Agência Brasil

“As universidades têm de produzir”, diz Bolsonaro

02.11.18 11:50

O presidente eleito Jair Bolsonaro (foto) reclamou da produtividade das universidades públicas brasileiras, que considera inchadas.
As queixas foram feitas em entrevista exclusiva para a Rede TV. 

O presidente voltou a dizer que irá “abolir” a filosofia de Paulo Freire da Educação.

“Você pega as 200 melhores universidades do mundo, o Brasil não está nesse bolo. As nossas universidades têm que produzir mais. O que falta aí? O que acontece em grande parte com a total independência dos reitores? É um inchaço de funcionários”, afirmou.

Sobre o método Paulo Freire, “não deu certo”, disse Bolsonaro. “Em 13 anos de PT, dobrou-se o gasto com educação e a qualidade diminuiu.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A IDEIA DE ABOLIR A INFLUENCIA DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA É UMA ÓTIMA. ELE FOI O RESPONSÁVEL PARA QUE OS COMUNISTAS RADICALIZASSEM ATUAÇÃO POLÍTICA NAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO, NO PRIMEIRO, SEGUNDO GRAUS E NAS UNIVERSIDADES, EM TODAS ELAS.

  2. Universidade pública tem que acabar. A sociedade contribui com o financiamento estudantil e ponto. Basta de ilhas que consomem bilhões em recursos. O Estado é ineficiente. Uma Universidade pública também, dobrando a ineficiência, já que é autônoma. Pouco importa se é um reduto de esquerdistas ou não. Isso é só a cereja do bolo.

  3. É preciso reduzir drasticamente a quantidade de come dorme que mamam e não fazem porr@ nenhuma, é o que mais tem nas universidades públicas

    1. Será que ele tem ideia do que é "aquedauar"? Realmente, falta-lhe tamanha cultura para entender o que se passa numa universidade.

  4. Reformar o sistema universitário público é a verdadeira Mãe de todas as reformas. O sistema atual é uma fábrica de militantes esquerdistas. É um ralo inútil de dinheiro público.

    1. Não foi não. presidente João Goulart que o convidou para a educação. Em 64 Freire foi preso e exilado .

  5. Acredito que a solução é concentrar os investimentos na base, sem enganações como progressão continuada, sem o principal não ser o saber e sim pontuar em rankings, onde estamos sempre mal. Convergir a educação para o início, e mudar com melhor aproveitamento das novas gerações. O ensino médio científico e profissional também deve ser visto com carinho, nesse contexto com o fator imediato contando. Ao nível superior o investimento somente no fomento a pesquisas práticas, sem prateleiras.

  6. É preciso moralizar as Universidades. Elas têm sido, em escala menor, a administração do PT. Muitos no poder tem usado a máquina universitária como se sua fosse.

  7. Salvo as exceções de praxe, as universidades federais formam militantes petistas e analfabetos funcionais, além de serem grandes sugadoras de dinheiro público! Nelas, existem castas de privilegiados e vagabundos.

  8. Bolsonaro precisa entender que não dá para começar do zero! Tem que chamar gente competente nessa área tb e parar de falar no Paulo Freire! Gd parte do eleitorado da esq está na universidade e não dá para "eliminar" isso. Tem que trabalhar com o que tem mesmo. Ser mais criterioso com a verba pública e privilegiar a produção científica que pode gerar resultados é um caminho. Para isso tem Schwartzman, tem Claudio Moura Castro e João Batista Araújo e Oliveira...

  9. Desculpem-me por tanta repetição e o quanto de mesmice venho postando aqui, mas... de tão feliz e apalermado com tanta inteligência e argúcia, demonstradas até aqui, pelo até pouco tempo aparentemente tosco Capitão, ao ve-lo marcar tanto gol de placa, ainda não consigo articular nada mais expressivo do que.... BOOOOOOOORA!!!!!!!!

  10. A USP gasta 103% do orçamento com folha pagamento. Uma quantidade enorme de vagabundos, que aposentados continuam mamando. Um presente do bandido de nove dedos.

  11. O problema das universidades não pedagógico e sim falta de investimento em ciência básica e falta de marco regulatório entre universidades e empresas privadas e publicas no trato da ciência aplicada.

  12. As universidades e seus respectivos reitores tem que passar por uma vasta limpeza geral. Não podem ser locais aparelhados como o pt fez. São locais de aprendizagem e não de doutrinação. Quer discutir política, doutrinação, etc. procurem locais próprios, mas deixem os universitários em paz.

  13. A USP deveria se chamar Universidade Mussum, pois só produz "Canabis". Não que o saudoso humorista fosse usuário de tal, apenas alusão a sua fonética.

  14. Como professor universitário, posso asseverar que as universidades federais brasileiras são CHUPINS DE DINHEIRO PÚBLICO!

  15. Se o povo brasileiro desejar que as universidades públicas produzam com mais eficiência e relevância, então que aprovem o fim da lei 8.666, e permitam que as compras sejam realizadas diretamente pelos coordenadores de laboratório e/ou de projetos de pesquisa! Que haja uma auditoria in loco e um sistema de controle de pesquisa como o do CNPq! Pesquisa precisa ser realizada diariamente e indefinidamente, senão não é pesquisa! Que os assistentes assistam aos adjuntos, e estes aos associados e aos..

  16. Eu sou a favor da pesquisa institucional, que gere patentes, como meio de progressão e promoção de carreira! Eu, por exemplo, prefiro o desenvolvimento de um produto/sistema, o que leva mais tempo, mas ao final agrega valor ao PIB. E não ficar produzindo papel para prateleira, com o intuito maior de progressão/promoção da carreira! O processo atual de promoção/progressão de carreira está nos levando ao individualismo e à concorrência predatória!

