Divulgação/Rede Globo

Bolsonaro avalia transferir Secretaria da Cultura para MEC ou Presidência

20.01.20 17:42

Para abrigar a atriz Regina Duarte (foto) no comando da área, o presidente Jair Bolsonaro avalia tirar a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e transferi-la para o Ministério da Educação ou vinculá-la diretamente à Presidência da República.

A mudança, se confirmada, irá ao encontro do que a própria atriz deseja. Segundo aliados do presidente, Regina entende que a arte é uma forma de educar e tirar a população do senso comum. Dessa forma, manter a Secretaria da Cultura vinculada ao Turismo seria “banalizar” a arte.

A atriz se reuniu com Bolsonaro nesta segunda-feira, 20, no Rio de Janeiro. O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, também participou do encontro. Segundo o Palácio do Planalto, Regina irá a Brasília nesta quarta-feira, 22, para conhecer o órgão que deve comandar.

No início do governo, a Secretaria Especial da Cultura era vinculada ao Ministério da Cidadania. Em novembro, porém, Bolsonaro transferiu o órgão para o Ministério do Turismo e nomeou para comandar a área o diretor de teatro Roberto Alvim, demitido na última sexta-feira, 17.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Totalmente apoiado! A Cultura tem que ficar imune às pressões dos "lacradores" que só querem benefícios e das pressões de políticos oportunistas.

  2. Você sabe quem é passador de pano de ditador comunista quando a hiena ri de seu próprio comentário. Em tempo: toda ditadura é igualmente horrível, socialista, nazista, fascista...

  3. Tanto faz. O importante é deixar de lado a influência dos olavistas, dos teraplanistas, dos Carluxistas, dos rachidistas, dos nepotistas e dos egoistas. Epa! Se o Bozo tirar todos estes grupos não sobrará governo algum, kkkkkkkkkkkkk. Como este governo é pândego!

  4. Maravilha presidente. Esses acertos cobrem inesperados desacertos involuntários. Por isto que a sua credibilidade e honradez fazem de nós brasileiros honestos e do bem, orgulhosos de sermos brasileiros.

  5. vai ser bom para a Cultura, para o Brasil e para o Governo Bolsonaro. Agora para fortalecer é preciso pacificar e não separar. Separação leva a deminuição e a fragilização

    1. O presidente falou desde o início que queria pacificar o Brasil. Parace que está chegando a hora!!!

  6. Parabéns Regina Duarte pela sua nomeação, sua história dentro da Arte é de muita luta e sucessos. Boa sorte nesta nova etapa da caminhada.

  7. Sou brasileiro. Como tal desejo que um governo eleito democraticamente tenha êxito em todas as frentes. Saúde e sucesso à nova secretária. Um pedido: olhar “ Cascudo “ às belíssimas manifestações do FOLCLORE do nosso país. É onde o povo está. Faça diferença !

  8. Sou brasileiro. Desejo portanto que um governo eleito democraticamente tenha êxito em todas as frentes. Saúde e sucesso à futura secretária. Nāo resisto a um pedido. Olhar “ Cascudo “ às belíssimas manifestações folclóricas do nosso país. É também onde o povo está.

  9. Foi a pior escolha já feita pela Regina Duarte. Ela não é política, não conhece as safadezas e meandros típicos desses k na lhas, e se pensa que terá carta branca, está redondamente enganada. Ou vai pedir exoneração ou vai ter de fazer o que o Bolsonaro ou o Olavo de Carvalho achar que deve. O Bolsonaro sempre promete carta branca, mas logo depois vem com o "quem manda sou eu". Nem o pobre do Moro conseguiu essa alforria. Não vai ser a Regina Duarte que vai consegui-la.

    1. Você com certeza faz parte do governo,porque fala com tanta certeza que parece que vai acontecer como você pensa...

  10. Deixem a Secretaria de Cultura onde ela está! Quanto mais distante das 2 influências nefastas, melhor! Graças a todos os deuses que a Regina Duarte aceitou! Penso que se esforçará pra fazer um bom trabalho 'na medida do possível' e, ainda nos livrou de ter no cargo um seiteiro ""terrivelmente" qualquer coisa"!!

    1. A cultura se encaixa em qualquer lugar pq está presente em tudo. Como os ministros do Presidente são todos profissionais, eles trabalham juntos para o bem do Brasil. Certamente com Weintraub ela deverá trabalhar e muito. Weintraub é excelente!!!

  11. Achei excelente a escolha dela. E se ela realmente teve a ideia de mudar a Secretaria, significa que está no caminho certo. Como os ministros do Presidente sempre trabalham juntos em prol de um Brasil melhor, fechou!!! Parabéns aos envolvidos!

    1. Vencer eleições não significa que acabou a liberdade de expressão, fundamental numa democracia. Criticar atitudes do governo é cidadania e pode ate melhorar. Muitos dos que votaram nele têm críticas a atitudes que ele assumiu. Você aprovou 100% a proteção do Flavio pelo Toffoli bloqueando qualquer investigação do COAF, impedindo todas as investigações de crime organizado?Não considera que se com a postura anticorrupção do JB ele não pode fazer exceção para que seus filhos não sejam investigados?

    2. Parabéns Rildo, são poucos os comentários lógicos e coerentes com a realidade por aqui. Tem um BANDO de inconformados que não aceita que o NOSSO Presidente BOLSONARO tenha vencido as eleições. O MISTER da política escala muito bem seus ministros. Já avisei ao BANDO: perdeu playboy, relaxa e goza.

  12. Já começou com um ótimo comentário ; Cultura tem relação com Educação !!! Duro vai ser aguentar comentários do Bozo !!! Vamos torcer para dar certo ! vai ter que enfrentar a classe artística que acha que dinheiro da em arvore !! Toda de esquerda dinossáurica!!

    1. Que feio, não se comprometa tanto assim. Palavra tem peso e consequência...

  13. "Voltar" para o Min. da Educação seria só por questão de tradição. Este ministério é muito grande e cheio de problemas a enfrentar, principalmente a desmobilização esquerdista. Talvez o melhor fosse ficar ligado diretamente à Presidência

    1. Gostei da lógica da sua avaliação. Imaginem se precisar contigenciar o Ministério da Educação, além de professores e alunos na Consolação, também os artistas???!!!

    1. TANTO NO MEC QUANTO VINCULADO À PRESIDÊNCIA SERIA "PEQUENO". SOU PELA VOLTA DE UM MINISTÉRIO TOTALMENTE VOLTADO PARA UMA CULTURA "DE DIREITA".

Mais notícias
Assine
TOPO