Aras pede arquivamento de inquérito contra Bolsonaro por vazamento
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), defendeu nesta quinta-feira, 17, o arquivamento do inquérito aberto para investigar o presidente Jair Bolsonaro por suposto vazamento de dados sigilosos de uma investigação envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral. O PGR discordou da Polícia Federal e afirmou que o inquérito divulgado por Bolsonaro durante uma live nas redes...
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), defendeu nesta quinta-feira, 17, o arquivamento do inquérito aberto para investigar o presidente Jair Bolsonaro por suposto vazamento de dados sigilosos de uma investigação envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral.
O PGR discordou da Polícia Federal e afirmou que o inquérito divulgado por Bolsonaro durante uma live nas redes sociais, em agosto do ano passado, sobre um ataque cibernético ao sistema interno do TSE, em 2018, não estava coberto por sigilo. A investigação tramita no Supremo Tribunal Federal, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
No início deste mês, a delegada Denisse Ribeiro afirmou em seu relatório conclusivo que Bolsonaro, o deputado Filipe Barros, do PSL do Paraná, e o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente, praticaram o crime de violação de sigilo funcional, que consiste em "revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação".
Bolsonaro chegou a ser intimado a depor sobre o vazamento, mas se negou a prestar esclarecimentos. A delegada frisou que, durante a apuração, a PF adotou medidas como a tomada de depoimentos de todos os envolvidos no caso, à exceção de Bolsonaro, a análise correcional do inquérito policial divulgado e dos demais atos de investigação e a transcrição fonográfica da live presidencial.
Para a PF, ficou comprovado que Bolsonaro e Filipe Barros sabiam que o inquérito divulgado não apontava qualquer indício de que o ataque hacker ao TSE resultou em "fraudes em eleições". Ainda assim, os dois atuaram para levar "a população a erro quanto à lisura do sistema de votação e à correção dos atos dos agentes públicos envolvidos no processo".
Além disso, a Polícia Federal pontuou que, à época, havia medidas investigativas sigilosas em andamento e "que não deveriam ter sido publicizadas a particulares, pois estavam relacionadas à apuração em curso".
Segundo Aras, nenhuma autoridade havia decretado o sigilo do inquérito divulgado por Bolsonaro e, por mais que o presidente tenha distorcido as informações daquela investigação para colocar em xeque a credibilidade das urnas eletrônicas, "não há como atribuir aos investigados nem a prática do crime de divulgação de segredo nem o de violação de sigilo funcional".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José geraldo
2022-02-18 20:18:50Aras..."não há como atribuir aos investigados nem a prática do crime de divulgação de segredo nem o de violação de sigilo funcional"...guardadas as suas conveniências, esse Aras e bom mesmo em!!!
MARCOS
2022-02-18 14:34:05ALGUÉM DE BOM SENSO DUVIDARIA DESSA RESPOSTA? NÃO. O AGU É ELE.
Paulo
2022-02-18 10:23:15O facies de \lambroso perde de longe para o Aras, filhote de Roque Aras traiçoeiro de Chico Pinto, e por aí vai a delinquencia. Tem mais o bastardo tem nome Augusto, um nome consagrada na Grécia .
AMAURY FEITOSA
2022-02-18 10:03:35um fato tão estúpido sequer deveria ir à PGR .. mas o que se fará com o ministro Fachin que publicamente em cadeia de TV nacional disse alto e em bom tom que O TSE JÁ PODE ESTAR SOB ATAQUE DE HACKERS? por que de forma apressada e a meu ver atabalhoada não vacilou foi claríssimo falou algo que não é nenhuma novidade para ninguém e constrangeu a todos? apagar logins de criminosos "por engano" nem o Zé Dirceu acredita .. queiram ou não haja o que houver a eleição de outubro já está sob suspeita.
MARCIO
2022-02-18 09:30:55Atitude óbvia
Marcello
2022-02-17 22:49:16Para o que gastar dinheiro do contribuinte pagando PGR? Com certeza, há muitas formas de usar melhor!
Nyco
2022-02-17 21:56:03Parabéns Dr. Augusto Aras, essa era mais uma mina terrestre plantada pelo xandão. Agora precisamos saber, como e porquê, o xandão quebrou, clandestinamente, o sigilo telefônico do ajudante de ordens do PR., obtendo acesso ilegal a dados ultrassecretos da agenda presidencial, isso é gravíssimo, isso envolve segredo de Estado e soberania nacional. __ Meus deuses, ... esse STF não produz mais nada a não ser essa pauta única de tentar derrubar um PR., eleito democraticamente pelo povo.
Jan
2022-02-17 21:38:57Taí...cinismo pouco é bobagem. E o sujeito nem fica vermelho...
Sillvia2
2022-02-17 21:38:39Sempre pronto e fiel no cumprimento do contrato avençado com Bozonaro. Nenhuma novidade em pauta…
Jose
2022-02-17 21:31:00Cara de pau, vergonha para os advogados, devia ser expulso. Lesa Pátria.