Adriano Machado/Crusoé

Ao se aliar a Leite, Tasso vira articulador de frente contra Doria no PSDB

28.09.21 18:01

O senador Tasso Jereissati (foto) anunciou nesta terça-feira, 28, apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias presidenciais do PSDB e se colocou à disposição para articular uma frente contra o governador de São Paulo, João Doria, favorito na disputa pela candidatura tucana ao Planalto no ano que vem.

A união entre Tasso e Leite, que já era prevista para ocorrer antes das prévias, em novembro, foi anunciada em um encontro com lideranças tucanas em Brasília. O senador pretende viajar com o governador gaúcho para fechar apoio em estados considerados indecisos, como Maranhão, Paraíba e Santa Catarina, e até convencer quem já declarou voto em Doria, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

FHC será o primeiro grão-tucano visitado pela dupla, nesta quarta-feira, 29, em São Paulo. Tasso disse que tentará alcançar o apoio de até 80% das executivas estaduais do PSDB e ainda aposta em dissidências em estados cujo diretório fechou com Doria, como o paulista. Um dos exemplos é o senador José Aníbal, que fez questão de declarar apoio a Leite nesta terça-feira.

Tasso tentará ainda convencer o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, que também disputa as prévias, a desistir da disputa para apoiar Leite. Lideranças tucanas acreditam que Virgílio se inscreveu nas prévias apenas para se cacifar como candidato ao Senado no ano que vem.

Aliados de Doria esperam que Virgílio apoie o paulista ou se declare neutro na disputa. Segundo eles, mesmo com o apoio de Tasso, o governador de São Paulo tem boa vantagem nas prévias — 65% a 35%, estimam.

Tasso disse que Eduardo Leite “representa o futuro do partido”  e tem capacidade para aglutinar outras forças políticas de centro para formar uma candidatura mais competitiva da chamada terceira via contra o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula. “Esse apoio me enche de expectativa em relação as prévias”, agradeceu o gaúcho.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eduardo Leite é vaidoso, só se preocupa com suas ambições particulares e não com o bem da população. Aqui no RS está se saindo muito mal, muita propaganda e pouco resultado.

  2. Tasso chega melancolicamente ao seu fim político .. humilhado pelo ladrão mor a quem lambeu as botas e aos coronés tupís suas crias no Ceará foi derrotado por um beréu do Piauí ao Senado e pode ser de novo agora pelo belo vizir capacho .. lamentável vermos servir como boi de piranha.

  3. Todo meu apoio, chega de Dória sempre trabalhando por um novo cargo. Deveria tentar a reeleição para saber se realmente foi aprovado no cargo.

  4. Que coisa imbecil é o preconceito gratuito!!!! Deve-se ter pré e pós-conceito plenamente fundamentado apenas contra genocidas, contra ladrões, contra corruptos, contra perversos, contra farsantes, contra sangue-sugas, contra parasitas, contra "rachids" e contra os demais conexos da mesma subespécie!!!!

    1. E deve-se, obviamente, ter preconceito contra fanáticos de qualquer gênero!!!!

    2. E deve-se, obviamente, ter preconceito contra fanáticos de qualquer gênero!!!!

    3. E deve-se, obviamente, ter preconceito contra fanáticos de qualquer gênero!!!!

    1. Não, Luiz. Ele pode ser só preconceituoso mesmo, o que (aí sim!) é muito vergonhoso.

    2. André, toda pessoa que se incomoda com um gay ,é um gay reprimido, como vc é

  5. Os caciques do PSDB estão percebendo que de Social Democrata o apátrida Doria não tem nada. Dória de maldade só perde e não tenho tanta certeza ainda, para Hitler

    1. Mais queima-risca que o Bozo não há. Pergunte ao Felipinho. Nyco Penyco continua zurrando como nunca. Sai do armário criatura sórdida!

    2. Nunca vi "Queima-Rosca" ser ungido. Menos pior que, o PSDB está FORA em 2022.

    1. Dória até pode ganhar nas ptévias do partido, mas perde nas urnas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO