Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bolsonaro baixa novas regras para uso de aeronaves da FAB por autoridades

06.03.20 08:50

Um mês após a demissão de Vicente Santini da Secretaria-Executiva da Casa Civil por conta de uma viagem em aeronave da Força Aérea Brasileira, o presidente assinou um decreto com novas regras para voos da FAB. Poderão requerer transporte aéreo em aeronave da Aeronáutica o vice-presidente, os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo, ministros de Estado e o comandante das Forças Armadas.

Entre as novidades, o decreto deixa claro que substitutos temporários no exercício desses cargos não podem solicitar voos da FAB. Santini substituía Onyx Lorenzoni no comando da Casa Civil quando voou até a Índia em aeronave do governo e acabou exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto também coloca empecilhos ao uso de voos para deslocamentos de algumas autoridades para suas cidades de residência. Em deslocamentos dos presidentes da Câmara, do Senado e do STF, esses trechos só poderão ser feitos quando houver “motivo de segurança”. O decreto estabelece que o ministro da Defesa poderá autorizar o transporte aéreo de outras autoridades, nacionais ou estrangeiras.

A nova regra define uma ordem de prioridade para atendimento de demandas. A primeira delas são emergências médicas, em seguida estão viagens por razões de segurança e só em terceiro lugar aparecem trajetos por motivos de serviço. O decreto estabelece que, sempre que possível, a aeronave será compartilhada por mais de uma das autoridades autorizadas a voar de FAB. Quem pedir um voo da Aeronáutica será o responsável por analisar a conveniência de viajar em voo comercial ou em aeronave do governo. Também compete à autoridade o registro das datas, dos horários e dos destinos de sua viagem e do motivo da realização do trajeto, além da anotação sobre eventuais acompanhantes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tudo como dantes do quartel de Abrantes! Palhaça para enganar o povo. País civilizado onde o dinheiro público é respeitado não há voos por conta do Estado. Na Europa se o sujeito pensar nisso, já perdeu o cargo só de pensar. Devia acabar, viagem pela FAB só o presidente da República, os outros cretinos que paguem com dinheiro próprios seus deslocamentos. E mais, continuando a bandalheira, como vai continuar, é a FAB que tem que tornar público: quem viajou, com quem, para onde, etc.

  2. Os que mais passeiam nos jatinhos continuarão a ter carta branca. E os demais, com dor de cotovelo, alegarão que são xingados e mal vistos pelo povo e precisam de proteção: "ou viajamos pela FAB ou precisamos de mais seguranças", dirão.

  3. Vão alegar motivo de segurança pra todas as viagens. Qual dessas "autoridades" abusadas, sabem quais, pode circular livremente por aí kkkkkkk

  4. Tomara que isso não seja mais um faz de conta, pois estamos cansados de sermos enganados por esses figurões da República que só pensam em tirar proveito e servi-se do que é público ao invés de servir ao público!!!

  5. EXECUTIVO e JUDICIÁRIO brasileiro são obrigados a LEGISLAR. Dia 15/03 é tempo de PRESTAÇÃO DE CONTAS, c quem confiamos nosso VOTO. Desengavetamento da PRISÃO em SEGUNDA instância;FIM DO FORO PRIVILEGIADO. Esses congressistas querem é a reedição da MARCHA DAS FAMÍLIAS?Querem que refundemos a REPÚBLICA?Querem um novo AI-5? Querem q ressuscitemos Quintino Bocaiuva?Tenho a certeza que não, principalmente quem tem culpa no cartório ou fora dele.Portanto, apressem-se e desempenhem as missão confiada

  6. PARABÉNS!!! Esse é o "nosso" Presidente Bolsonaro!!l💚💚 Mas é preciso acabar com "essa farra" de viagens ,principalmente de Rodrigo Maia! 😡😡😡

  7. Temos de fato uma república?? Ou temos ainda enrustida uma monarquia com todos os privilégios para os amigos do Rei, a "carruagem real" à disposição destas figuras especiais acima do bem e do mal. A conta quem paga são os súditos, nós o chamado povão, verdadeiros otários. Este modelo de Brasil ja tem prazo de validade vencido e cade os parlamentares pra fazerem uma lei cortando estes privilégios!! Bolsonaro fez um paliativo como executivo, agora quem legisla se omitirá até qdo?

  8. Demorou... tem que endurecer muito mais. Precisamos de uma administração profissional neste governo, senão não conseguiremos endireitar esse país.

  9. Finalmente! Ordem na casa. Precisamos acabar com esta mentalidade dos politicos acharem que podem fazer qquer coisa com o dinheiro público. Já que não tem senso crítico nem educação suficiente, precisam de regras impostas.Precisam acabar com essa palhaçada.

  10. Sabe-se que a cambada, ministros e presidentes de câmara e senado, vão arranjar uma miríade de eufemismos para justificar o injustificável. Não mudou nada. nUNCA FICARAM DOENTES MAS, AGUARDEM..."emergências médicas...". "...motivo de segurança..." A sociedade tá put@ com essa gente e usarão isto como pretexto, SEMPRE! "...sempre que possível, a aeronave será compartilhada..." Sempre será possível estender as mordomias. Quem se ferra é o coitado que, seguindo o regramento, não autorizar.

  11. Depois do Coronavírus, o mundo agora teme uma epidemia da Gripe do Camarão. De acordo com os médicos, a doença se caracteriza por dois sintomas básicos: merda acumulada na cabeça e necessidade de colocá-la para fora – pela boca. O 1º caso já comprovado no Brasil e com trânsito em julgado é o de uma “coisa” com codinome Jose.

