Edilson Rodrigues/Agência Senado

Blindagem a advogados já tem a oposição de 150 deputados na Câmara; parecer do Centrão mantém dispositivo

16.12.20 21:00

O deputado Kim Kataguiri, do DEM de SP, já conta com as assinaturas necessárias para apresentar emendas ao projeto de lei do tucano Paulo Abi-Ackel, visando suprimir do texto trechos que podem blindar advogados contra operações de busca e apreensão, além de intimidar delatores. Ao todo, 150 parlamentares assinaram as emendas do líder do MBL – 47 a mais do que o necessário. Após apresentadas, as emendas ainda precisam ser submetidas a deliberação no plenário.

Apesar da repercussão negativa entre parlamentares pró-Lava Jato, o texto de Abi-Ackel foi referendado pelo deputado Lafayette de Andrada (foto), vice-líder do Republicanos na Câmara, que apresentou parecer favorável à matéria no final da noite desta terça-feira, 15. “Nos últimos tempos, temos observado que alguns expedientes, adotados principalmente no contexto de acordos de colaboração premiada, têm ameaçado o legítimo exercício da atividade da advocacia”, anota o parlamentar mineiro. Para ele, “imperioso que se crie barreiras mais robustas ao livre exercício da advocacia”.

“A previsão, portanto, está longe de poder ser considerada uma ‘blindagem’ descabida e odiosa, constituindo, antes, um filtro necessário para se evitar que excessos sejam praticados por agentes do Estado, que possam agir eventualmente de forma indevida”, avalia.

Lafayette de Andrada, deputado do Centrão, também foi o relator no plenário do pacote anticrime na Câmara. Foi ele quem incluiu no texto final a criação do artigo 316 do Código de Processo Penal que, na prática, permitiu a soltura do traficante André do Rap, em outubro, por decisão do ministro Marco Aurélio Mello. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse monstro que foi gestado por esses deputados mineiros é, efetivamente, um disparate! Esses deputados mineiros são uma vergonha para o estado.

  2. Nesta pseudodemocracia, alguém acha que estes deputados e senadores estão lá para defender os interesses do povo ou seus próprios? Acabem logo quem esse voto obrigatório

  3. Fica evidente os políticos que são contra o povo brasileiro e os a favor do povo brasileiros. Só meliantes criam barreiras para o combate ao crime, e charfundam na lama da corrupção, da lavagem de dinheiro. Enquanto isso, no Brasil real caem dois ou três aviões por dia abatidos pelo Sars-Cov-2

  4. Uma vergonha, mas sendo iniciativa do PSDB,não é surpresa,parceiro do Aecinho,terrinha e asseclas, a faxina está muito longe.

  5. O deputado Abi- Ackel é aquele que no passado ,detentor de alto cargo no Governo ,creio Ministro da Justiça, foi arrolado por suspeita de ilícito sobre pedras preciosas ? Ele ainda permanece na politica? Não admira ser o criador desse nefasto projeto .

  6. A maioria da classe é composta por bandidos. Tem advogado famoso que “nas horas vagas” é bandido. Esses caras parece que são eleitos só pra sacanear o povo idiota que os elegem. PQP. 🤮🤮🤮🤮🤮

  7. Um absurdo. Os escritórios irão ser transformados em depósito de dinheiro da corrupção, armas, drogas e demais material ilícito. Sem contar que ali será um ótimo esconderijo para os ladrões do nosso dinheiro. Essa vergonha não pode passar.

  8. Parlamentares fazendo merda . Somente merda esses nojentos pagos a peso de ouro pelo povo sofrido do país ! Uma canalhice só! Impostos mal empregados nessa casta desavergonhada! Pior que o quinto que se pagava na época do Brasil Colônia ! Podridão de parlamentares!

  9. Asco! A maioria desses deputados e senadores provoca enjoo num caminhão de Sonrisal! Todos são iguais perante a lei. Os operadores do Direito deveriam ser tratados com mais rigor por, em tese, terem a missão de defender a lei e a ordem.

  10. Agora já não é normal O que dá de malandro regular, profissional Malandro com aparato de malandro oficial Malandro candidato a malandro federal Malandro com retrato na coluna social Malandro com contrato, com gravata e capital Que nunca se dá mal…

  11. O pior é que cada deputado tem um advogado. Melhor, advogados fortes tem deputados pra chamar de seu. O lobby é forte e os “rabbus prezzus” imperam. Vai ser aprovada. Alguma dúvida?

    1. A maior parte dos congressistas são advogados. Alguém adivinha por que? 🤮🤮🤮🤮🤮

  12. Blindar advogados e intimidar delatores significa a liberação geral da corrupção, a OAB se uniu ao quadrilhão de Brasília para depenar o povo brasileiro.

