NÃO É PRODUÇÃO DE NADA, A NÃO SER BAGUNÇA E DESORDEM. COM ATAQUES A FAZENDAS , DESTRUIÇÃO DE ÁREAS PRODUTIVAS , MAQUINAS , EQUIPAMENTOS E DESTRUIÇÃO DE OUTROS BENS .

    1. mas uma coisa é dar uma opinião, uma sugestão, argumentar. Outra é que querer determinar o que o presidente tem que fazer. Será que, depois de tantos anos na política e de ter tido um vitória para presidente, ele não ter condições de fazer escolhas? Claro que é bom opinarem, participarem, mas não querer MANDAR no presidente. Deve ser muito sufocante trabalhar assim.

  4. Independe de quem ele decidir.. não seria melhor deixar que ele escolha em paz? Se ele escolher um ou outro terá suas razões para isso. Não dá para governar com milhões de eleitores querendo guiar cada passo de alguém. Com todo o respeito a Deltan, a Aras, a Dodge... vamos deixar essa decisão para o presidente!!!

    1. Concordo com essa coerência, pois quero a governabilidade e não disputas!

  5. Quando votamos em Bolsonaro tínhamos a certeza de que se os governos decadentes e corruptos haviam feito escolhas de seus interesses, aparelhando os poderes com nomeações de gente com êles alinhada, agora teriamos a compensação, com a nomeação de agentes ligados aos interesses da Sociedade e contra a corrupção e impunidade. Porém, o momento é de apreensão a cada nome aventado, devidos às ligações conhecidas.

  6. Se honrar o seu eleitorado vai escolher Deltan Dallagnol. É indiscutivelmente o melhor em um momento em que os inimigos do combate à corrupção mostram os dentes.

  7. Nos deixará profundamente decepcionados se o nomear, perderá apoio da população. Aliás, só o fato de o considerar já foi estranho o suficiente.

  8. Nem pensar em Aras! Uma vez comunista, sempre comunista! O cara defendeu o MST, não acredito que mudou. Por favor, sem concessões, sem coluna do meio! Já não basta a Doge que senta sobre os processos da lava jato, poupando os políticos de estimação?

    1. Absurdo! Imaginem voltar MST! Entre tantas afrontas ao povo que paga as contas, só falta isso!

  9. O Deltan é um jovem procurador muito ativo. Como ainda jovem, cometeu algumas imaturidades no decorrer de suas atividades. Porém, nada que uma boa conversa e direcionamento para uma atualizada linha de atuação junto a Sérgio Moro, LAVA JATO e esse novo paradigma de governar. Também torço para que seja ele o escolhido para a PGR. PRA FRENTE BRASIL! MUDA DE VERDADE!

  10. DELTAN DALLAGNOL e o melhor nome, mas infelizmente o Bolsonaro passou para o lado dos corruptos e bandidos, metendo uma canetada para destruir o COAF, Bolsonaro traiu todos aqueles que votaram nele para o combate a corrupção, ele terá meu voto de ÓDIO em 2022, significa que vou votar em qualquer um que o derrote em 2022, velhos bandidos incluídos. BOLSONARO LULA DA DIREITA.

  11. 🇧🇷 Bolsonaro se colocar procurador comunista ou que seja contra a lava jato vai perder meu apoio e meu voto. 🇧🇷 Queremos Dallagnol para PGR

  12. Fico indignada ao ver a superficialidade de entendimento do Presidente Bolsonaro sobre assuntos sérios. O governo está penando para conseguir desPTizar o País e alcançar algum desenvolvimento, e quer agora nomear um comunista para a PGR. É inacreditável!

  13. Não arrisque Sr Presidente.Não existe quase-socialista ou outros termos escamoteadores.Na PGR será um trojan(Cavalo de Tróia).

  14. Pelos seus eleitores É Deltan . Não queremos alguém que engavete todos os processos de corrupção. É bom o Presidente lembrar disso. Queremos que prossiga a Lava Jato!

  15. Aras é um esquerdista não tem nada a ver com esse governo. E ainda vai engavetar muita coisa suja dos corruptos de quem é conivente.

