Presidência da República

Bolsonaro assina decreto para proteger quem denuncia corrupção no governo

03.12.19 12:31

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, 3, decreto para a proteção de pessoas que denunciam casos de corrupção e irregularidades no governo. Segundo o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, o objetivo é evitar retaliações.

A identidade só será compartilhada com órgãos de investigação, como Ministério Público e Polícia Federal, se houver justificativa, afirmou o ministro da CGU. O decreto foi assinado em evento da controladoria sobre combate à corrupção (foto) em que participaram os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli e do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro.

No evento, Bolsonaro se defendeu da acusação de ser autoritário, ao dizer que sempre consultava as outras autoridades presentes. “Meus conselheiros, além da população a qual eu devo lealdade, são esas pesoas e aquelas que estão aos seus lados. Por mais que me acusem de autoritário, nas decisões que tomo ouço grande parte desses atores que acabei de citar”, discursou. “A chance de errar é mínima e a chance de vitória passa a ser a maior possível”, concluiu.

Toffoli cobrou mudanças em regras sobre acordos de leniência em seu pronunciamento. O presidente do STF afirmou que há muitas instituições com poder de decisão sobre os acordos, o que dificulta declarar que a empresa está cumprindo com o prometido e pode retornar às suas atividades. “Em outros países que têm tradição maior de acordo de leniência, sempre se visa a preservar a empresa”, comparou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É o mínimo que este governo deve fazer quanto à proteção de quem denuncia fraudes e roubos que inundam este país. Parabens.

    1. Oxe, Ele próprio vive tentando os safados do congressos com emendas. E estão cobrando.

  2. Esquerdopatas adoram minúcias ridículas, é fato...Mas ter que ouvir o que Toffoli diz sobre leniência é, de certo, penitência. Chega a ser Brecthiana a convivência com estas figuras...

  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Qual foi a primeira coisa que o Bozo fez ao assumir o poder? Eu respondo: Perseguir o fiscal do IBAMA que tinha o capturado cometendo crimes ambientais em Angra dos Reis. Portanto, a credibilidade do Bozo neste respeito é zero!

    1. tadinho do José: petista que assina a Cruzoé pra poder desabafar... desabafa, José, o choro é livre!

    2. Bozista é idiota e mal informado. Há até foto do Bozo com vara de pescar dentro da unidade de conservação. Foi denunciado com amplas provas. Assim que ele assumiu, ele mesmo mandou cancelar a multa e ainda perseguiu o pobre do fiscal. O Carlinhos e o Luiz são bestas bozistas que adoram zurrar de quatro para o Carluxo.

    3. É isso mesmo Jose. O Bozo persegue todo mundo e sua credibilidade (em quase tudo) é zero!

    4. Você está e com medo de ser denunciado né BOZOJOSE! Confessa.

    5. BOZOJOSE, vc é um comédia. Como poderia o fiscal ter multado ou "capturado" o Bolsonaro em Angra dos Reis, em dia e hora em que ele estava na Câmara Federal em Brasília. Deixa de ser espírito de porco, igual ao tal "fiscal"

  4. #foratoffoli, advogado de facção criminosa não pode ocupar cargo no STF, apesar de ter mais de 5 lá que também trabalham contra o cidadãos de bem. São uns traidores da Pátria. Só a Intervenção Militar para arrancar esses vermes do STF.

  5. Se tofoli estiver envolvido ja era, nao acredito nesse petista, esse cara e traidor da patria amada, ja esta mais que provado. E borsonaro acreditando nele, kkkk

    1. Nao importa com a ajuda de quem foi feito, envolveu tofoli, to fora, nao acredito, nao acredito nem no borsonaro, vou acreditar no tofoli. kkk

    2. Pense que isso foi feito com ajuda do Sergio Moro. Exatamente por nao confiarem Toffoli, Bolsonaro assinou a lei. Saia da bolha caro Brodowski.

Mais notícias
Assine
TOPO