Aloysio Nunes fez contato com Gilmar “de forma acintosa”, diz Lava Jato
Ao pedir a suspeição do ministro Gilmar Mendes (foto) nos casos que envolvem Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná disse que o contato do ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, com o ministro do Supremo se deu “de forma acintosa”. O Ministério Público Federal quer que o...
Ao pedir a suspeição do ministro Gilmar Mendes (foto) nos casos que envolvem Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná disse que o contato do ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, com o ministro do Supremo se deu “de forma acintosa”.
O Ministério Público Federal quer que o Supremo Tribunal Federal declare a suspeição de Gilmar Mendes para julgar reclamação apresentada por Paulo Preto, acusado de ser um operador do PSDB. A Lava Jato descobriu que ele tinha o equivalente a 132 milhões de reais na Suíça e emitiu cartão de crédito para o ex-ministro Aloysio passear na Espanha.
Em 19 de fevereiro, Aloysio foi alvo de uma fase da Lava Jato. Os dados do seu celular, apreendido pela Polícia Federal, revelaram tratativas diretas com o gabinete de Gilmar Mendes. Foram pelo menos dois telefonemas no dia 11 de fevereiro, dois dias antes de o ministro decidir em favor de Paulo Vieira para protelar um processo que corre em São Paulo. O próprio Aloysio resumiu a conversa para seu advogado, o ex-procurador José Roberto Santoro -- que, aliás, também é advogado de Paulo Vieira de Souza. “Falei. Resposta vaga: ‘sim, já estou sabendo.... Compreensível dadas as circunstâncias’”, disse o ex-ministro. Esta foi a resposta do advogado: “Vc é um anjo”.
A Lava Jato viu graves suspeitas na conversa com Gilmar Mendes. Isso porque Aloysio já era investigado pela Lava Jato e os contatos foram feitos por ele e não pelo advogado constituído. “A narrativa acima expõe a interferência de Aloysio Nunes, em interesse próprio e do também investigado Paulo Vieira de Souza, junto ao Ministro Gilmar Mendes, valendo-se de relação pessoal com este. [...] A gestão junto ao Ministro Gilmar Mendes não foi feita por José Roberto Santoro, advogado de Aloysio Nunes e também de Paulo Vieira de Souza. De forma muito mais acintosa, o contato foi feito pelo próprio investigado da Operação Lava Jato, Aloysio Nunes Ferreira Filho, com o E. Ministro do Supremo Tribunal Federal”.
O pedido foi assinado por 14 procuradores e encaminhado à procuradora-geral da República, Raquel Dodge (foto). Caberá a ela apresentar a petição ao Supremo Tribunal Federal. A força-tarefa cobrou pressa. “Trazemos com urgência todos os fatos acima descritos, certos de que Vossa Excelência adotará as medidas cabíveis com a velocidade e presteza costumeiras, de forma a evitar que o interesse público subjacente às investigações possa ser prejudicado e que uma mácula de desconfiança paire sobre decisões proferidas por E. Ministro da Suprema Corte”, diz o documento. Raquel Dodge, como se sabe, contou com o apoio de Gilmar Mendes para ser nomeada pelo então presidente Michel Temer para o cargo de procuradora-geral. Eis aí um embaraço daqueles que poucas autoridades sentem prazer ao enfrentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Edivaldo
2019-03-11 17:50:04É uma Vergonha Total.
Bruno
2019-03-11 15:47:04Esperando o dia em que esse canalha do gilmar mendes vai cair.
Caio
2019-03-08 00:10:59Impeachment do Gilmar é prioridade. Nada pode obstruir isso. O Brasil precisa vencer o Supremo ou sempre estaremos nessa merda, reféns desses filhos da puta de toga atrasando o país. Hoje #ImpeachmentGilmarMendes foi recorde no twitter. Agora esse merda sai fora e vamos derrubar esse Supremo de vândalos asquerosos bandidos e bandidas
Fábio
2019-03-08 00:05:30Porra, só agora descobriram o tamanho do rabo preso?
José
2019-03-07 20:20:01O problema é constitucional:Ministro não pode fazer bico.No máximo,ensinar(professor).Não chega a ser nem "meio-bico"(se seguir a remuneração normal de professor).
Roberto
2019-03-07 20:04:34Na mídia esquerdista e comandada pelo verdadeiro crime organizado deste país Ficou e ficará calada .Esse é o verdadeiro vespeiro da República.
MARCIO
2019-03-07 17:42:47E A MÍDIA TRADICIONAL NÃO DEU A DEVIDA IMPORTÂNCIA.
Francisco
2019-03-07 16:58:43esse sapão careca não engana ninguem
FRANCISCO
2019-03-07 16:27:10Situação vergonhosa
Raimundo
2019-03-07 15:09:47Aí está o verdadeiro MECANISMO!