Anvisa aprova regras para pedidos de uso emergencial de vacinas contra Covid-19
Por unanimidade, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou nesta quinta-feira, 10, as regras que deverão ser cumpridas por farmacêuticas para pedidos de uso emergencial de vacinas contra o novo coronavírus no Brasil. A decisão oficializa os requisitos divulgados pela agência reguladora em 2 de dezembro. O órgão analisará caso a caso...

Por unanimidade, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou nesta quinta-feira, 10, as regras que deverão ser cumpridas por farmacêuticas para pedidos de uso emergencial de vacinas contra o novo coronavírus no Brasil.
A decisão oficializa os requisitos divulgados pela agência reguladora em 2 de dezembro. O órgão analisará caso a caso e a decisão ficará a cargo da Diretoria Colegiada. Nos processos em que os diretores derem aval ao uso emergencial, os imunizantes poderão ser aplicados, de forma temporária, sem que tenham obtido o registro da Anvisa.
Ao fazer a solicitação, as farmacêuticas deverão especificar qual público-alvo será vacinado com o produto. Isso porque somente os imunizantes com registro sanitário concedido pela Anvisa podem ser disponibilizados e comercializados para toda a população.
Somente as empresas desenvolvedoras da vacina podem requisitar o uso emergencial. Para isso, elas têm de dispor da Autorização de Funcionamento de Empresa, AFE, emitida pela Anvisa, com atividade de fabricar ou importar medicamento.
Até agora, a agência não recebeu nenhum pedido de uso emergencial ou de registro de vacinas contra a Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
TONI FERREIRA
2020-12-10 19:26:50A ANVISA É TÃO BUROCRÁTICA E DE AÇÕES MANIPULADAS COM OUTRAS AGÊNCIAS.
charles
2020-12-10 18:56:15é relevante o cuidado tecnico na aprovação pois o risco de alguma dessas vacinas serem ineficazes existe...mas o trâmite deve ser muito rápido e com completa prioridade deixando de lado a política nesse caso.
Luiz
2020-12-10 16:26:16"O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou que a imunização contra o novo coronavírus no estado, com a vacina CoronaVac, da chinesa Sinovac Biotech, deve ser iniciada em janeiro. Doria considerou essa vacina a mais segura que o país já testou. A Sinovac "ainda não divulgou, ela própria, a eficácia do imunizante.
Paulo
2020-12-10 16:22:36Na atual situação, a Anvisa é que deveria estar correndo atrás dos laboratórios para certificar as vacinas. Será que ainda não caiu a ficha.
PAULO
2020-12-10 15:17:02Parece que nada presta neste governo, inclusive a ANVISA. É tudo um bando de idiotas esperando a ordem do idiota mor. Se pegar a ANVISA, o Ministério da Saúde, o governo no que tange o combate à pandemia, colocar tudo num saco e jogar de cima da ponte RioxNiterói, vc perde o saco.
Nádia
2020-12-10 15:12:00Ah.. tendi. Eles decidiram QUE VÃO DECIDIR.. !! Não é uma beleza?? Já pensou se empresas particulares funcionassem assim? Vacina ainda não teria chegado na bancada do laboratório.. VÃO DECIDIR CASO A CASO.. tá..! Se mexeram apenas pra demonstrar q algo está sendo feito de forma a DESCARACTERIZAR DESÍDIA.. Estão fazendo.. ok. Só não esqueçam q DESÍDIA começa sua consideração a partir do RESULTADO DA AÇÃO. Dessa forma, qquer ação anterior pode ser ou não SUFICIENTEMENTE ADEQUADA.
Antonio
2020-12-10 14:34:57Acorda Anvisa vocês não perceberam que o problemas são a vida das pessoas. Essa tal diretoria colegiada deveria enfrentar tribunal penal internacional. Isso é crime contra a humanidade.
AIRTON
2020-12-10 14:15:43Ninguém mais acredita nessa Anvisa. Antro de politiqueiros que só toma decisões conforme interesses politicos do Bolsonóquio.
Palhaço Bozo
2020-12-10 13:31:25Como que a farmacêutica vai fazer isso se o governo vem todo dia na mídia dizer que não acredita no vírus e vai dificultar ao máximo a aplicação de vacinas na sua população? Pois, no frigir dos ovos, estados e municípios podem gritar e espernear, sem a verba federal não haverá imunização nacional.
Maria
2020-12-10 13:27:11perdi completamente a confiança na Anvisa depois que foi aparelhada por Bolsonaro