  16. Conversas fiadas. A corrupção do PT é astrônomicamente maior que qualquer outro partido. Ladrões, sem comparativo no mundo. Agora tão querendo generalizar

  17. Não a Paulo Gonet, amigo de Gilmar Mendes , para a PGR. Não ao PETISTA Augusto Aras para a PGR. Sim a Deltan Dallagnol para a PGR. #DeltanDallagnolNaPGR

  18. Tá certo. Independente de qq posição ideológica ou política, devem ser escanteados todos estes vira-casacas que mudam de posição puramente por interesses de poder ou de $$$. Cacete neles.

  19. E não é só o Aras, tem outro, o ligado a Gilmar, o Gonet. O que está balançando é a confiança dos seus eleitores quanto ao seu discurso de combate à impunidade. Inaceitável. Como engolir que na PGR possa, o eleito para combater a impunidade, nomear alguém ligado a agentes que combatem abertamente as ações da Lava Jato?

  20. O MPF, é importantíssimo para a sobrevivência da Lava jato, por esse motivo O PGR tem que está alinhado com ela. Se colocar o Aras, pode ter certeza que aos poucos esse trabalho vai ladeira abaixo. Não ao Aras, Não ao PT, Não a Esquerda e Não a quem já flertou com ela. NÃO, CHEGA DE ESQUERDA!

  21. Estamos presenciando as práticas da velha política, antes combatida pelo presidente. Dado às evidências de corrupção de seu filho senador a família Bolsonaro foi acabrestada pelos grandes corruptos desse país. Agora o presidente dá sinais de que está dançando de acordo o tom dos malfeitores, que outrora ousou combater. Logo, a proteção ao filho corrupto fala mais alto que o seu patriotismo. Brasil acima de tudo e meu filho ainda mais acima. Prova de que o buraco é mais embaixo.

    1. Se o Presidente der sinais desta política antiga , arcaica e que nos enoja, perde seus apoiadores. Seus filho sabia o que estava fazendo. Como qualquer outro vai colher o que plantou. Sou mãe, amo minhas filhas, mas não sou cega. Seu cargo é para o povo brasileiro. Então, procure o procurador Dallagnol.

  22. É fato e não opinião que Aras deu festa em sua casa no 1 mandato de Dilma para Emiliano José pelo lançamento de seu livro que relata memórias da ditadura. Estavam presente José Dirceu e outros, conforme foto no site do Uol. Ainda, diz-se que quem teria indicado Aras foi Alberto Fraga dep.pelo DF e condenado por concussão em 2018 enquanto esteve em cargo público no governo Arruda em.2008. Para Bolsonaro indicar Aras me parece mais que está atentendo um pedido político provavelmente do Maia.

  23. Esse Aras nem deveria ter sido cogitado. De qualquer forma tem um "amigo do amigo" em negociação adiantada . Assim o processo do filhotinho do papai deverá ir ainda mais pro fundo da gaveta. Não sei quem fede mais!

    1. Eis uma coisa que o presidente passa longe de ser: Cauteloso.

    1. Sem chances para Deltan, pois ele se comprometeu demais.

    2. Errado MarcoA, você desvirtuou tudo com seu raciocínio. Quem está metendo os pés pelas mãos é o nosso presidente ao dar ouvidos a Toffoli, Gilmar e Maia para a escolha de um próximo PGR. Nem o "mais honesto do Brasil" (ironia) cairia nessa lorota barata de que Dalagnol é esquerdista psolista e que o Moro é um traidor. Isso é coisa de gente doente e perversa que desvirtua tudo de acordo com a conveniência. JB17 está negociando a Lava Jato numa bandeja em troca do pescoço do Flavinho.

    3. Além de ser classificado como quase um comunista pelo capitáo, jáo esta devidamente frito, assim como o moro,,,uma pena, levava muita fé nesses caras mas enfiaram os pés pelas máos

    4. Não pode. Segundo os Bozistas, ele é de esquerda. Quase um PSOL!

    1. Pois me diga qual da lista ou dos que concorrem por fora sejam íntegros, honestos e realmente comprometidos com a justiça, moral e ética entre os poderes? Só tem picareta ligado a político nessa competição para futuro PGR. Se o presidente não colocar alguém da Lava Jato no cargo estará dando mensagem clara de que a "velha politicagem" é a força motriz de sua governança.

