Crusoé
06.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Após reportagem, 'marqueteiro' de Pazuello ameaça repórter de Crusoé

Em sua última edição semanal, Crusoé publicou uma reportagem sobre o publicitário Marcos Marques (foto), que se apresenta como Markinhos Show, escolhido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para coordenar a estratégia de comunicação da pasta durante a pandemia de Covid-19. O texto, assinado pelo repórter André Spigariol, explica como, pelas mãos de Pazuello, Markinhos...

Crusoe
Redação Crusoé
5 minutos de leitura 31.01.2021 11:41 comentários 10
Após reportagem, 'marqueteiro' de Pazuello ameaça repórter de Crusoé
Markinhos Marques
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Em sua última edição semanal, Crusoé publicou uma reportagem sobre o publicitário Marcos Marques (foto), que se apresenta como Markinhos Show, escolhido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para coordenar a estratégia de comunicação da pasta durante a pandemia de Covid-19.

O texto, assinado pelo repórter André Spigariol, explica como, pelas mãos de Pazuello, Markinhos Show ascendeu repentinamente na carreira, e logo na gestão da maior crise sanitária vivida pelo país nos últimos cem anos.

Até então, ele fazia campanhas eleitorais de políticos de cidades do interior e seu cargo público mais alto havia sido o de secretário de comunicação de Roraima.

A reportagem também traça o perfil do marqueteiro, que se diz hipnólogo, palestrante motivacional, vende máscaras na internet e, com frequência, desliza no português em seus posts.

Trata-se de um trabalho jornalístico relevante e necessário: levar aos leitores informações sobre o profissional encarregado, à custa de dinheiro público, da condução da política mambembe de comunicação do ministério que, sabidamente, vem falhando no combate à pandemia no país.

Ocorre que, após a publicação do texto, Markinhos Show passou a assediar e ameaçar o repórter de Crusoé, por meio de mensagens diretas e de publicações em suas redes sociais.

“Irei levantar informações a seu respeito para uma matéria que estou fazendo sobre jornalismo de ataque. Irei escrever do mesmo formato (sic) que vc me atacou. Sucesso e paz! Boa noite”, escreveu o marqueteiro em mensagem enviada por WhatsApp ao repórter.

Em outra mensagem, ele ameaçou: “Irei postar toda a nossa conversa na íntegra e provar como vc promove a desinformação”. As mensagens a que o marqueteiro se refere são as que foram trocadas entre ele e o repórter durante a apuração – como é comum no processo de elaboração de reportagens como essa, ele foi procurado por Spigariol.

No Twitter, o marqueteiro publicou uma foto do jornalista e escreveu: “Pois é! Se tivesse ruim o meu trabalho ninguém estaria atrás de escrever a meu respeito. Como esse pobre assalariado infeliz”.

Não se sabe por quais meios, mas Markinhos Show cumpriu a promessa de buscar informações sobre o repórter – inclusive sobre sua vida privada. Neste sábado, 30, o marqueteiro publicou um novo texto, desta vez no Facebook, com o resultado da tal pesquisa que fez sobre o repórter. O post ataca Spigariol e lista informações particulares da vida dele.

“Estou aguardando a resposta do JORNALEIRO André Spigariol que fez um ataque covarde contra a minha pessoa. Solicitei informações (ele não diz a quem) a respeito do dito cujo que desqualificou o meu currículo e minha vida. Segue (sic) abaixo as perguntas”, escreveu Markinhos Show. Na sequência, dirigindo-se a Spigariol, ele faz indagações sobre relações trabalhistas antigas do jornalista, sobre sua passagem por instituições de ensino (“Como foi a sua passagem pela Fundação Instituto de Educação de Barueri? Sempre você foi um aluno exemplar?”) e até sobre a sua experiência como bolsista no Chile.

Como se não houvesse tarefas mais importantes neste momento no Ministério da Saúde, e exibindo completo desconhecimento sobre a função do jornalismo – a partir do momento em que assumiu a missão a convite de Pazuello, o marqueteiro e o seu trabalho estão, por óbvio, sujeitos ao escrutínio da imprensa livre –, Markinhos Show se dedica a atacar e assediar um jornalista que nada fez além de cumprir com o papel de apurar e levar informação a seus leitores.

