Auxílio emergencial beneficiará 45,6 milhões de famílias; valor varia entre R$ 150 e R$ 375
O governo Jair Bolsonaro divulgou na tarde desta quinta-feira, 18, as regras e diretrizes da nova rodada do auxílio emergencial, que deve alcançar 45,6 milhões de famílias. As informações foram prestadas após o presidente assinar duas medidas provisórias que abrem caminho para o benefício. Bolsonaro iria ao Congresso para entregar pessoalmente os textos, mas desistiu...
O governo Jair Bolsonaro divulgou na tarde desta quinta-feira, 18, as regras e diretrizes da nova rodada do auxílio emergencial, que deve alcançar 45,6 milhões de famílias.
As informações foram prestadas após o presidente assinar duas medidas provisórias que abrem caminho para o benefício. Bolsonaro iria ao Congresso para entregar pessoalmente os textos, mas desistiu da agenda após a morte do senador Major Olímpio, vítima da Covid-19.
O Ministério da Cidadania informou que os valores do benefício vão variar entre 150 reais e 375 reais e confirmou que os pagamentos serão realizados de abril a julho. A média, portanto, é de 250 reais.
O auxílio, segundo a pasta, será limitado a uma pessoa por família. A mulher chefe de família monoparental, ou seja, que cria um filho sozinha, terá direito a 375 reais. O cidadão que mora sozinho, classificado como família unipessoal, receberá 150 reais.
O pagamento das parcelas do auxílio seguirá o modelo usado em 2020. Os integrantes do Bolsa Família serão contemplados com o benefício conforme o calendário habitual do programa, enquanto os demais o receberão na Conta Social Digital, que pode ser movimentada por um aplicativo de celular.
Para verificar a elegibilidade dos cidadãos ao recebimento do auxílio, o governo vai avaliar os critérios com base no mês de dezembro de 2020, quando a última parcela do benefício foi paga.
"O Auxílio Emergencial 2021 será pago somente a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e renda mensal total de até três salários mínimos. Para o público do Bolsa Família, segue valendo a regra quanto ao valor mais vantajoso a ser recebido. Os integrantes do programa receberão o benefício com maior parcela", explicou o ministério.
Quem não movimentou os valores do auxílio emergencial, disponibilizados na poupança digital em 2020, não terá direito ao novo benefício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Joao
2021-03-18 18:56:49Ridículo!! 150 reais? Nao vale nem a pena encara a fila da lotérica.... Vai pegar mal politicamente....
Jose
2021-03-18 18:16:27Por quantos dias uma família consegue viver com 250 reais?