    1. Miguel, é isso mesmo. Comentário desconexo e prolixo. No fundo nota-se uma perturbação emocional, um ódio pelo governo e uma torcida para que nada dê certo no país. Em fim, uma mente atormentada.

  12. Incrível a necessidade de ter que fazer um decreto com diretrizes tão básicas!!! Isso mostra a qualidade de nossos representantes. Ainda há quem acredite no tal de "bom senso".

    1. Usam a Lei de Gerson, sempre querendo levar vantagem em tudo.

  13. O que isso significa? Nada! Ao mesmo tempo que corta esmola, o Bozo da três lavas jato para os grileiros. Ou seja, 120 bi. Temos que ir atrás primeiro da corrupção grande, pois é está que atrasa o país.

    1. Antonio — Como você pode ver abaixo o parâmetro de honestidade das jumentinhas Bozistas é o Lula, kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Com isso explica-se a corrupção generalizada e oficializada que toma conta deste governo.

    2. Também acho Jose. O Bozo corta gastos insignificantes e abre as pernas para os grileiros. Essa é a mentalidade do nosso presidente, preocupa-se com coisas miúdas, sem complexidade em um país com grandes desafios e paradigmas a serem superados.

    3. Essa esquerdalha é ridícula.... melhor Jair se acostumando, bando de frustrados.

    4. Lula fez melhor em favor do País. Viajava nos aviões de empreiteiras e exigia ainda vinho e uisque dos mais caros. Assim economizava o dinheiro do povo brasileiro, embora ele levasse uma bolada do BNDES para os ditadores amigos.

  14. Legislativo e Judiciário não deveriam ter essa faculdade. Deveriam, no máximo, poder solicitar ao Ministro da Defesa mediante não só uma boa explicação, mas uma justificativa livre de politicagem, sujeita ao critério do custo/benefício. Transparência total é indispensável.

  15. Estou fazendo uma pesquisa sobre os atos de 15 de março. Por favor, quem vai diga SIM ou Eu Vou. Colabore colocando o local e o horário da manifestação.

    1. Chamar os outros de GADO DO BOLSONARO com 1 ano de governo é fácil, difícil é assumir que foi JUMENTO do LULA por 16 anos (e o pior, CONTINUA SENDO). #DIA 15 EU VOU. O cara VOTOU: 2 VEZES NO LULA, 2 VEZES NA DILMA, 1 VEZ NO HADDAD e diz que não votou no BOLSONARO porque é INTELIGENTE !!!!!!!! #Dia 15 Eu Vou.

  16. representa um começo. agora a camara e o senado deveriam seguir o exemplo e fechar o esgoto da emissao de passagens para parlamentares

  17. Não estou completamente satisfeito. existem e, serão exploradas. mas é um começo da tentativa de barrar a farra. cabem ao senado e camara fazerem o mesmo com a emissao de tickets para os parlamentares

  18. Infelizmente o decreto não atinge os presidentes da Câmara Federal e do Senado. São os campeões na utilização dos aviões. Deveriam tomar vergonha naquelas caras gordas.

    1. E eles teriam coragem de viajar em avião de carreira, principalmente na classe econômica? Na verdade, o comportamento deles diante do cargo que ocupam não os aconselha a se exporem. Seriam esses os homens públicos dignos de reconhecimento pelo povo por seus trabalhos?

  19. Os campeões dos gastos públicos com essa mordomia foi poupado: Rodrigo Botafogo Maia e David Alcolumbre (que tb sempre leva “parças” junto, escandalosamente)! Estou pagando para ver se Gilmar Mendes não continuará usando e abusando desse absurdo privilégio, mesmo não sendo presidente do STF!

  20. Só Faltam 9 dias. Mimimi aqui de nada adianta. BORA PRAS RUAS Dia 15. Essa RAÇA só “BOTA o GALHO DENTRO” quando ouve “A VOZ ROUCA DAS RUAS” como dizia o Ulisses Guimarães. E eu digo, no dia 15 de março os PILANTRAS e PARASITAS vão ouvir é o “RUGIDO LOUCO DAS RUAS”. O TSUNAMI do dia 15. Convoquem os amigos, a família, os vizinhos. Quero ver todos lá dia 15 de março. Vocês ficarão arrepiados ao cantarem o HINO NACIONAL.

  21. É hora do tal Leitão Gordo Mamado da camara viajar em avião comercial para sentir o carinho do povo por ele, nos aeroportos e outros lugares. Ele verá o quanto é amado pelo povo.

    1. Pena que o presidente da câmera e do senado, ainda continuaram viajando em vôo da FAB, se não eles iriam tb sentir o “carinho”🤨 do povo por eles.

    2. Esse leão gordo é presidente da Câmara! Ele ficou nas exceções! Poderá continuar a gastar nosso dinheiro quando é do jeito que quiser!!!

  22. Aposto que ficou uma brecha para eles usarem os aviões a bel-prazer de novo, como tudo no Brasil é só pra tapiar igual ao acordo com o congresso nos 30 bilhões.

  23. Dou minha cara a tapa se os políticos e togados não vão contratar empresas de táxi-aéreo para transportá-los e mandar a conta prá gente.

    1. É claro que essa medida não impedirá as viagens desses caras, já que todas eles possuem as chamadas verbas de gabinete para gastar a Bel prazer. Canalhas!

    1. Sim ! Apoio ao presidente eleito e contra câmara de deputados e STF que não deixam O presidente eleito governar. Dia 15 mega manifestação mesmo a imprensa não divulgando

Mais notícias
Assine agora
TOPO