É mais uma evidência de que, no ministério que ele integra, sob o comando do general, as prioridades parecem passar longe do necessário combate a uma doença que já matou mais de 220 mil brasileiros.

Para além de se dedicar a pesquisar a vida do repórter, ao desfazer dele como “pobre assalariado infeliz”, o marqueteiro ainda mostra seu apreço por quem trabalha honestamente.

O levantamento sobre o jornalista contém informações que podem ser facilmente acessadas por meio de serviços de busca pela internet, como o Google, mas traz outras que não estão disponíveis em fontes abertas. Markinhos Show não esclarece como as obteve nem diz quem o ajudou a obtê-las.

Crusoé perguntou ao Ministério da Saúde e ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – ao qual está vinculada a Abin, o serviço de inteligência oficial – se Markinhos Show utilizou a estrutura do governo para escarafunchar a vida do repórter. Até o momento, não houve resposta.

Diários

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Redação Crusoé Visualizar

"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

Redação Crusoé Visualizar

Congresso aprovou mais de 560 projetos em 2025, mas evitou reformas

Redação Crusoé Visualizar

Estatal iraniana anuncia recompensa por pilotos de caça abatido

Redação Crusoé Visualizar

Onde foi parar o extremista que zombou de mulher sequestrada

Redação Crusoé Visualizar

O Botafogo vendeu a alma

Rodolfo Borges Visualizar

Mais Lidas

A Doutrina Delcy

A Doutrina Delcy

Visualizar notícia
A perplexidade é só o começo

A perplexidade é só o começo

Visualizar notícia
Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Visualizar notícia
Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Visualizar notícia
Esquerda histérica contra Tabata Amaral

Esquerda histérica contra Tabata Amaral

Visualizar notícia
Ex-assessor de Trump posta "último retrato de Xandão antes da prisão"

Ex-assessor de Trump posta "último retrato de Xandão antes da prisão"

Visualizar notícia
O Botafogo vendeu a alma

O Botafogo vendeu a alma

Visualizar notícia
O maior do Congresso

O maior do Congresso

Visualizar notícia
O trunfo de Kiev

O trunfo de Kiev

Visualizar notícia
Onde foi parar o extremista que zombou de mulher sequestrada

Onde foi parar o extremista que zombou de mulher sequestrada

Visualizar notícia
< Notícia Anterior

Hamas é obstáculo para vacinação de palestinos na Faixa de Gaza

31.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Após debandada, Lava Jato de SP está há quatro meses sem reforço

31.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

CLAUDIO

2021-02-01 13:03:42

Qual é o curriculum deste ordinário ?! Qual é sua formação ?! Impressionante como se intimidam jornalistas neste país. Queremos saber mais afinal estes canalhas e que ficam com nossa grana .fazendo o que bem entendem sem nos dar satisfação. Não quero pagar meus impostos para ter isso como retorno ... chega estamos envergonhados do país que temos...


ÉLIDE

2021-02-01 11:35:18

Como alguém que usa um pseudônimo tão pretensioso e rastaquera, que mal sabe redigir uma mensagem, chega a um poder como " comunicação "? Só pode ser pq se presta a certos servicinhos lamentáveis. Quem.nao tem competencia, nem qualificação, só sobe pisando nos outros , mas se abaixando para ser montado por interesses questionáveis.


José

2021-02-01 11:21:45

Porque não fazem reportagem sobre os marqueteiros do lulla, criar notícia fake


Osmar

2021-02-01 11:10:44

Acho justo que a vida pregressa de quem comenta , também tenha a sua comentada !!! Daí, pode-se coibir as fontes de recursos de blogs patrocinador, de palestristas altamente remunerados com recursos públicos, e mesmo estes marqueteiro em forma de penduricalhos em órgãos públicos.


Nelma

2021-02-01 10:56:56

É um lixo analfabeto e bandido.


Sérgio

2021-02-01 10:18:01

MORO em 2022 !!!


JULIANO

2021-02-01 08:56:13

Passamos por período complicado....Se tivesse mais aprovação e um pouco mais de controle político, Bolsonaro já teria "caçado" as autorizações da Crusué e talvez até de outros grandes veículos de mídia.


SANDRA

2021-02-01 08:32:15

Isso eh gravíssimo.