  13. Minas Gerais não merece esses políticos que atualmente representam nosso Estado de passado tão Glorioso. Tipos como esse Paulo Abi-Ackel, Lafaiete Andrada, Aécio Neves não podem permanecer representando nosso Estado.

  14. VAI BOMBAR A REDE SOCIAL!!! ESPALHEM ESSA MATÉRIA!!! O RELATOR FOI CITADO NA DELAÇÃO DA ODEBRECHT E QUER IMPEDIR BUSCAS EM ESCRITÓRIOS QUE PRESTEM SERVIÇOS A ELE.

  15. Um Estado que já produziu Grandes políticos para o Brasil, como Afonso Penna, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Itamar Franco, Gustavo Capanema, Afonso Arinos, José Maria Alkmin, Milton Campos e outros, não merece esses escroques, pilantras, patifes, que os mineiros insistem em eleger e reeleger indefinidamente façam o que fizerem para sujar o nome de nosso Glorioso Estado.

  16. Por que ESSE tipo de projeto não desfiguram e colocam um monte de jabutis, transformando em algo bom e dando às Forças Policiais amplo e irrestrito acesso ao farto material que os tais de "adevogados" tem?

  17. Os Andrada têm curral eleitoral em Barbacena há mais de século, descendendo do próprio Bonifácio. Esse senhor pode roubar, aleijar, matar e continuará sendo reeleito, tanto que tentou alçar voo mais alto recentemente (candidatura à prefeitura de BH). Infelizmente, é a mesma história da maior parte da Câmara: escroques que serão reeleitos independentemente do crime que cometerem: seu eleitorado não liga para isso, se contentando com as migalhas (lícitas ou não) de emendas parlamentares e cargos.

  18. Os Andrada têm curral eleitoral em Barbacena há mais de século, descendendo do próprio Bonifácio. Esse senhor pode roubar, aleijar, matar e continuará sendo reeleito, tanto que tentou alçar voo mais alto recentemente (candidatura à prefeitura de BH). Infelizmente, é a mesma história da maior parte da Câmara: escroques que serão reeleitos independentemente do crime que cometerem: seu eleitorado não liga para isso, se contentando com as migalhas (lícitas ou não) de emendas parlamentares e cargos.

  19. Os Andrada têm curral eleitoral em Barbacena há mais de século, descendendo do próprio Bonifácio. Esse senhor pode roubar, aleijar, matar e continuará sendo reeleito, tanto que tentou alçar voo mais alto recentemente (candidatura à prefeitura de BH). Infelizmente, é a mesma história da maior parte da Câmara: escroques que serão reeleitos independentemente do crime que cometerem: seu eleitorado não liga para isso, se contentando com as migalhas (lícitas ou não) de emendas parlamentares e cargos.

  20. Alberto (Belém-Pa). Mineiros, guardem bem o nome deste famigerado deputado : Lafayette de Andarada (Republicanos-MG). Esse sujeito não pode ser reeleito na próxima eleição para a Câmara Federal, este deputado prejudica o combate à corrupção no Brasil.

  21. Abi ackel fazendo projeto de lei antes do natal o outro mineiro relator dando aval para bandido e bandido advogado, qto cinismo, qto desprezo pela justiça. Não vi um projeto de defesa de vítimas, o que teve paço anticrime foi desfigurado .

    1. Parabéns Sr. Clóvis orlo comentário. Corretíssimo. Abiackel esse nome já diz tudo. Pela árvore se conhece o fruto.

  22. NÃO TEM NADA QUE BLINDAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM. TODOS SÃO ABSOLUTAMENTE IGUAIS PERANTE A LEI E COMO TAL TÊM QUE SER TRATADOS.

    1. TEM QUE SER COMPLETAMENTE ERRADICADA ESSA PRAGA DE PRIVILÉGIOS INFUNDADOS E NEFASTOS AO PAÍS!!!!

  23. NÃO TEM NADA QUE BLINDAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM. TODOS SÃO ABSOLUTAMENTE IGUAIS PERANTE A LEI E COMO TAL TÊM QUE SER TRATADOS.

    1. TEM QUE SER COMPLETAMENTE ERRADICADA ESSA PRAGA DE PRIVILÉGIOS INFUNDADOS E NEFASTOS AO PAÍS!!!!

    1. Não esqueçam mineiros...pra quem quer segurança das famílias...não elejam esse bandido Lafayette de Andrade em 2022.

    1. É isso aí Kim !!! Faça a diferença !!! Foi pra isso que foi eleito !!

    2. Puxem a ficha desse deputado bandido. Deve estar envolvido em falcatrua.

Mais notícias
Assine agora
TOPO