Reprodução

As regras do debate de Trump e Biden

23.06.24 12:01

Depois de quase quatro anos, Joe Biden e Donald Trump se reencontrarão nesta quinta-feira, 27, em um primeiro debate das eleições de 2024. Quatro anos após protagonizarem uma série de confusos debates, ambos retornam frente a frente para um encontro informal – já que ambos não foram oficializados pelas convenções de seus partidos.

Desta vez, no entanto, ambos acertaram regras diferentes das oficiais para o debate, que deve torná-lo mais dinâmico e menos propenso a interrupções. A primeira regra do debate, que ocorrerá na sede da CNN em Atlanta, é que o microfone de um permanecerá desligado durante a fala do outro. Isso deve impedir cenas como nas vistas em 2020, quando os três debates acabaram prejudicados pelas interrupções de Trump – às vezes, até sobre o moderador.

O objetivo é evitar uma troca de ofensas como no primeiro debate de 2020, quando Biden perdeu a cabeça e pediu: “Você não calar a boca, cara?”

 

 

Nenhum dos dois terá espaço para suas considerações iniciais – ambos terão dois minutos contados para responder suas questões, com um minuto para réplicas e tréplicas. Luzes vermelhas piscarão faltando cinco segundos e ficarão acesas quando o tempo acabar – onde os microfones serão cortados. Haverá dois intervalos, mas nada de assessores circulando no palco neste meio tempo, como é comum em debates aqui e lá.

Para se preparar para as regras espartanas do debate, ambos têm se preparado de maneira completamente distinta. Biden se cercou de assessores e tem ensaiado o debate, como manda a cartilha dos candidatos americanos. Trump se reuniu uma única vez e tem preferido conversas informais com assessores.

Mas o que se pode esperar é que a antipatia de um contra o outro será visível nos primeiros minutos de debate. Trump, 77, atacará os 81 anos de Biden (ambos são os presidentes americanos mais velhos da história). E Biden não perderá tempo em reafirmar que o republicano é um projeto de ditador.

 

Leia mais em Crusoé: Sem terceira via no debate americano

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tomara que se iluminem as mentes dos nossos irmãos norte-americanos contra o celerado fora da lei, o demente corrupto profissional agente-laranja!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO