Adriano Machado/Crusoé

Após fala de Bolsonaro, parlamentares já defendem fundão em R$ 2 bi

12.12.19 07:03

Dirigentes e lideranças partidárias passaram a defender nos bastidores a aprovação de um fundo eleitoral de 2 bilhões de reais para bancar as campanhas municipais em 2020, como propôs o governo.

Em seu parecer preliminar, o relator do Orçamento no Congresso, deputado Domingos Neto, do PSD, propôs aumentar o fundão, como o financiamento ficou conhecido, para 3,8 bilhões de reais.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, do MDB, porém, afirmou a Crusoé na semana passada que não havia acordo para esse montante e que o governo defendia o valor de 2,5 bilhões de reais.

Na noite de terça-feira, 10, mais um revés: o presidente Jair Bolsonaro (foto) publicou no Twitter que “nada falou” nem “enviou recado” ao Congresso sobre sancionar um fundo eleitoral de 2,5 bilhões de reais.

Diante da fala do presidente, parlamentares passaram a defender a aprovação do valor enviado por Bolsonaro. Temem que o presidente vete um montante maior e os políticos acabem ficando sem nada.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Basta que ele gaste rios de dinheiro e perca para um candidato que gastou bem menos. Uma vez que surjam as notícias de que durante as eleições houve um monte de gente embolsando dinheiro, basta que o eleitor ligue os pontos. Um outro sujeito gastou rios de dinheiro e embolsou parte para ele, pq qq candidato que gastou rios de dinheiro não fez o mesmo?

  2. Além disto, este ano o que foi feito com os valores do FUNDO? Eles já não serão somados aos valores do ano que vem? Além do mais, onde tem dinheiro demais, daqui a pouco aparece alguém fazendo besteira e o cidadão logo se perguntará pq o mesmo não poderia estar acontecendo em outros partidos. Portanto, quem dá sopa para o azar não pode reclamar depois. Se o sujeito acha que vai aproveitar a eleição para embolsar uma grana, pode ficar nu diante de todos.

  3. Além disto, dependendo do tipo de estratégias dos candidatos e do comportamento do eleitorado, o mesmo fenômeno que ocorreu com Bolsonaro pode se repetir nas eleições de 2020. Assim, os candidatos que gastarem mais sairiam perdedores, o que significaria que não faz sentido algum um valor elevado para financiar campanhas eleitorais, já que não é o valor despendido que determina a vitória. Resumindo, os valores do FUNDO ELEITORAL são extremamente suspeitos.

  4. Só que esta relação é no mínimo estranha, pois um candidato a presidente tem que rodar o Brasil, espalhar propaganda em todos os estados e em boa parte dos municípios, sobretudo onde ele é menos conhecido. Ou seja, exatamente o contrário de um vereador ou prefeito, que teoricamente estão exatamente onde sua base está, em tese já são conhecidos e precisam fazer propagada para um público bem menor. Ou seja, se Bolsonaro pôde, pq os outros tb não podem fazer o mesmo?

  5. Com exceção das capitais, cidades pequenas tem bem menos vereadores e a quantidade de votos para ser eleito é bem menor. Em termos de custo por voto recebido, o custo é que [FUNDÃO ELEITORAL/TOTAL DE VOTOS]. Do contrário, o raciocínio que será passado é que o valor por eleitor para se eleger um vereador é superior ao valor para um presidente se eleger (apesar que a eleição de Bolsonaro na prática implica que foi mais barato elegê-lo do que será eleger um vereador em 2020).

  6. Ainda mais pela seguinte coisa: os valores do Fundo Eleitoral vem subindo muito acima da inflação. Ano passado foi de 1,7. Em ano que não era de eleição foi para 2,5 e aí saltaria para 3,8 em menos de 2 anos. E a desculpa que agora é eleição municipal e que são mais candidatos não é tão convincente assim, sobretudo pq os votos exigidos para vereador e para prefeitos é bem menor do que para deputados, senador, governador e presidente.