  17. Sou professor do curso de engenharia aeroespacial da UFMG e coordeno o laboratório de aerodinâmica experimental! Como eu o administro tecnicamente? Através de parcerias internas, com outros departamentos; através de projetos de pesquisa; através de doações de emoresas, como por exemplo a IFM TECHNOLOGIES; através de pedidos de compras pelo departamento; incluindo alunos para estágios obrigatórios, iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, alunos declaração mestrado e doutorado!

  18. Interessante que das 20 melhores Universidades do MUNDO, 16 são Americanas, segundo o Shanghai Jiao Tong University’s Institute of Higher Education. Só faço uma correção pois a USP aparece entre as top 200, mas isso não muda o teor da matéria. Somos um lixo em matéria de educação e o pior: PIORANDO ano a ano!

  19. Ambiente dominado pelo pior da esquerda. Tem que limpar. Mas com a estabilidade dos funcionários públicos é complicado. O sujeito passa num concurso e vira rei. Só sai quando morre!

    1. Os funças estão todos desesperados. Porto Alegre, a Funçolândia, vai virar mar, só com o choro e o ranger de dentes

  20. Qualquer faculdade, seja particular, e principalmente pública, quando chega a parte de Ciências Sociais, é uma verdadeira Sodoma e Gomorra. boca de fumo e o escambal.

  21. A questão das universidades requer inteligência e não enfrentamento. Ideis de como fazer em http://segundasfilosoficas.org/sem-categoria/um-novo-espirito-do-tempo/

  22. A questão das universidades requer inteligência e não enfrentamento. Ideias de como fazer em http://segundasfilosoficas.org/sem-categoria/um-novo-espirito-do-tempo/

  23. Nossas Universidades sao pessimas.Temos funcionarios publicos e nao professores.Fazem greves,nao produzem nada de cientifico e nao cumprem horario.Nivel cultural baixisimo.Os estudantes da USP,Mackenzie,Unicamp etc.riquinhos,burros,baderneiros-pixam e depredam a propria e saem pessimos profissionais.A culpa eh do TSE que proibe o debate!Agora com o VEXAME do STF decidindo com as passagens no bolso,tudo estara resolvido!O campus da droga,maconha sera fabrica de Premio Nobel e Cientistas inovador

  24. Perfeito! Ele precisa escolher um excelente MINISTRO da Educação! Acabar com essa doutrinação e patrulhamento nas universidades.

    1. Exemplo disso: ITA + IFI/CTA + EMBRAER + empresas satélites = sinergia que se traduz em um setor de nossa indústria de ponta, agregando valor e trazendo divisas para as exportações brasileiras.

  25. As universidades públicas precisam iniciar parcerias com a indústria e focar em coisas úteis, que dêem retorno financeiro. Financiamento estatal, somente em ciência básica, mas com forte cobrança de resultados.

    1. perfeito! estimular a pesquisa nas universidades federais será um caminho para a melhoria de nossas industrias

  26. Infelizmente produzem muito pouco Tem evoluir muito ,e todos os estudantes que formarem em universidades públicas teriam que devolver algo em troca para sociedade

  27. Na minha opinião, direcionar 90% para ensino fundamental. Universidade que se vê autônoma, tem que produzir, cobrar para sobreviver, com isso, só as boas sobreviverão. O que for lixo, que se lasque.

    1. Também acho. Fala-se tanto na “autonomia universitária” e o que se viu nos últimos anos foi um show de horrores. A USP caiu 100 posições no ranking global por pura estagnação. A UFRJ dirigida por psolistas permite o patrimônio ser literalmente queimado. Sejam autônomas de verdade, parem de morcegar o governo e achem recursos na iniciativa privada, que só vai pagar o que tiver retorno!

    2. Participantes do bolsa família geradores de filhos deveriam ter como condição de participar do programa que seus filhos fiquem em escola de turno integral para terem condição de um dia sair do programa. O bolsa família só vai mostrar a que veio qd começar a ter menos inscritos.

  28. Muito mais do que produzir tais professores tem que perder essa estabilidade caso fiquem acomodados. Tem uma fila enorme de profissionais para o lugar desses que se acomodaram. Alguns só ficam lá "panfletando" e ensinando ideologia e tudo isso pago com nosso $$.

  29. Meteu o dedo na ferida. Ali pouco se ensina, pouco se aprende e muito se gasta. Fábrica de desempregado, que vira 'intelectual' ou ativista dos direitos humanos em busca de uma boquinha no governo. Na melhor das hipóteses, fábrica de mão de obra improdutiva.

    1. Tudo de acordo com o pensamento de Gramsci, aquele grande FDP. Estava tudo indo por água abaixo até que nós, o povo, por intermédio de BOLSONARO déssemos fim à era petista. Graças a Deus!

  30. A educação, em todos os níveis, piorou muito! Muitos alunos do ensino medio, além de não saber escrever, não são capazes de calcular uma regra de três, porcentagem... a preocupação maior foi implementar a ideologia político partidária, preocupação com ideologia de gênero, etc Quando o futuro governo estabelecer novas diretrizes e direcionar os recursos do crédito educativo para áreas que o Brasil tem necessidades prementes e sem Distinção de cor, raça e credo...

  31. Concordo com tudo o que foi dito sobre a improdutividade das universidades, mas o que uma filosofia e o pior, a sua proibição, tem a ver com isso? É, com todo o respeito, simplismo demais para diagnóstico e ataque corretos ao problema.

Mais notícias
Assine agora
TOPO