Reprodução

Ao contrário de Bolsonaro, militantes de extrema esquerda conseguiram criar partido

22.08.20 14:13

Criar um partido no Brasil não é uma tarefa fácil. Mas, ao contrário de Jair Bolsonaro, que fracassou na tentativa de colocar de pé a sigla Aliança pelo Brasil, militantes de extrema esquerda tiveram sucesso recente. Ativistas que têm entre suas bandeiras a “nacionalização do sistema bancário”, a “superação do capitalismo” e a “defesa da moradia popular” mobilizaram voluntários, reuniram 497,6 mil assinaturas validadas pela Justiça Eleitoral e conseguiram criar a legenda socialista Unidade Popular.

“O Aliança pelo Brasil contou com o apoio de grandes empresários e donos de cartórios, coisas que não tivemos. Nosso trabalho foi no meio do povo, coletando assinaturas em ocupações, estações de metrô e em favelas. Não contamos com máquina nenhuma”, conta Leonardo Péricles (foto), presidente do Unidade Popular, sigla oficializada há nove meses pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A Unidade Popular vai estrear nas eleições municipais deste ano e já realiza reuniões para escolher os candidatos para as principais capitais.

Desde que revelou a negociação em andamento para sua volta ao PSL, o presidente Jair Bolsonaro praticamente sepultou os planos de criação da Aliança pelo Brasil. No Twitter, a última menção do presidente ao partido é de 25 de fevereiro, quando um bloco em homenagem à agremiação desfilou no carnaval de Balneário Camboriú. As imagens da festa foram publicadas em sua conta oficial.

Ao todo, Bolsonaro só falou sobre a legenda três vezes na rede social este ano – nos últimos seis meses não houve nenhuma menção. De acordo com entusiastas da Aliança pelo Brasil, isso se refletiu no processo de coleta de assinaturas.  Em nove meses, a sigla tem apenas 19 mil assinaturas validadas pelo TSE, menos de 4% do total exigido pela legislação eleitoral.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mais uma organização criminosa é efetivada no Brasil. Bolsonaro não deveria, como Itamar Franco, participar dessas organizações, cujos presidentes, na maioria das vezes, são crápulas que perderam as eleições e ficam macumunando por trás. QUEM É PRETERIDO PELO POVO jamais deveria cuidar de dinheiro que vem do POVO.

  2. Kkkk socialistas, um monte de nerds que quer viver na boa, champanhe e exploração do povo , só serve parapente dinheiro de campanha....cambada de inúteis.

  3. O que um bom lanche de mortadela é capaz de fazer, não é mesmo? O Bozo foi sovina e só ofereceu mentiras, sem o lanche. Resultado: nada de partido pro Bozinho.

  4. Como foram as validações colhidas em estações de metrô e em comunidades? Para esse partido de extrema esquerda não foi exigida validação em cartório ? Será que essa exigência só é exigida pelos de direita? Bem estranho tudo isso.

  5. Seria esse um recado antecipado do povo a um dos maiores estelionatos eleitorais, e que vai completá-lo a seguir, nas urnas? A conferir.

  6. É a farra com dinheiro público. É necessário apenas dois partidos. um de direita e outro se esquerda. Facilita o controle contra a corrupção, por exemplo ...

  7. Esse sistema de criação de partidos tem que ser implodido. Minha sugestão é se possa criar partidos apenas em municípios. Os que conseguirem o mínimo de 25% dos votos dados para executivo e legislativo municipal se cacifariam para disputar as eleições estaduais e federal. O resultado seria não termos mais do que 4 partidos representados no Congresso.

  8. Óbvio que o partido que Bolsonaro pretendia criar não iria acontecer, com nosso judiciário totalmente aparelhado pelo PT, é admirável que deixaram ele tomar posse, deve ser por um vacilo, se bem que agora já querem lhe tirar do cargo, acho que os Celso, Barroso, e etc, cansaram da brincadeira.

    1. Como disse o Cláudio Dantas. Robô da web não se filia. Sem rede social, o JB.ja era.

  9. Com certeza, pelos precedentes históricos e pelo engajamento de Ministros de Tribunais Superiores que são apenas ativistas do Direito $ervil, o novo Partido teve crivo, digamos assim, mais amenos.

  10. O TSE tem é que cortar alguns partidos e não aprovar a criação de novos. Chega de vagabundo esperto pra tomar nosso dinheiro. Se os partidos tivessem que se virar , honestamente, para sobreviver, duvido que teria mais de dois. Povo burro que se filia.

  11. E qual a novidade? Até as pedras sabem que esse pessoal, que se diz de esquerda e não sabem o que é isso, são competentes pra criar partidos com bandeiras populares. Depois quando, eventualmente, chegam ao poder, ferram com o povo e o país. Tá certo que sou um pouco desinformado, mas ainda não consegui encontrar, no mundo, prova contrária.

    1. Posso? Eu sou de direita. E liberal. Mas, me posiciono à esquerda de bolsonaro. E de gengis kahn também.

    2. Não há esquerda e nem direita. Isso são mitos criados para enganar os trouxas. Há honestos e desonestos. Os últimos dominam o país nas últimas décadas.

  12. Bolsonaro mostra que não tem fibra, não tem garra, não é capaz de lutar por algo que requer esforço. É despreparado em tudo, incompetente, sem articulação, ouvi-lo é um martírio. Por que mesmo é que ele quer ser reeleito? Ainda não ouvi qual é o seu projeto para transformar o Brasil numa Suécia, ou numa Dinamarca, ou Finlândia, ou Noruega ou Austrália, ou América, ou Canadá, ou Japão... com altíssimos IDH's e liberdades de imprensa, com justiça, sem corrupção. Quais são seus planos Bolsonaro?

  13. Chega de tantos partidos para ter fatias gordas do nosso dinheiro! No Brasil teria que ter só 2 ou pouco mais. Como nós EUA. Um Democratico e Um Conservador. Se alternando no poder. Sem tantos cacifes nem Capitania Hereditárias, como aqui.

  14. Não se esqueça dos eleitores mortos, analfabetos funcionais, cracudos em alucinados das grandes periferias estão inclusos nessa listagem dos esquerdopatas e normalmente não existe uma fiscalização real do TSE, então Crusoé nas terras tupiniquim prevalece a lei de Gerson. Ainda bem que o presidente não recorreu ao meio ilícito para criação do partido seria mais uma sigla no pluralismo político, que os eleitores não sabe para que foi criado, sabemos do Fundão milionário destinados aos partidos.

  15. Tive que voltar ao topo da matéria para me certificar que estava lendo a Cruzoe. Por momentos imaginei estar lendo o Antagonista. Ainda bem que minha assinatura está vencendo.

    1. Tomara que ao sair você aprenda pelo menos o nome da revista. Seja bem ida!

    2. Kkkkkkkkkkkkk. Bye bye. Não sentiremos saudades. Leva junto o Cucaracha também!

  16. Pura coincidência os partidos de extrema esquerda conseguirem e o presidente com 57 milhões de votos não. Certo ministros do TSE? Barro, Imoraes e faquinha.

  17. A última coisa que o Bananão precisa é de mais partido político. Já tem gente demais nos roubando, não precisamos de mais ‘socialistas’ para engrossar o coro de ladroēs.

    1. Perdeu a vergonha Crusoe??? Que parcialidade disparada.... A notícia seria um partido de esquerda consegue registro, é só. Mas vcs não perde a oportunidade para manipular/usar a notícia para bater no Bolsonaro... Lamentável

Mais notícias
Assine agora
TOPO