Anatel finaliza leilão para 5G e Faria diz que não negociou edital com a China
A Agência Nacional de Telecomunicações finalizou o edital para o leilão do 5G e a expectativa do governo é lançar a concorrência pública ainda no primeiro semestre. O documento foi enviado ao Tribunal de Contas da União para avaliação prévia da corte. O TCU reduziu o prazo de análise do edital de 150 dias para...
A Agência Nacional de Telecomunicações finalizou o edital para o leilão do 5G e a expectativa do governo é lançar a concorrência pública ainda no primeiro semestre. O documento foi enviado ao Tribunal de Contas da União para avaliação prévia da corte. O TCU reduziu o prazo de análise do edital de 150 dias para 60 dias, o que permitiu a manutenção do cronograma com abertura da concorrência até junho. A meta do edital é levar 5G a todas as capitais até julho de 2022.
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 26, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que, entre as exigências do edital, está a entrega de uma rede segura para o governo federal. As empresas que operarem o 5G também serão obrigadas a fornecer fibra ótica para estados das regiões Norte e Nordeste, cobertura em rodovias federais, e internet obrigatória em localidades com mais de 600 pessoas.
“O 5G vem para as indústrias, que darão um salto de qualidade jamais visto, com a conexão de toda a cadeia produtiva. Sem falar na transformação digital da economia, serão trilhões de reais nos próximos anos”, disse Fábio Faria.
O ministro negou que, durante as tratativas para a implantação do 5G, tenha negociado com a China a liberação de vacinas para o Brasil, em troca do aval para a entrada da empresa Huawei no mercado brasileiro de 5G. “Isso me deixou muito aborrecido. Achei absurdas essas notícias”, disse Faria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Antonio
2021-02-26 13:42:30Isso é resultado do cargo. Assuma as responsabilidades.
Claudio
2021-02-26 12:09:37Segura o rojão...