Aneel vai recorrer de decisão judicial: 'Ações como essa prejudicam os trabalhos'
A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, informou na tarde desta quinta-feira, 19, que vai recorrer da decisão da Justiça Federal que determinou o afastamento de sua diretoria pelo prazo de 30 dias. O recurso será interposto após o órgão receber a notificação oficial. Na decisão, o juiz João Bosco da Silva, da 2ª Vara Federal...

A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, informou na tarde desta quinta-feira, 19, que vai recorrer da decisão da Justiça Federal que determinou o afastamento de sua diretoria pelo prazo de 30 dias. O recurso será interposto após o órgão receber a notificação oficial.
Na decisão, o juiz João Bosco da Silva, da 2ª Vara Federal Cível do Amapá, afirmou que a medida visa impedir que os diretores “interfiram na apuração das responsabilidades” pelo apagão elétrico que compromete a prestação de serviços no estado há 17 dias.
"A Aneel respeita a decisão da Justiça, mas ações como essa acabam gerando ruído e prejudicando os trabalhos em um momento em que todos os esforços deveriam estar concentrados no restabelecimento pleno do fornecimento de energia no Amapá", declarou.
A agência observou que os geradores que vão suprir emergencialmente o estado "já" estão em Macapá e ressaltou que representantes do órgão integram a comitiva do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que visita o território amapaense nesta quinta-feira.
A decisão do juiz João Bosco da Silva também determinou o afastamento da diretoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS. Procurado por Crusoé, o órgão ainda não se manifestou.
Os amapaenses enfrentam problemas com o abastecimento de energia desde 3 de novembro. O problema, segundo o ministério, decorreu de uma explosão seguida de incêndio em um dos transformadores da subestação localizada em Macapá.
O blecaute comprometeu a prestação de serviços básicos em 13 dos 16 municípios do estado. A energia começou a ser restabelecida somente no dia 7, mas em regime de rodízio. A previsão do governo é que a situação seja totalmente normalizada somente na próxima quinta-feira, 26.
Antes da resolução do problema, na noite de terça-feira, 17, houve um novo apagão total. O ONS acredita que o blecaute tenha sido provocado por falhas no momento em que a linha de transmissão Santa Rita - Equatorial, que pertence à Companhia de Eletricidade do Amapá, CEA, passaria por uma energização. O órgão alegou que a situação foi resolvida na madrugada de quarta-feira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Roberto
2020-11-19 19:58:45Q país de bosta. Quanto ladrao. Já vomitei a gente podia dar o Amapá para o Paraguai a a América Latina é um imenso Paraguai
TONI FERREIRA
2020-11-19 18:26:15É bom lembrar que, como cidadão e expectador privilegiado, que tais agências estão mais a serviço das empresas, entre elas ELÉTRICAS, TELEFONIA, PLANOS DE SAÚDE, do preocupadas com o cumprimento fiel da legislação e da regular prestação de serviços aos consumidores. São Agências mais políticas do que propriamente órgãos fiscalizadores, tanto isso é verdade que seus diretores são nomeados pelo critério estritamente político.
Luiz
2020-11-19 18:12:05Esse juizeco caipira é um ignorante e inconsequente. Quer comprometer o País todo!
Ramatis
2020-11-19 16:50:55Decisão parece acabrunhada, mas necessária. Na verdade, vai ser dissolvida em Brasília, todos se protegendo da captura dos interesses públicos pelos privados he he...
Nádia
2020-11-19 16:35:19Olha o gado 🤡💩💩💩🐂🐂🐂correndo a justificar.. Tão nem aí pro povo q está sem requisitos MÍNIMOS pra viver.. há DEZESSEIS DIAS... horror. Agências reguladoras.. cabidão de óóóóóótimos empregos.. cargos dos q vivem pra atrapalhar a vida de quem trabalha pra viver.. Sempre tem uma, claro, se não ajudam e são parte do trâmite de medidas e questões.. é natural q atrapalhem. Já dizia o filósofo: quem não ajuda, não estrova.. (não deveria)...
José
2020-11-19 16:29:04acho a decisão muito justa e ainda foi pouco: era para terem transformadores reservas para uma eventual situação dessas que aconteceu.
VALDERES
2020-11-19 15:59:58Absurdo esse posicionamento da tal Justiça. Total falta de cabimento. ONS e ANEEL sob a força da toga? Por que essas instituições jamais foram atacadas dessa forma qdo eram aparelhadas pelo PT e PSDB?
SERGIO
2020-11-19 15:19:39Será esse um dos resultados do aparelhamento das agências reguladoras perpetrado na vigência do lulopetismo?
Jorge
2020-11-19 15:18:08A Aneel, como todas as outras agências reguladoras, crias do coronelismo da nefasta política brasileira, não tem razão de existir. Só atrapalha o desenvolvimento do país!