Waldemir Barreto/Agência Senado

Após recuo, Senado aprova fundo eleitoral sem aumento

17.09.19 20:16

Após pressões externas e internas, o Senado (foto) aprovou na noite desta terça-feira, 17, em plenário, um projeto que assegura a verba para o fundo eleitoral nas eleições de 2020. A proposta foi aprovada em votação simbólica e terá de voltar para nova análise da Câmara.

O texto não traz o valor explícito do fundo. Mas, segundo o relator da proposta, senador Weverton Rocha, do PDT, o acordo entre os partidos é para que o valor a ser fixado no Orçamento da União do próximo ano seja de 1,7 bilhão de reais, mesmo montante destinado ao fundo eleitoral no pleito de 2018.

O projeto aprovado pela Câmara previa uma série de outras mudanças que afrouxavam regras eleitorais e partidárias. Pressionado por senadores e pela opinião pública, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou acordo para retirar esses trechos polêmicos, deixando apenas a questão do fundo eleitoral.

Em discursos durante a votação na casa, senadores demonstraram preocupação com a possibilidade de a Câmara alterar o texto aprovado pelo Senado. O principal temor é de que os deputados, a quem cabe a palavra final sobre a proposta, ressuscitem todos os trechos polêmicos.

Como havia informado Crusoé, na segunda-feira, 16,  Alcolumbre já havia recuado da intenção de pautar a votação do projeto diretamente no plenário sem acordo de líderes. A falta de um acerto fez com que o projeto fosse enviado hoje primeiro para a análise na Comissão de Constituição e Justiça da casa, antes de seguir para o plenário.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO