Adriano Machado/Crusoé

Associações de jornais e de editores de revista protestam contra censura a Crusoé

15.04.19 16:56

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, 15, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revista (Aner) manifestaram seu protesto contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (foto) de censurar a reportagem de Crusoé “O amigo do amigo do meu pai”, divulgada na quinta-feira, 11. Para as entidades, a decisão configura “claramente censura, vedada pela Constituição, cujos princípios cabem ser resguardados exatamente pelo STF”.

Leia abaixo a íntegra da nota das duas entidades:

A Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) protestam contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de proibir a divulgação da reportagem ‘O amigo do amigo do meu pai’ na revista Crusoé e no site O Antagonista. A decisão configura claramente censura, vedada pela Constituição, cujos princípios cabem ser resguardados exatamente pelo STF. As entidades assinalam que a legislação brasileira prevê recursos no campo dos danos morais e do direito de resposta para quem se julgar injustamente atingido pelos meios de comunicação. A censura é inconstitucional e incompatível com os valores democráticos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

500
  1. Nenhum político de esquerda se manifestou a favor de Crusoe / antagonista .depois e Bolsonaro o repressor . Entendeu Diogo !!!

  2. Muito desalentador para o Brasíl saber que seu Órgão que deveria ser guardião da Constituição está agindo como protagonista da fragilização da nossa democracia.

  3. Para quem temia uma nova ditadura, vai ter que encarar uma 'ditatoga'. O episódio me fez lembrar Ruy Barbosa, que dizia: "a pior ditadura é a do judiciário, pois não se tem a quem recorrer." #QueremosLavaTogaJá! #DiasmaistrasnsparentesBrasil

  4. O desespero que acomete vários dos juízes do STF é típico do começo do fim. Só resta a eles agirem como ditadores, pela força.

  5. Os meios de comunicação no Brasil 'estão totalmente acorvardados', como disse o presidiário numero 13 de Curitiba, na ocasião referindo-se ao STF. Desprezo a mídia covarde! Essa notinha aí é quase ridícula, frente à afronta que estamos sofrendo inclusive como nação que necessita de informação e conhecimento. Esse mundo tá uma bosta!

    1. Acho que você deveria estar enaltecendo a coragem da Revista que, mesmo diante de ameaças tão poderosas, não se intimida.

  6. sao 17 hs e 16 minutos e ate agora a globo news nao se indignou com a censura a revista -- pelo que eu tenha acompanhado, por que sera? acho que eh porque nao foi ninguem do governo bolsonaro ,ne, se fosse ja teriam cortado o incendio da catedral de paris e entrariam no ar com a tropa de choque dos seus pseudos jornalistas metendo o pau , mas ,ah sao os capas pretas, eles tem que tomar cuidado ne,

  7. Bom momento para esclarecer tudo. Quem está com a verdade. Colocar tudo em pratos limpos. A hora é agora! Muito estranho. Senhores Senadores cadê vocês?

  8. Ditadura do Judiciário! Totalmente inconstitucional! Totalmente antidemocrático! Estão ultrapassando os limites! São os primeiros a destruírem as instituições, quando vão contra a democracia.

  9. 🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬

Mais notícias
Assine
TOPO