  24. Como pode Augusto Aras está alinhado com o pensamento conservador, sendo ele um socialista. Se. Presidente, descarte essa possível indicação

  25. Sr Presidente somos ou não somos de DIREITA ? O passado de Augusto Aras lhe condena e muito, ele é de ESQUERDA. Nossa campanha foi feita com base em valores CONSERVADOR, assim, " TEMOS QUE MANTER ISSO AÍ VIU ? ".

  26. Como Procurador Aras já demonstrou ser melancia (verde por fora, mas vermelho por dentro), é recomendável que o Bolsonaro o nomeie apenas para ser ARA ... RA.

  27. Caramba... se o cara simpatiza com MST, que va a m... Bolsonaro acuado pela velha política. Lamentavelmente esse Brasil precisa de um exorcismo para livrar-lo desse diabo da esquerda corrupta.

    1. É isso mesmo ! O Presidente não pode meter os pés pelas mãos e fazer uma barbaridade dessas! Da minha família só eu continuo defendendo o Bolsonaro! Uma hora, cansa!!!!

    2. Cati resumiu tudo com grande sabedoria. Para mim não há grupos ideológicos na política brasileira. A divisão basicamente se da entre honestos e desonestos. O grande desafio é encontrar representantes do primeiro grupo.

    3. Flavia. O Brasil não precisa se livrar só da "esquerda corrupta". Precisa se livrar tb da "direita corrupta". Bandidagem e corrupção não tem partido: é simplesmente bandidagem e corrupção.

  28. O Aras sempre me pareceu um excelente nome. Quem o conhece sabe que é um grande estudioso do direito, um homem íntegro e um defensor da família. Seria uma pena para o Brasil e, principalmente para o governo Bolsonaro, ele não ser nomeado.

    1. Uma pena é vermos nosso presidente fazendo pouco caso da maior força tarefa de combate a corrupção que já existiu. No momento atual, com essas mensagens hackeadas vazadas e a mídia em peso junto com os políticos e juízes corruptos atirando com .50 de todos os lados na direção do Dalagnol e do Moro para enterrar de vez a Lava Jato, o justo, correto e lógico é indicar o Dalgnol e salvar nosso maior orgulho patriótico enquanto brasileiros, a Lava Jato.

    2. Vc deve achar tb que o Tófolli é um excelente jurista e que o Gilmar é um homem honesto à toda prova! Ah! e o molusco é a "alma mais honesta do Brasil" e o MST é um autêntico movimento social! Pode gritar: "Lula livre" e "Moro e Deltan na cadeia"! Mande sua opinião via Telegram para o Bolsonaro e o Flavuxo. Eles vão adorar.

  29. Sr. Presidente; se fosse meu filho e tivesse cometido qualquer ilicitude, não tenha dúvidas que eu o submeteria ao jugo da lei. Por tanto se seu filho cometeu ilicitudes ele que responda por isso. O Brasil é mais importante que o meu filho e do que o seu filho. Continuo lhe apoiando, porém não posso deixar de critica-lo em situações como esta.

    1. Como disse o Thiago, tem cego que não quer enxergar mesmo!

    2. Ricardo é Poliana. Acha o Messias um homem honesto que seria capaz de sacrificar o pobre do filho para salvar o país. Que vergonha. Só ele não sabe que a família inteira está nas mãos do STF depois do escândalo Queiroz. A coisa é muito mais feia do que se imagina.

    3. Ricardo, o pior cego é aquele que não quer enxergar. Se o Bolso pedir para você pular de um prédio você fará sem pensar né?... Incrível que ainda existam pessoas com raciocínio tão tacanho....

    4. O que este artigo tem a ver com o filho dele? Se ele cometeu ilicitudes será julgado e punido - o próprio pai já disse isto.

    5. Altamir. Vc está correto no seu posicionamento. Ainda mais que Bolsonaro está se aliando aos piores corruptos da vida pública para salvar o filho Flávio. Com uma nomeação ele está destruindo toda sua vida política.