  7. Isto aí é aquela estratégia de jogar o valor lá para cima para parecer que foi liberado um valor bem menor, quando se está falando de bilhões e cifras provavelmente superiores até quando jorrava dinheiro da Petrobras? Talvez fosse bom fazer isto, primeiro, pela tática velha de fazer parecer que o dano podia ser pior. Segundo, pq dependendo do que virá pela frente, para que não se passe a certeza de que o inverno chegaria, os POLÍTICOS fizeram o última rapa no COFRE PÚBLICO.

  8. Jogada ensaiada. Todos querem mamar, mas sem assumir o ônus da autoria. Assim, um lance de 3,8 para voltar para o roubo de 2,5, significa a jurássica tática do bode na sala. Os abestados que trabalhem feito louco, para pagar mais impostos, e as quadrilhas se locupletarem.

  9. Isso bem mostra a envergadura moral dessa caterva de nulidades com mandato. Uma vergonha planetária. Com medo de ficar sem nada - o que seria o correto - se apressam a pegar o que der. Uma malta!

  10. Já é tempo do Congresso perceber que iniciamos um novo tempo e o Deputado ou Senador que não atentar para esta realidade não se reelegerá .

  11. O povo tem que resistir a isso! Não é possível que esses políticos se locupletem com o dinheiro do seu imposto suado, que já não tolera mais essa classe ociosa de gente que só pensa em encher os seus bolsos e rirem da cara dos que os elegeram.

  12. Na minha opinião não deveria liberar nada para eleições,olha as pessoas morrendo sem atendimento médico,isto é um absurdo.

  13. Os políticos desses partidos Tem que ser banidos .O NOVO NÃO PEGA DINHEIRO DO FUNDÃO E SEUS REPRESENTANTES DAO COERENTES E ÉTICOS

  14. Esse Fundão não deveria existir! É uma ofensa, considerando as dificuldades que o país enfrenta depois do desastre petista, em especial nas áreas de saúde, educação e segurança. Os parlamentares deveriam bancar sua campanhas ou buscar dinheiro junto a seus apoiadores! Os pagadores de impostos já deixaram claro que não concordam e não toleram a idéia de dar dinheiro para políticos. Ainda mais sabendo que esse dinheiro vai para o bolso dos donos de partidos! Um escárnio!!

  15. Bolsonaro mostrando a que veio. Pela primeira vez estamos vendo um Presidente pensando no país. Porém, 2 bi ainda é muito... caneta neles!!!

  16. O fundo partidário nem deveria existir. Talvez uns 100 mil reais por ano para cada partido cobrir o seus custos operacionais básicos. Fora isso, os partidos deverá ser mantidos por seus filiados. Nesta perspectiva, somente o NOVO é decente. O resto é o resto...

  17. Brasil quase quebrado, sem dinheiro para o básico: saúde, educação, segurança e saneamento e eles falando em um fundo partidário de aproximadamente 4 bilhões para se dividido entre os “ANJINHOS” Como diz Boris “ISSO É UMA VERGONHA”. CONGRESSO VERGONHOSO” por essas e outros eu apoio um novo AI5. Esses caras não pensam no Brasil.

    1. Vergonhoso! Eles não estão nem aí com a nação e muito menos com o povo!

  18. Botaram a vaca na sala, com os 3.8 bilhões. Agora, "aceitam" "só" 2 bilhões retirados da saúde e da educação. E a estudantada quieta. Faça-me o favor!

  19. Câmara dos Deputados Liderada por Maia/DEM - juntamente com PT;PSDB;PP;PL ... ETC....ROUBAM OS SONHOS DOS POBRES AO RETIRAR DA "EDUCAÇÃO e da SAÚDE" os pouquíssimos recursos que nos resta. esses Canalhas não pensam em nós Eleitores - abram os Olhos na hora de Votar. digam não a esses Pilantras políticos.

    1. Bolsonaro e outros foram eleitos sem fundo partidário. Prova que o fundo é para enriquecimento ilícito, aparelhamento, motel, champagne em Paris, voo em 1ª classe da Feghali. Vão trabalhar vagabundos!!!

