Bruno Santos/Folhapress

CPI: BB pede mais tempo para entregar dados da quebra de sigilo de empresa de publicidade

16.06.21 15:57

O Banco do Brasil pediu à CPI da Covid mais 30 dias para entregar dados da quebra de sigilo da empresa Calia Y2 Propaganda, que presta serviços para o governo Jair Bolsonaro. A instituição alegou que o prazo inicial de cinco dias estabelecido pela comissão é “insuficiente para o atendimento da demanda.

Os senadores pretendem usar os dados na apuração sobre o financiamento de disseminação de fake news sobre vacinas, tratamento da Covid-19 e outros temas ligados à pandemia. Querem, ainda, avançar sobre eventuais contratos de terceirização relativos a disparos de mensagens em massa.

A Calia pertence a Gustavo Mouco, irmão de Elsinho Mouco, que foi marqueteiro de Michel Temer, e, mais recentemente, de Celso Russomanno, apoiado por Bolsonaro e derrotado nas eleições municipais de 2020.

O BB recebeu o requerimento na última segunda-feira, 14. A instituição argumentou que precisa elaborar os arquivos com base em critérios fixados pelo Banco Central e mencionou que o período de confecção é maior “em virtude dos prazos estabelecidos para a troca das informações eletrônicas do Sistema de Compensação entre as Instituições Financeiras“.

Solicitamos prazo adicional de 30 dias, para a adequação da solicitação aos moldes da Carta-Circular Bacen nº 3454/2010 e para o atendimento da requisição indicada, registrando, ainda, que os arquivos serão encaminhados
imediatamente após a sua disponibilização, o que poderá ocorrer antes do prazo ora previsto“, diz ofício encaminhado à CPI nesta quarta-feira, 16.

Em um anexo, porém, o BB encaminhou ao colegiado o extrato da conta corrente da empresa, com todas as movimentações do período compreendido entre janeiro de 2019 e maio de 2021. O documento está sob sigilo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. como dizia o jornalista de campo Guilherme, no programa do radialista baiano Fernando José: - pode Fernando? - pode não, Guilherme! retrucava o radialista

  2. O melhor sistema bancario do planeta (terra redonda) precisar de 30 dias para prestar informaçōes de uma conta corrente é brincadeira!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO