Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro ameaça retirar Brasil da OMS

05.06.20 20:05

Em meio à pandemia do novo coronavírus, Jair Bolsonaro (foto) ameaçou nesta sexta-feira, 5, retirar o Brasil da lista dos países-membros da Organização Mundial da Saúde, como fez o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Bolsonaro declarou que, hoje, a agência atua como uma “organização política” e de forma “partidária”, o que o leva a considerar o rompimento. “Ou a OMS trabalha sem o viés ideológico, ou nós vamos estar fora também. Não precisamos de gente lá de fora dando palpite na saúde aqui dentro”, disparou em frente ao Palácio da Alvorada.

Ele ainda insinuou que a organização decidiu retomar os estudos sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 devido à pressão sofrida com o corte do financiamento pelos EUA, que a acusam de favorecer a China. “A OMS é o seguinte, né? O Trump cortou a grana deles e voltaram atrás em tudo”, disse. 

Apesar de planejar seguir os passos do presidente norte-americano, o chefe do Planalto não quis comentar o fato de Trump ter colocado o Brasil na lista de países que enfrentam dificuldades para lidar com a pandemia. 

“É meu amigo, é meu irmão. Falei com ele essa semana. Foi uma conversa maravilhosa. Um abraço ao Trump. O Brasil quer cada vez mais aprofundar o nosso relacionamento. Torço para que seja reeleito”, desconversou. 

Mais notícias
Assine agora
TOPO