Após suspensão de investigação contra Guedes, MPF fala em ‘investimentos suspeitíssimos’
Após a decisão do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de suspender as investigações contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, procuradores que integram a força-tarefa da Operação Greenfield enviaram nesta segunda-feira, 17, um ofício ao magistrado. No documento, eles esclareceram informações relacionadas a dois procedimentos de investigação criminal envolvendo o...
Após a decisão do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de suspender as investigações contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, procuradores que integram a força-tarefa da Operação Greenfield enviaram nesta segunda-feira, 17, um ofício ao magistrado. No documento, eles esclareceram informações relacionadas a dois procedimentos de investigação criminal envolvendo o chefe da economia.
No habeas corpus da última sexta-feira, o desembargador Ney Bello suspendeu o andamento das apurações por 40 dias. Guedes é investigado em um caso que envolve a suposta gestão temerária e fraudulenta com recursos de fundos de pensão.
Ao pedir a suspensão da apuração, advogados de Paulo Guedes argumentaram que a Comissão de Valores Mobiliários concluiu não haver irregularidades na administração dos fundos de investimento sob responsabilidade, entre outras pessoas, de Guedes.
Os procuradores explicaram, entretanto, que a CVM não examinou o mérito dos casos. “A CVM, em resposta, ao contrário do que parece sugerir o impetrante, não realizou qualquer exame perfunctório sobre o mérito dos dois casos, mas, simplesmente, negou-se a abrir procedimento para apurar o caso, realizando juízo preliminar e superficial”, diz a Greenfield.
“Dessa forma, o esforço de Paulo Guedes para arquivar a investigação sobre o investimento suspeitíssimo na empresa Enesa Participações S.A. deve ser entendido como uma tentativa de colocar para ‘debaixo do tapete’ um dano – possivelmente criminal – multimilionário, que hoje contribui para a situação delicada por que passam os maiores fundos de pensão do país”, sustentam os procuradores.
Ao prestar depoimento por escrito no fim de julho, Paulo Guedes afirmou aos procuradores da força-tarefa da Greenfield que deu lucro aos fundos de pensão por meio de suas empresas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
DAISY
2020-08-20 14:55:06Fica parecendo que o desembargador analisou o caso com a mesma "timidez" da CVM. Para um Governo que se elegeu prometendo combate a corrupção, até Paulo Guedes decepciona.
Carlos
2020-08-19 22:17:58A esquerda poderia estar usando e abusando desse caso e tirar proveito da situação. Estranhamente está quietinha e, que eu saiba, não fez nenhum comentário a respeito! Parece até que está com medo do que o Sr Guedes possa falar, se apertarem o calo dele...
Bruno
2020-08-19 08:38:40Paulo Guedes, dono do Banco Pactual, depois BTG Pactual. Dono de fundo de investimento que recebeu cerca de 1 bilhão dos fundos de pensão. O fundo de investimento aplicou o dinheiro na compra de ações de empresa controlada pelo Paulo Guedes. Essa empresa aplicou o dinheiro na compra de ações de outra empresa controlada pelo Paulo Guedes. Tudo normal, investigar para que?
SUZETE
2020-08-18 15:38:30Olha eu trabalho em um RPPS. E investimentos perigosos ou incorretos, significam tirar o dinheiro e o futuro de cada servidor que contribui mensalmente com 14% de seus proventos. É assaltar o servidor e o público em geral. Que essas investigações sejam muito bem feitas. É mais um motivo de insatisfação com relação a esse governo. A CVM realmente não investiga como um MP ou PF.
Eduardo
2020-08-18 14:23:01Guedes é um excelente ministro da economia. Que tal deixá-lo trabalhar?
Sergio
2020-08-18 06:24:10esta revista esta cada vez mais mostrando para que veio...serei mais um a deixar de ser assinante
Lucia
2020-08-18 00:24:26Fundos de pensão são especialidade do PT, perguntem aos aposentados da Petrobras, Postalis, e outros...
PAULO
2020-08-17 23:43:13Se fosse verídico a ESQUERDA estaria berrando enlouquecida. Em 2012, relembro que foram achadas perdidas, centenas de obras de arte, que a mais de um século “frequentavam” o Palácio do Planalto. Nuestra esquerda se olvidou ! Se existissem provas reais contra Guedes, o planeta saberia.
Sillvia2
2020-08-17 20:15:56Para os poderosos sob suspeição, decisões judiciais generosas é a regra...
Marcos
2020-08-17 19:46:08Não podemos encobrir malfeitos, doa a quem doer. Eu avisei que o próximo a cair seria o Paulo Guedes.