    6. Altamir, infelizmente também votei no Bolsonaro mas no momento é impossível apoiá-lo enquanto ele continuar negociando a cabeça de 200 milhões de brasileiros (na figura da Lava Jato) para salvar o pescoço de seu filho no caso Queiroz. A indicação para a PGR é de extrema importância para o futuro do Brasil, depende dela a limpeza de toda a cúpula da ORCRIM instalada no STF e Congresso. O cargo de PGR jamais deveria de ser usado para barganhar apoio. Estamos sendo traidos!...

  30. Bolsonaro foi cooptado por Brasília, ou apenas foi o engodo que apareceu após a primeira tisnada no verniz eleitoral!? #ConchavosAcimaDeTudo #FilhosAcimaDeTodos

  31. Se Bolsonaro nomear este esquerdista dará um claro sinal que em apenas oito meses abandonou o combate à corrupção ,alia-se a esquerda disfarçado e perde muitos eleitores

    1. AVELAR, ele quer garantir é o seu filho Flavinho, para isso não se incomoda de difamar Dalgnol, fritar Moro em óleo fervente e ai o servir ainda vivo para seus algozes. Vendeu sua alma (e a de 200 milhões de brasileiros) ao diabo VERMELHO, formou um conluio nefasto com os bandidos da "capa preta" e do "colarinho branco" para difamar e desacreditar Dalgnol e Moro e assim enterrar a Lava Jato e de quebra salvar o pescoço do Flavinho. A indicação para PGR está sendo negociada nesse sentido.

  32. PRESIDENTE concordar com Dias Toffoli e Gilmar Mendes é o cúmulo! no mínimo esdrúxulo com todos os seus sinônimos. Nós somos contra todos os canalhas que querem acabar com a lava JATO. O STF está cheio de MILITANTES do PT travestidos de ministros. Esse STF não nos representa são iguais a LAGOSTA. #STFDAVERGONHA #IMPEACHMENT JÁ PRA TODOS

    1. Vergonhoso está sendo o nosso presidente da "nova política" barganhando com o STF (na figura dos bandidos da "capa preta") e CONGRESSO (na figura dos bandidos do "colarinho branco") a cabeça de 200 milhões de brasileiros para salvar a cabeça de seu filho flavinho. Para isso vale fazer coro para difamar Dalagnol o chamando de "esquerdista psolista" e fritar Moro em óleo quente e ainda o servir de bandeja aos seus algozes. A negociação está em acabar com a Lava Jato e salvar o pescoço do flavinho.

    1. Totalmente! Ouso arriscar que até o final do mandato ele soltará um grito preso na garganta "Lula Livre!"...rs... Brincadeiras à parte, claro que esses posicionamentos anti Deltan e anti Moro são para proteger Flavinho, ele está barganhando com o STF e Congresso a cabeça de 200 milhões de brasileiros para continuar mantendo a cabeça do flavinho em cima do pescoço. Muito me admira não ver os bolsonaristas raivosos cobrando do seu herói o apoio direto e irrestrito a Lava Jato de Moro e Dalagnol.

  33. Sr presidente,coloque em sua cabeça que o sr só terá sucesso no comando da previdência atendendo os anseios da sociedade,nós votamos no sr exclusivamente pra isso, cansamos das coisas do passado, coloque em sua cabeça que seus maiores aliados são seus eleitores que te elegeram, Sérgio Moro, Paulo Guedes e nosso sonho de consumo é ter Deltan Dallagnol na PGR,ele e Sérgio Moro deram suas vidas em combate a corrupção,só o sr que não reconhece isso.

    1. O Presidente está pensando no filho dele e não nos seus apoiadores. Ter um filho tão "político'" quanto aos piores não deve ser fácil. É uma lástima!

    2. Ele não fará isso jamais Marcelo, pois na cabeça doentia de nosso presidente é mais importante livrar o flavinho das garras da justiça do que cumprir com sua promessa de campanha de apoio irrestrito a Lava Jato que hoje vemos estar alicerçada nas figuras de Moro e Guedes. "Combate a corrupção e crime organizado? que nada, vou vender minha alma (e a de 200 milhões de brasileiros) ao diabo VERMELHO para livrar meu flavinho das garras da justiça!". Triste fim das esperanças de um BR melhor...