Sergio Roberto de Oliveira

2021-02-01 08:14:58

Até agora o Pazzuelo deu show de incompetência, seja na questão comportamental, seja no tocante à logística. Se tem um marqueteiro por trás disso tudo, é dos bem mambembe. A Crusoé já deu visibilidade que chegue a esse sujeito. É hora de relegá-lo ao esquecimento.


Aparecida

2021-02-01 07:42:06

Virou um circo, os palhaços somos nós que pagamos as contas.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

CLAUDIO

2021-02-01 13:03:42

Qual é o curriculum deste ordinário ?! Qual é sua formação ?! Impressionante como se intimidam jornalistas neste país. Queremos saber mais afinal estes canalhas e que ficam com nossa grana .fazendo o que bem entendem sem nos dar satisfação. Não quero pagar meus impostos para ter isso como retorno ... chega estamos envergonhados do país que temos...


ÉLIDE

2021-02-01 11:35:18

Como alguém que usa um pseudônimo tão pretensioso e rastaquera, que mal sabe redigir uma mensagem, chega a um poder como " comunicação "? Só pode ser pq se presta a certos servicinhos lamentáveis. Quem.nao tem competencia, nem qualificação, só sobe pisando nos outros , mas se abaixando para ser montado por interesses questionáveis.


José

2021-02-01 11:21:45

Porque não fazem reportagem sobre os marqueteiros do lulla, criar notícia fake


Osmar

2021-02-01 11:10:44

Acho justo que a vida pregressa de quem comenta , também tenha a sua comentada !!! Daí, pode-se coibir as fontes de recursos de blogs patrocinador, de palestristas altamente remunerados com recursos públicos, e mesmo estes marqueteiro em forma de penduricalhos em órgãos públicos.


Nelma

2021-02-01 10:56:56

É um lixo analfabeto e bandido.


Sérgio

2021-02-01 10:18:01

MORO em 2022 !!!


JULIANO

2021-02-01 08:56:13

Passamos por período complicado....Se tivesse mais aprovação e um pouco mais de controle político, Bolsonaro já teria "caçado" as autorizações da Crusué e talvez até de outros grandes veículos de mídia.


SANDRA

2021-02-01 08:32:15

Isso eh gravíssimo.


Sergio Roberto de Oliveira

2021-02-01 08:14:58

Até agora o Pazzuelo deu show de incompetência, seja na questão comportamental, seja no tocante à logística. Se tem um marqueteiro por trás disso tudo, é dos bem mambembe. A Crusoé já deu visibilidade que chegue a esse sujeito. É hora de relegá-lo ao esquecimento.


Aparecida

2021-02-01 07:42:06

Virou um circo, os palhaços somos nós que pagamos as contas.



Notícias relacionadas

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Redação Crusoé
04.04.2026 07:03 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

Redação Crusoé
03.04.2026 15:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Congresso aprovou mais de 560 projetos em 2025, mas evitou reformas

Congresso aprovou mais de 560 projetos em 2025, mas evitou reformas

Redação Crusoé
03.04.2026 12:30 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Estatal iraniana anuncia recompensa por pilotos de caça abatido

Estatal iraniana anuncia recompensa por pilotos de caça abatido

Redação Crusoé
03.04.2026 12:09 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Novas vacinas contra o câncer chegam ao Brasil

Novas vacinas contra o câncer chegam ao Brasil

Visualizar notícia
Por que algumas pessoas andam sempre apressadas? A resposta pode ser psicológica

Por que algumas pessoas andam sempre apressadas? A resposta pode ser psicológica

Visualizar notícia
Qual nome masculino mais agrada aos ouvidos humanos? A resposta vem da ciência

Qual nome masculino mais agrada aos ouvidos humanos? A resposta vem da ciência

Visualizar notícia
Segundo os cientistas, este teste de 30 segundos é uma maneira simples de avaliar o envelhecimento em casa

Segundo os cientistas, este teste de 30 segundos é uma maneira simples de avaliar o envelhecimento em casa

Visualizar notícia
O que vai para o lixo no Brasil já está movendo carros na China

O que vai para o lixo no Brasil já está movendo carros na China

Visualizar notícia
Vape faz tão mal quanto cigarro? Cientistas dão resposta que preocupa

Vape faz tão mal quanto cigarro? Cientistas dão resposta que preocupa

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso