Ricardo Stuckert

Ao se encontrar com Lula, Macron dá troco em Bolsonaro

17.11.21 19:20

O presidente da França, Emmanuel Macron, encontrou-se nesta quarta, 17, com o pré-candidato Lula no Palácio do Eliseu, a sede do Poder Executivo, em Paris (foto).

Reuniões entre chefes de governo e candidatos de outros países vão contra a etiqueta diplomática que zela pela não interferência em eleições de nações soberanas. Mas Macron parece ter acumulado razões suficientes para querer retaliar o presidente brasileiro.

Macron está se aproveitando do Lula para atacar Bolsonaro. Seu objetivo é isolar ainda mais o presidente brasileiro e dar o troco, porque Bolsonaro foi muito infeliz nos comentários sobre a primeira-dama Brigitte Macron e ao cancelar o encontro com o ministro de Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian“, diz o embaixador Paulo Roberto de Almeida.

Em julho de 2019, o ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Drian, visitou Brasília e encontrou-se com o então ministro Ernesto Araújo. Em seguida, Drian tinha uma reunião marcada com Bolsonaro, que foi cancelada de última hora sob a alegação de que havia uma questão urgente a ser tratada pelo presidente brasileiro. Bolsonaro, então. apareceu numa live cortando o cabelo.

A descortesia com o chanceler francês foi inimaginável” diz Paulo Roberto de Almeida. “Agora, Macron está mandando uma mensagem ostensiva a Bolsonaro de que o presidente não terá chance de uma boa relação com os europeus.”

No mês seguinte, depois que um bolsonarista publicou nas redes sociais uma comparação entre Michelle Bolsonaro e Brigitte, Bolsonaro comentou: “Não humilha cara. Kkkkkk”.

Macron e Bolsonaro frequentemente também se desentendem sobre questões ambientais. Para ganhar a simpatia dos agricultores que recebem subsídios governamentais e atrasar a assinatura do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, Macron tem sucessivamente criticado o governo brasileiro pelo desmatamento na Amazônia. Posar com Lula em Paris o ajuda ainda mais a se contrapor a Bolsonaro e a ganhar apoio interno.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse Mácron é realmente sem noção, receber esse molusco ridículo!! Para se vingar de outro mentiroso!! Tá de brincadeira!!!

  2. A imagem de Bolsonaro aqui na Europa é terrível. Sinto-me envergonhada! É difícil explicar por aqui o quão esdrúxulo ele é!

  3. Este presidente francês que recebe um ladrão deve ser considerado cumplice e deveria ser considerado pessoa não grata no Brasil.

  4. Macron, diferente do que ocorre na maioria dos países parlamentaristas europeus, é um político que precisa fazer jogo de cena típico do presidencialismo. Não há como escapar disto. Mas há uma diferença entre ficar jogando rasteiro e agir como um verdadeiro estadista. Nesse caso, infelizmente ele mostra a que nível desce, num país de terceiro mundo, apenas para satisfazer pequenas vinganças pessoais contra um presidentezinho tacanho que o mundo inteiro já decidiu ignorar.

  5. De há muito vivemos a hegemonia da mediocridade entre as "ditas" lideranças nacionais e internacionais. Já se vão longe Roosevelt, Churchill, Kennedy, Nikita Khrushchov , Gorbachev etc; entre nós Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubistchek, e o que temos visto? Hugo Chaves, Nicolas Maduro, Trump, Lula, Dilma, Bolsonaro. Recusando sua própria reeleição Moro emerge como uma esperança de ser o que nos tem faltado. Namastê!

  6. Troco por troco, eu digo : A França não é um país sério. O ex-metalúrgico-presidiário-presidente continua sendo um monoglota? Será que iremos comprar os submarinos deles só pra ter a Champ Elisee batendo palmas pro desclassificado? Terceira via+decoro: vote no MORO!

  7. Saldo da pantomina dos 3 infantilóides imbecilóides: os 3, bolsonéscio, macron e luladrão, se igualaram, como um trio de manézinhos medíocres, ridículos, rasteiros e dignos de pena, nas funções que deveriam ser ocupadas por 'Verdadeiros Chefes de Estado'. "TEMPOS ESTRAAAAAAAANHOS"!!!......

    1. Vamos mudar o rumo dessa vergonhosa História Planetária com um VERDADEIRO E EXEMPLAR PRESIDENTE ESTADISTA: ☀️🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 DR. SÉRGIO FERNANDO MORO E O SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS!!! 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷☀️

  8. Macron demonstra ser um pequeno chefe de estado. Recebe um ladrão corrupto por causa de uma vingancinha idiota, uma briga de boteco… Moro vem aí, Macron! Quero ver se vc vai recebê-lo!

    1. Curto, grosso e verdadeiro. Bravo! #nemlulanembolsonaro

  9. Estamos muito mal parados mesmo, minto queimando o filme com todo o mudo, e o Lularapio se passando de inocente na maior cara de pau. Culpa do proprio Minto e do STF que tem as portas abertas para os advogados do lula a qualquer momento do dia, e uma mãe fica 100 dias presa de verdade por ter rompido o lacre de uma agua. Pode fechar o judiciário que não funciona mesmo, so interesse escusos, podridão. Não pago os meus impostos para isso, e esse stf me custa muito caro para fazer tanta lambança.

    1. ...e agora, (não podemos dizer q a França não tem seu papel importante na Europa,)mas alguns europeus querendo meter-se na nossa política de eleições....só faltava essa...mas já sabemos quem são e qual sua ideologia,daqueles q foram a reunião c lularapio.

  10. Para esse pilastra receber o Lula e posar para foto, só pode ser como ele. Daí a diferença brutal para o Bolsonaro. Aos críticos do Bolsonaro, aqueles políticos aqueles que o acusam de genocida (só imbecil mesmo), quero ver se vão ser contra o Carnaval.

    1. Batatinha quando nasce espalha as rama pelo chão,menin………………….. L.

    2. Nyco, reconheço que um contraponto meu a uma imbecilidade sua, foi exacerbado. Mas não deixo ninguém se aventurar a matar os meus demônios, pois se deixar isso, abro espaço para matarem os meus anjos. Entendido? Moro Presidente 🇧🇷

    3. Todo bolsonarista é acéfalo? Ou é só você mesmo, não adianta me chamar de petista, esquerdista, comunista e blá blá blá...

    4. Este PAULO parasita tá levando esporro até dos próprios correligionários. Ontem foi a MARIA que pagou geral para esse idiota imbecilizado.

    5. Júlio, cria vergonha na cara. Bolsonaro é um lixo, tal qual o Lula, e são casos perdidos,  não tendo a possibilidade de reciclagem. A vacina está aí e o Carnaval vêm adiante. Vc adianta uma questão que se torna uma conversa de bêbado neste momento. Bolsonaro é um genocida, pois procurou expor indivíduos a um vírus que causa uma doença mortal. E essa doença mata com seletividade. Moro 🇧🇷

    6. Boa JÚLIO! __ O "Nervosinho" já está sambando loco de alegre e querendo liberar tudo no Rio. ELES não resistem a um cascalho grosso. Vem aí a prova dos noves. Só sei dizer que alguns países europeus já estão fechando as portas, prevendo a chegada da terceira onda.

  11. Se Macron fosse inteligente mesmo teria se encontrado com Sérgio Moro. Desta forma poderia ter dado um troco no Genocida e mostrado ao mundo que não é igual a esses idiotas do parlamento europeu que aplaudiram na palestra do ladrão de novo dedos!