  20. Acabei de ler sobre o mesmo assunto na Globo! Segundo a Globo Bolsonaro propôs inicialmente 2,5 bilhões, bem diferente do que o Igor Gadelha está anunciando. Nessa você foi bem Gadelha! Para analisar se existe imprensa tendenciosa!

  21. O Fundo Eleitoral deveria ser extinto. É um absurdo e vergonhoso o valor sugerido, assim como o uso que eles fazem do mesmo. #AcabarComFundoEleitoral!

  22. Continua sendo uma vergonha! o povo paga para ou ser enganado ou convencido. Este fundo tem que acabar pois o país precisa de dinheiro para crescer e não para a política.

  23. Tem que acabar com o fundo partidário! Porquê temos que financiar está corja que não nos representa? Acabando eu garanto que é a melhor maneira de fazer uma reforma política e diminuir o número de de ladões na câmara e Senado!

  24. Deveria ter zero milhões. Somente colocaram o bode de 3,8 milhões na sala prá ficar fácil de aprovar os dois milhões e o povo achar que venceu a parada.

    1. É extremamente necessária uma reforma partidária. Partido de Esquerda, Partido de Direita e mais um Partido de Centro. Três partidos já é importante, nada de partido de por do sol, partido de sol nascente, partido dos indios (que nem estão obrigados de votar). E por mencionar isso, porque eleição obrigatória a cada um?

  25. O que o PT fez ao criar esses Fundos Partidários foi a estatizar os partidos, o que é um total contra-senso numa democracia. Na prática, isso foi um golpe à democracia, dado em plena luz do dia, consolidando a instituição de uma partidocracia, processo que começou lá atrás, quando o STF bloqueou a cláusula de barreira. Eu não entendo por que ninguém fala disso nesses termos.

    1. Ninguém entende. São decisões tomadas na porta louca. Sem análise das implicações e outras opções. No fim, atendeu a conveniência dos caciques e oligarcas.

  26. Por que a Crusoé ou o Antagonista não promovem uma votação, abaixo assinado, qualquer coisa para que a população possa votar contra ou a favor desse “fundo “ . Afinal é nosso dinheiro que está indo para fins pessoais e não para qualquer bem público! E um gasto sem nenhum retorno para a sociedade.

  27. Já passou da hora de Bolsonaro defenestrar este "líder", que de "bezerra" não tem nada..... na verdade é um TOURO, de dezenas de arrobas, e que não para de mamar, qualquer que seja o governo, fazem décadas !!!!!

  28. Esse “fundo eleitoral” é uma excrescência. Não tem que existir. Se suas excelências querem se reeleger enfiem a mão no bolso, botem o pé na estrada, se reenventem ou, façam um bom trabalho atendendo aos anseios da população que serão reeleitos. Fundo eleitoral, deveriam todos - ir catar coquinho-

  29. Não sei para que existe fundo eleitoral. Hoje, a divulgação das propostas e ideias são mais objetivas e eficazes via redes sociais. Se os candidatos quiserem quem os financiem, que procurem. Não é certo quererem usar o dinheiro do contribuinte para se promoverem.

  30. Não deveria haver nem "fundinho"!!!!!! Com o perdão pela pouco delicada direta no alvo, de "ão", só um chutão nos fundilhos desses parasitas aproveitadores e corruptos!!!!

  31. Sinceramente....Precisa ter Fundo Partidário???? Elegemos um Presidente que fez sua campanha através das Redes Sociais!!!! Pessoal favor trabalhar com a Tecnologia.

    1. É verdade mas, o presidente poderia pelo menos enviar a proposta para acabar com o fundo e, ficar claro para a sociedade quem é pró e quem é contra...

    2. Para eliminar o fundo partidário é preciso que passe pela Câmara e o Senado uma PL que elimine o fundo partidário, mas realmente tu acha que algo assim irá passar nesse congresso?

    1. Olugar da maioria é na cadeia mesmo, mas estão protegidos, só o Supremo podejulgá-los por causa do foro privilegiado e enquanto isto o tempo vai passando e eles fazendo mais besteiras!

Mais notícias
Assine agora
TOPO