Às vésperas de julgamento de Bolsonaro, Moraes pode quebrar tradição no TSE
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deve indicar dois advogados que ainda não atuaram no Tribunal para ocupar a vaga que será ocupada pelo hoje ministro Sérgio Banhos, que deixa a Corte na terceira semana de maio. O movimento é considerado pouco usual por integrantes do Tribunal Superior Eleitoral. Pela tradição, a lista tríplice...
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deve indicar dois advogados que ainda não atuaram no Tribunal para ocupar a vaga que será ocupada pelo hoje ministro Sérgio Banhos, que deixa a Corte na terceira semana de maio.
O movimento é considerado pouco usual por integrantes do Tribunal Superior Eleitoral. Pela tradição, a lista tríplice destinada à advocacia é ocupada por um dos dois ministros substitutos.
Hoje, caso essa tradição fosse mantida, a lista a ser encaminhada para a escolha do substituto de Banhos teria os nomes de Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro e André Ramos Tavares. Os dois já atuaram no TSE, mas pesam contra eles algumas sinalizações em favor do ex-presidente da República.
Como não há uma regra explícita para a indicação de advogados que atuam como ministros do TSE (das sete vagas, duas são destinadas ao júri), Moraes assumiu esse processo e pretende indicar para a lista tríplice os especialistas em Direito Eleitoral Floriano Marques Neto e Fabrício Medeiros. Floriano Marques é apontado como favorito à vaga.
Como revelou Crusoé há três semanas, Moraes pretende pautar a ação que pode resultar na inelegibilidade de Jair Bolsonaro apenas após concluídas todas as substituições no TSE. Na semana passada, o ministro Kassio Nunes assumiu a função que era de Ricardo Lewandowski, que se aposentou. Marques é apontado como voto favorável à Bolsonaro nas ações de inelegibilidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fernando
2023-04-30 14:45:34Inegibilidadecde Bolsonaro junto com a desistência de Lula a reeleição , abri um caminho para um país melhor a parir de 2026
Maria
2023-04-28 17:50:07Esse ditador faz o que ele quer em qualquer lugar. Ele era arrogante até nas palestras para estudante de direito. Assisti a várias. Sujeito insuportável!!!!