    1. Parlamento europeu aplaudindo de pé o maior LADRÃO que esse país já teve. Recebendo esse verme está dando troco sim ao outro imbecil do presidente Capitão Gancho, mas, tal como este desrespeitou o povo francês, Aquele parlamento está desrespeitando o povo brasileiro. #MORO_2022 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  12. Macron se comportou como um imbecil, e desrespeitou os brasileiros sensatos. Independentemente da molecagem do Bolsonaro, o presidente francês deveria saber que o sociopata está em baixa, e o maior corrupto da nossa sociedade, quer voltar ao poder. Macron deveria ter adotado a atitude de um estadista, o que definitivamente não é. Ao receber um corrupto condenado em diversas instâncias, humilhou o Brasil. E isso terá um preço. Moro Presidente 🇧🇷

    1. LULA E BOLSONARO SÃO IRMÃOS SIAMESES IGUAIS. CORRUPTOS CONTUMAZ.APARELHAMENTO DO ESTADO. DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO O CONTRIBUINTE. ANTIREPUBLICANO .LADRÃO DO DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO

  13. "Macron deixa uma mensagem de que Bolsonaro não terá chance de uma boa relação com os europeus". Desde quando este Malcron representa "os europeus"? Tá é longe disso. Ele usa o presidiário para, juntos, prejudicarem o agronegócio brasileiro e fazer média com os agricultores franceses que morejam em altos subsídios do governo. Daí a conversa fiada de desmatamento para inviabilizar o acordo com o Mercosul. Malcron joga para a platéia interna; o criminoso à solta joga contra o Brasil.

    1. Paulo I, numa leitura mais atenta do seu comentário, realmente vc é neutro com relação ao Bolsonaro.

    2. Gentil cavalheiro de igual nome, vivemos no mesmo mundo mas com referências diferentes. Em nenhum momento falei a favor de Bolsonaro que não tem nada a ver com o encontro dos imbecis. Recomendo leitura mais atenta.

    3. Paulo I, em que mundo vc vive? No universo paralelo bolsonarista? Eu quero que o Macron e o Lula vão para a PQP. Mas uma coisa é certa. O imbecil do Bolsonaro é um verme. Foi moleque na questão com o ministro francês, e foi um animal com a mulher do Macron. Criou atrito desnecessários, não somente com a França. A mulherzinha do Bolsonaro tem idade para ser filha dele. Ele acha que é um troféu? Pelo histórico do bombeiro, pode ser dois troféus na cabeça dele. Moro 🇧🇷

  14. Tudo o que o bolsonéscio-broncossauro  apronta só pode gerar mesmo esse gênero repugnante de resultado!!! É ele mesmo, com seu comportamento bestial, quem promove e traz de volta o zumbí marginal luladrão em todos os sentidos, internos e externos!!! E o sr. Emmanuel Macron, por sua vez, deve separar o POVO BRASILEIRO e o BRASIL dos 2 reconhecidamente marginais, não é mesmo???!!! Essa forma de revanchismo idiota, só prejudica os nossos 2 países, cujos povos se querem, mutuamente, tão bem.

    1. Vamos desenhar para o sr. Macron: o POVO BRASILEIRO, majoritariamente cônscio - depois do país, já ter ""experimentado"" as 2 pragas de esquerda e de direita - terá o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO como PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL, portanto, é desejável que seja bem informado e raciocine corretamente sobre o que ocorre em NOSSO VERDADEIRO PAÍS.

  15. Quentinha! __ O Ministre do Supreme Fachin, derruba a lei que proibia a lingua neutre. É o poder moderader auto-proclamade por Dias Tófolli no forum de Portugal, já em ação. __ Tudo o que desagrada ao presidente tá valendo.

  16. Enquanto o PR BOLSONARO promove o país no mundo árabe em busca de negócios e investimentos, o Ex-Detento Cachaceiro e Maior Ladrão da História da Humanidade faz um tour pela Europa com o dinheiro do contribuinte para falar mal do país junto aos globalistas.

  17. Se o objetivo foi dar um troco, deveria ter escolhido um representante melhor. O ex-presidiário já está ultrapassado! #ForaLula! #ForaBolsonaro!

    1. Concordo com o fora os dois, mas Bolsonaro mereceu esta estocada.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO