Atacado por Lula, TPI abre escritório em Kiev
Atacado por Lula, o Tribunal Penal Internacional, TPI, abriu em Kiev, na Ucrânia, seu “maior escritório” fora de Haia, na Holanda. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, 14, pelo procurador-geral ucraniano, Andrii Kostin. Em março, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia anunciado a abertura do escritório para “investigar de maneira mais completa” os crimes de...
Atacado por Lula, o Tribunal Penal Internacional, TPI, abriu em Kiev, na Ucrânia, seu “maior escritório” fora de Haia, na Holanda. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, 14, pelo procurador-geral ucraniano, Andrii Kostin.
Em março, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia anunciado a abertura do escritório para “investigar de maneira mais completa” os crimes de guerra cometidos pela Rússia.
“Ao contrário do regime russo criminoso, a Ucrânia não tem nada a esconder”, afirmou Kostin, prometendo que país será transparente e permitirá aos especialistas do TPI acesso a “cenas de crimes, provas e depoimentos”.
O TPI foi criado em 1998, pelo Estatuto de Roma, para punir genocídios, crimes de guerra, contra a humanidade e de agressão. Apesar das críticas de Lula, que tenta blindar Vladimir Putin dos crimes cometidos na Ucrânia, o Brasil é um dos 123 signatários do acordo, cuja adesão foi retificada em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
O TPI emitiu uma ordem de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, por suposto envolvimento em sequestro e deportação de crianças ucranianas.
Na segunda, 11, o presidente Lula criticou o TPI, afirmando que o fato de o Brasil ser signatário prejudica o país.
"Não sei se a Justiça brasileira vai prender [o Putin]. Isso quem decide é a Justiça, não é o governo, nem o Parlamento. É a Justiça que vai decidir. Eu inclusive quero estudar muito essa questão desse Tribunal Penal porque os Estados Unidos não é signatário dele. A Rússia não é signatário dele. Então eu quero saber por que o Brasil virou signatário de um tribunal que os Estados Unidos não aceita. Por que nós somos inferiores e temos de aceitar uma coisa?", disse Lula. "Eu não estou dizendo que vou sair de um tribunal. Eu só quero saber, e isso só me apareceu agora. Eu nem sabia da existência desse tribunal. Só quero saber por que que os Estados Unidos não é signatário. Por que a Índia não é signatário. Por que a China não é signatário. Por que a Rússia não é signatário. E por que o Brasil é signatário. Eu quero saber qual é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário. Só isso que eu quero saber. Me parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários. Só os bagrinhos."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2023-09-15 16:47:18Lula deveria adorar tribunais superiores ou internacionais que hoje esnoba mas usou quando conveniente, afinal uma de suas especialidades é amaciar criminosos de altos coturnos.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-09-14 14:48:51ELE TENTA TAMBÉM SE LIVRAR DE SER PRESO FUTURAMENTE.