Auditoria aponta vulnerabilidades na eleição da Bolívia
A empresa de auditoria panamenha Ethical Hacking, contratada pelo Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia um mês antes das eleições do dia 20 de outubro, publicou um relatório com suas conclusões sobre o processo. "Não podemos dar fé da integridade dos resultados eleitorais porque todo o processo está viciado de nulidade", disse a companhia. A Ethical...
A empresa de auditoria panamenha Ethical Hacking, contratada pelo Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia um mês antes das eleições do dia 20 de outubro, publicou um relatório com suas conclusões sobre o processo.
"Não podemos dar fé da integridade dos resultados eleitorais porque todo o processo está viciado de nulidade", disse a companhia.
A Ethical Hacking afirma que pessoas com autorização especial podiam entrar no sistema, mudar o código-fonte do software e ter acesso aos resultados enquanto ocorria a apuração. A verificação das atas de votação ocorreu em um servidor externo que não estava sendo monitorado, o que violou o protocolo de segurança.
"Os informes de gestão de risco indicam que a chance de fraude, deliberada ou por erros diversos, eram muito altas. Há uma grande chance de a vontade popular não ter sido respeitada", diz Florencia Ferrer, sócio-fundadora da e-Stratégia Pública.
Após a divulgação do relatório da Ethical Hacking, o candidato derrotado no primeiro turno, Carlos Mesa, enviou uma carta ao presidente Evo Morales (foto) pedindo uma nova eleição. "Quando uma empresa, contratada pelo mesmo Tribunal, diz que o processo é nulo, então não pode haver mais a mínima dúvida sobre qual caminho seguir", escreveu Mesa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Rafael
2019-11-10 14:26:26Temos que exigir uma Emenda Constitucional que determine a prisão após a condenação em primeira instância, não em segunda! Para que serve o Juiz de primeiro grau, que ganha uma fortuna, se independente de condenar ou não, o réu continuar solto?!?
LUIZ
2019-11-10 09:05:30Ou seja: FRAUDE.
Joao Fenoglio
2019-11-09 08:32:02Uma auditoria no stj, legislativo $ executivo, U R G E N T E. br dos bandidos $ corruptos.
LuisR
2019-11-09 00:19:19Embora de auditoria panamenha 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Deve ter como sócios majoritários o time Gleisi, Lula, Maduro, Kichner, Evo e o chefe do MST!! Algumas cotas com certeza do Tofolli, Gilmar e Lewandowski@! Porque não contratou uma das BigFour?
Sergio
2019-11-08 21:30:55Conheço muito bem este paizinho, é outro que em função dos governantes de plantão deve ser extinto protegendo seu povo que é maravilhoso
Lilia
2019-11-08 20:00:28Pois sim que o cocaleiro boliviano Evo Morales irá convocar novas eleições. Esse só sairá do trono quando morrer de morte matada. É o candidato a ser um Lula dos Andes.