Adriano Machado/Crusoé

Aras diz que é ‘tecnicamente impossível’ MP fazer devassa com dados do Coaf

18.11.19 17:48

Em manifestação enviada nesta segunda-feira, 18, ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o procurador-geral da República, Augusto Aras, (foto) afirmou que é “tecnicamente impossível” o Ministério Público realizar qualquer tipo de “devassa” em movimentações bancárias a partir do compartilhamento de informações com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, que passou a se chamar Unidade de Inteligência Financeira neste ano.

Aras reforçou que o compartilhamento de dados entre a UIF e o Ministério Público segue padrões rigorosos de segurança, só permite acesso a movimentações consideradas atípicas e não permite “direcionamento arbitrário de informações financeiras”.

A manifestação foi uma resposta ao presidente da corte no processo em que o STF irá julgar a necessidade de autorização judicial para o compartilhamento de informações entre órgãos de inteligência, como a Receita e a UIF, e os de investigação, como o Ministério Público e a Polícia Federal.

Na manifestação, o procurador-geral detalhou a dinâmica do compartilhamento de informações e explicou que os procuradores precisam se cadastrar e pedir especificamente acesso a um relatório de inteligência financeira produzido pela UIF. A partir daí, apenas o procurador responsável por aquela investigação pode acessar o relatório, que é sigiloso.

Nos últimos três anos, segundo a Procuradoria-Geral da República, foram recebidos pelo Ministério Público em todo o país 972 Relatórios de Inteligência Financeira. A decisão de Toffoli de interromper inquéritos com dados compartilhados sem autorização judicial até os ministros do Supremo analisarem a questão afetou 935 investigações, segundo levantamento divulgado hoje pelo Ministério Público Federal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse acha que todo mundo é trouxa se é impossível fazer devassa para que existe? Só se for para usar no futuro como massa de manobra, sabe como é não é?

  2. Tem que ter “Culhão” e cumprir o seu papel... Pedir o cumprimento da lei de Abuso de autoridade : pedir a exclusão do Ministro do STF. E, sua prisão! Simples “senhor” PGR. Seria a única maneira de iniciarmos um Muda Brasil! Simples... apareceu de graça a oportunidade.

  3. Os parlamentares precisam pensar mecanismos que impeçam que interesses espúrios ou mesno mera ignorância travem o regular andamento da atuação dos órgãos de controle.

  4. O cara está preocupado com a divulgação de seu saldo bancário e não vê nada demais em sair dirigindo uma Ferrari quando sua capacidade econômica seria no máximo para a ostentação de um Fiat 147 usado. Onde está a lógica disso?

  5. Esse jogador Aras tá se escondendo atrás da marcação, o objetivo dele é derrubar o técnico. É! acho que não foi uma boa contratação.

  6. E o Toffoli vai sair impune de mais essa tramóia? Fosse o Bolsonaro que tivesse feito algo semelhante, e a mídia estaria fazendo o maior escarsel e o supremo também! Mas como é mais um ato ditatorial Toffoliano , a impunidade continua !!

  7. Afinal de onde ele tirou esta brilhante conclusão ? Desde quando e impossível ? Patético e ridículo, além de inaceitável, ninguém merece uma retórica desta atenta contra inteligência alheia ,não e verdade ? Pobre Brasil

  8. Em 2017 plenario do STF decidiu por 9 a 2 por admissibilidade de Coaf fornecer informações ao MPF, desde que órgão fornecedor e recebedor mantivessem o sigilo. MP do Rio nao seguiu e repassou pra Globo

  9. sempre esse cara atrapalhando as investigações de bandidos, precisamos nos levantar contra esse sujeito nocivo e pernóstico

  10. No Brasil, a desconfiança impera. Tomara que as explicações do PGR, tido como um petista, não sejam um combinado com Toffoli, sabidamente um petista. Espero que o Plenário do STF derrube as ordens de Toffoli, que as investigações sejam retomadas e as informações compartilhadas entre os órgãos competentes. Em tempo: informações estas sobre quaisquer empresas ou pessoas, até as do mais alto escalão. Abaixo a corrupção!

  11. até quando vamos aceitar esse bandido do Dias Toffoli beneficiar os bandidos desse país e interromper investigação contra o crime organizado só para beneficiar sua mulher e a mulher de Gilmar Mendes.

    1. Com toda certeza a razão é a "expressão" "'extremamente reveladora"'......

  12. Os dois são petistas, será que procede? Toffoli quer acabar com a Lava Jato, apoia a corrupção , não resta dúvida por suas ações. Em um país sério pelos crimes q já cometeu deixaria o cargo. Um ditador !!

  13. A verdade nua e crua é que talvez o amigo do amigo do meu pai e mais Gilmar Mendes tenham medo é de serem investigados , o Brasil precisa urgentemente passar por mudanças onde servidores públicos principalmente do alto escalão possam ser investigados normalmente ou até mais pois são os únicos que não sofrem com crises nem medo de desemprego e ganham muito acima da média Mundial , o mínimo que se espera é idoneidade.

  14. Não sei não.... isso mais parece conversa combinada com outros objetivos facilmente dedutíveis.... São ambos da mesma espúria e torpe "escola petralha do crime".... o que é decididamente uma tenebrosa referência!!!

  15. Parece que estamos num circo assistindo a brincadeira de dois palhaço. Os donos do STF e o Aras pensam que o Brasil é habitado por idiotas onde eles podem fazer o que querem.

  16. Ministério Publico não deve dar informações ao ministro Toffoli que só tem dificultado o combate a Lavagem de dinheiro e Corrupção.

  17. O stf comandado pela figura de Dias Toffoli agora manda,desmanda e faz o que quer e bem entende nesta nação?Basta! #ForaToffoli

  18. Quem e como frear atitudes do STF chamadas Inconstitucionais. Se é DITADURA que faça o executivo. Sera é conversa pra "boi dormir"?

Mais notícias
Assine agora
TOPO