Anvisa aprova o registro do primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou nesta quinta-feira, 17, o primeiro registro de autoteste para a detecção do novo coronavírus do Brasil. O produto com autorização para venda em farmácias de todo o país é o Novel, desenvolvido pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. Em nota, a agência...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou nesta quinta-feira, 17, o primeiro registro de autoteste para a detecção do novo coronavírus do Brasil.
O produto com autorização para venda em farmácias de todo o país é o Novel, desenvolvido pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.
Em nota, a agência informou que a avaliação do pedido de registro levou 16 dias, incluindo os quatro dias usados pela empresa para atender exigências da área técnica.
"O produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela Anvisa e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem do Ministério da Saúde", pontua o texto.
O aval ocorre menos de um mês após a Anvisa permitir a comercialização de autotestes para Covid-19. Na ocasião, a relatora do processo, Cristiane Rose Jourdan, apontou o esse tipo de exame como uma estratégia para a ampliação da triagem, "a fim de se iniciar rapidamente o isolamento dos casos positivos e de serem tomadas as medidas necessárias para a interrupção da cadeia de transmissão".
A Anvisa orienta o uso de autotestes entre o 1º e o 7º dia do início dos sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Em casos assintomáticos em que a pessoa tiver encontrado com alguém que testou positivo, a recomendação é pela realização do exame cinco dias após o contato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Jose
2022-02-17 21:32:28Boa notícia!
SIMONE
2022-02-17 18:34:30Graças a Deus! Não aguento mais pagar testes caros.