  34. Atrás tem muitos contras, mas só essa defesa bastaria. Queimar, invadir e saquear propriedades é violência e crime vedado por nosso ordenamento, não pode ser relativizado.

  35. Presidente, o nome que o Brasil quer ver na PGR é Delta Dallangol. Único rola grossa capaz de peitar essa corja do STF e dar continuidade ao trabalho da Lava Jato. Faça isso Presidente!!

  36. Mas reparemos os nomes cogitados: Augusto Aras; Raquel Dodge ou Paulo Gonet! Esse Presidente virou o não virou a casaca, apenas reparando os principais Inês cogitados!? O seu mote de campanha mudou muito rapidamente com pouco tempo de governo para: # ConchavosAcimaDeTudo #FilhosAcimaDeTodos Uma lástima!

    1. Como eleitor do JB, sinto-me muito triste, contrariado e decepcionado com as atitudes do presidente. Infelizmente esta obvio que o pai esta falando mais alto do que o Presidente. Se nao o Deltan para PGR, entao, tudo se confirma....

    2. Desses três a mais previsível é a Raquel Dodge, os outros....meu Deus!

  37. Precisa ter coragem Presidente. A indicação de Deltan pra PGR em defesa da lava jato te daria aceitação absoluta de todos os seus eleitores. E lógico, a garantia da reeleição em 2022.

    1. A regra é ser procurador, a lista tríplice é tradição. Caso Dalgnol não aceite tem outros nomes da força tarefa da Lava Jato que poderiam ser escolhidos, mas acredito que a recusa do presidente se deve ao fato desse grupo não ter político de estimação nem preferência partidária, dessa forma ficará difícil proteger o flavinho. Ele está negociando a indicação a PGR para salvar a pele do filho, isso está muito claro. O povo brasileiro? que se dane!...

    2. Seria um bom nome e agradaria muito aos que elegeram JB. Mas pergunto: será que DD aceitaria e por ignorância minha, pode ser qquer procurador ou tem que ser da lista tríplice vinda da própria PGR? O que parece ser apenas tradição....

  38. Sr presidente , se quer mesmo fazer mudança de rumo não coloque os mesmos e postos chaves. O Brasil merece alguém que já provou sua honestidade , ética e moral. Sr presidente não distraia a fé que o Sr entregou a população brasileira.

  39. Se as informações sobre o caráter e preferências desse senhor já eram conhecidas, como deixaram que o Presidente se reunisse com ele e avançasse nas negociações? O Bolsonaro está muito mal assessorado.

    1. Acorda galera! Está na cara que a indicação de PGR não está sendo feita pelo curriculo e capacidade dos postulantes. O foco está na negociata do cargo para salvar o pescoço de seu filho Flavinho. A indicação de PGR é na verdade a barganha da troca da Lava Jato pela proteção do senador Flavio Bolsonaro na justiça.

    2. perfeito. ok q está faltando ao nosso Presidente é assessoria. Não indique porque é amigo de alguém, coloque o melhor.

    1. Jorge, tu ainda não entendeste a dinâmica da política. Quando eu votei nulo, votei consciente de que Bolsonaro não faria algo diferente e acho péssimo estarmos passando por tudo isso.

    2. Sem dúvida, D D na PGR é a certeza da caça aos bandidos.

    3. Se não quiser passar por traidor , Deltan , na PGR. Onde está o homem , que defendia a Lava Jato? Dr Moro daqui , Dr Moro dali . Não brinque com a população . É muiiito mais fácil tirá-lo do poder do que a Dilma. Vc não teve tempo para conchavos com todos mafiosos ainda. Em 6 meses com últimas atitudes , seria bom uma candidatura para síndico do seu prédio . A revolta de seus eleitores e geral . Nos ouça. Esqueça toffoli e gilmaleco. Brigamos por vc . Acreditamos em vc . Por favor

Mais notícias
Assine
TOPO