Baleia Rossi será o candidato do grupo de Maia na disputa pela presidência da Câmara
O deputado federal paulista Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, será o candidato do grupo de Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara. O nome foi definido nesta quarta-feira, 23, após mais uma rodada de reuniões entre os partidos que se uniram para fazer oposição ao candidato apoiado por Jair Bolsonaro, Arthur Lira, do...

O deputado federal paulista Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, será o candidato do grupo de Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara. O nome foi definido nesta quarta-feira, 23, após mais uma rodada de reuniões entre os partidos que se uniram para fazer oposição ao candidato apoiado por Jair Bolsonaro, Arthur Lira, do PP. Rossi disputava a indicação com o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP, preferido por partidos de esquerda como o PT.
As negociações foram tão delicadas que, mesmo após a escolha do nome de Baleia, alguns líderes de siglas do grupo ainda demonstravam receio de uma reviravolta de última hora. Já o líder do Cidadania, deputado Arnaldo Jardim, disse que o nome de Baleia está “bem consolidado” e afirmou que o desafio agora será “agregar mais apoio e fazer uma campanha corpo a corpo”. “O importante é que, nessa articulação, não foi o nome que construiu a campanha, mas o contrário, a campanha é que produziu um nome. É um processo mais demorado e mais difícil”, justificou.
Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi tem 48 anos. Foi vereador, deputado estadual e está no segundo mandato como deputado federal. Seu nome enfrentou a resistência do PT, que, a princípio, se recusou a apoiar um nome do MDB. As negociações, entretanto, não estão encerradas e a expectativa é a de formar uma frente ampla para tentar derrotar o candidato de Jair Bolsonaro.
Rodrigo Maia está na residência oficial da presidência da Câmara, onde deverá fazer o anúncio oficial em breve. Outro ponto que foi levado em conta nas negociações é o fato de o deputado Aguinaldo Ribeiro ser réu no processo conhecido como Quadrilhão do PP, no qual Arthur Lira também foi denunciado.
Com a escolha de Baleia, o grupo de Maia ficará à vontade para apontar os problemas jurídicos de Arthur Lira, que devem ser muito explorados a partir de agora. Outro ponto que deve ser valorizado pelos aliados de Maia é a maior perspectiva de independência da Câmara. Desde que o Centrão passou a apoiar o Planalto, Arthur Lira se transformou em um articulador informal do governo e frequentemente é chamado de "filho 05" do presidente da República.
A eleição para a presidência da Câmara será em 1º de fevereiro. Rodrigo Maia tentou sem sucesso suspender o recesso e manter os trabalhos na casa em janeiro, para votar projetos importantes de combate à Covid, e, principalmente, para facilitar as articulações em busca de votos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Leandro
2020-12-25 14:50:57Estamos em época de votar por exclusão. Temos o Rossi com uma ficha sujíssima, apoiado por JB q depois das eleições se apaixonou por bandidos. Sobrou o Baleia q não tem um passado de trevas. Tomara q elejam S Tebet no senado.
MARCIO
2020-12-24 17:24:07Belo candidato, tomara que roube bastante para fazer o Brasil sofrer mais um pouquinho, o povo merece.
André
2020-12-24 16:39:49E outro filho de bandido. Tá tudo em casa.
Vasconcellos
2020-12-24 13:05:06O PT continua nos fazendo dar boas gargalhadas. Morri de rir ao saber que eles se opuseram a um nome do MDB, o segundo partido que mais sustentou a máfia petralha.
José
2020-12-24 11:06:52Rumo a vitória Baleia!! Um corrupto cheio de processo e ainda apoiando por Bolsonaro não pode ser presidente da Câmara!!
Jose
2020-12-23 18:12:32O Congresso está parece aquele documentário antigo que se chamava Mundo Animal. Teremos Baleia vs Porco. Todos já sabemos quem ganhará!
André
2020-12-23 17:11:41Mais um filho de bandido. Está no lugar certo. Povo de merda, país de merda.
ANTÔNIO
2020-12-23 16:28:47Round one! Fight! kkkkkkk