Coronavírus: governo estima queda de despesas com viagens oficiais
A pandemia de coronavírus e a consequente suspensão de viagens em decorrência da doença trarão pelo menos um impacto positivo nas contas públicas: a redução das despesas com passagens e diárias. No ano passado, a União gastou 1,1 bilhão de reais com a compra de passagens e pagamento de diárias a servidores públicos em missões...
A pandemia de coronavírus e a consequente suspensão de viagens em decorrência da doença trarão pelo menos um impacto positivo nas contas públicas: a redução das despesas com passagens e diárias. No ano passado, a União gastou 1,1 bilhão de reais com a compra de passagens e pagamento de diárias a servidores públicos em missões oficiais. Desse total, 86% são referentes a viagens nacionais e 14% a bilhetes internacionais.
Na última sexta-feira, 13, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia baixou uma instrução normativa que determina a necessidade de os órgãos públicos “reavaliarem criteriosamente a necessidade de realização de viagens internacionais a serviço programadas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus”. Com isso, a maioria das missões foi cancelada, sobretudo após a contaminação do secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten.
O governo determinou que os funcionários públicos que realizarem viagens internacionais, a serviço ou privadas, e apresentarem sintomas associados ao coronavírus só poderão voltar ao trabalho 14 dias depois e terão que fazer home office. Quem não puder trabalhar remotamente ficará dispensado do serviço.
Como há orientações oficiais para reavaliação de eventos e reuniões com número elevado de participantes, a tendência é que as viagens nacionais também despenquem, apesar de a instrução normativa não tratar de deslocamentos internos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Angela
2020-03-16 00:59:50É fundamental que os Deputados e Senadores com seus assessores viajem a Itália para verem como “funciona o tratamento” do Corona vírus. É claro que com direito a diárias, as quais tanto prezam.
André
2020-03-15 21:20:18Deixa viajar, que morram todos. Político bom e político morto. Ontem nos livramos de um.
Ruy
2020-03-15 19:12:25O que é "fazer home office"? Construir um escritório em casa, comprar uma mesa e um computador? Vocês não estariam querendo dizer teletrabalho ou trabalho remoto? Home office é um lugar e não uma atividade.
GABINETE DO AMOR
2020-03-15 18:52:22Menos o Lula, que viaja toda hora de jatinho às nossas custas.