Reprodução

As pistas deixadas pelos aviões iranianos na Venezuela

22.06.21 09:02

Aviões do Irã são flagrados com frequência no site FlightRadar24 com destino à Venezuela. Como os dois países são ditaduras militarizadas, descobrir o que vai dentro dessas aeronaves não é fácil. Mas pistas podem ser obtidas olhando em quais aeroportos os aviões descem e em qual data.

No ano passado, aviões iranianos aterrissaram na cidade de Punto Fijo. Como ali perto fica a refinaria de Amuay, o mais provável é que os iranianos estavam ajudando reativar a indústria de petróleo da Venezuela, prestando assistência técnica.

Neste domingo, 20, um avião de carga da companhia Fars Air Qeshm, ligada à Guarda Revolucionária do Irã, decolou de Teerã a caminho da Venezuela.

Como o avião desceu na Base Aérea El Libertador, a menos de duas horas de Caracas, a suspeita é que o voo esteja ligado ao desenvolvimento de aeronaves de treinamento e de drones.

Nessa base aérea há um hangar da estatal Empresa Aeronáutica Nacional, a Eansa. Lá, estão estão sendo fabricados os aviões de treinamento Simón Bolívar 100 e Simón Bolívar 200, ambos baseados em modelos iranianos. A fábrica foi inaugurada pelo ditador Nicolás Maduro (foto) no final do ano passado.

Além do lugar onde o avião cargueiro desceu, outra pista está na data. Em 24 de julho, a Venezuela realiza um desfile militar para comemorar o dia de sua independência.

O projeto de aviões de treinamento não é novo, e responde a um pedido feito pela Academia Militar Bolivariana da Venezuela. Talvez os venezuelanos queiram aprimorar o avião para exibi-lo no desfile do dia 24, mas não há como ter certeza. Provavelmente, conheceremos no desfile o que foi que os iranianos entregaram“, diz o analista militar venezuelano-argentino Andrei Serbin Pont, da consultoria Cries, em Buenos Aires.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Querem realmente saber o que tem dentro dos aviões? Leiam o livro Chavez o espectro. E surpreendam-se com o que irão encontrar. Fica a dica. Tem até general desses que andam com o Boso envolvido.

  2. Mais um trabalho jornalístico do mais alto nível, capaz de determinar o que aviões iranianos levavam para a Venezuela com base no aeroporto em que pousaram e o que se encontra nos arredores. Obs. 1: qualquer ditadura é militarizada. Obs. 2: nem todo governo militarizado é um ditadura, vide EUA onde mais de 40% dos cargos de alto nível são ocupados por militares ou ex-militares.

  3. Os esquerdopatas do foro de São Paulo e a ratazana Mor Lula ladrão, os quais defendem o regime de maduro deveriam morar lá, os aeroportos estão de portas abertas, nós, conservadores liberais não podemos desistir de curar o câncer chamado de PT, MST e FHC.

    1. Não joguemos o bebê com a água do banho.... FHC gostemos ou não foi o responsável pelo Plano Real.

    2. Verdade PB. Pior. Bozo é uma mistura de Chavez com os Aiatolás. Alguma coisa como Bolivarioatolismo. No fim, a gente que que perdoar o Bozista por trás da Inês: ele não tem neurônios!

    3. Coitada, ainda não percebeu que o Bozo é o novo Hugo Chaves tupiniquim.

  4. Governos militarizados e governos teocrático não são diferentes em sua essência. Este é o sonho do Bozo: transformar o Brasil em uma teocracia militarizada, tendo como aiatolás os bispos corruptos que conhecemos tão bem.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO