Reprodução/Youtube

Alinhada ao Planalto, OAB vai abrir evento com Salles e Nelson Barbudo

23.03.21 07:34

Em mais uma demonstração de alinhamento com o Palácio do Planalto, a Ordem dos Advogados do Brasil vai abrir sua Conferência de Direito Ambiental com uma sessão solene que contará com as presenças do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do deputado federal Nelson Barbudo, do PSL, bolsonarista de carteirinha ligado ao agronegócio.

No texto de divulgação do evento, que acontecerá em junho, a OAB afirma que vai trazer os “maiores especialistas” em Direito Ambiental, e que eles vão falar sobre “os desafios e responsabilidades da advocacia ambiental na preservação, sustentabilidade e soberania dos biomas brasileiros“. A escolha dos convidados foi muito criticada por advogados e ambientalistas.

Convidado para a abertura da Conferência, Barbudo é um dos líderes da Frente Parlamentar da Agropecuária e vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. Entre as pautas que encampou na casa, está, por exemplo, a revisão da demarcação de terras indígenas.

Recentemente, protagonizou um episódio pitoresco: levou um engenheiro que trabalha com herbicidas ao encontro do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, para mostrar uma solução contra a Covid-19. Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o tal engenheiro aparece ao lado do deputado entregando frascos ao ministro. Nem o parlamentar sabia o que tinha dentro deles.

Para te falar a verdade não vi o convite. Semana que vem vou a Brasília. Aí tomarei pé deste assunto. Aí te confirmo“, disse Barbudo, após ser questionado por Crusoé sobre o que pretende dizer na solenidade de abertura do evento.

A Crusoé, a OAB afirmou que os nomes de convidados foram escolhidos pela Comissão Nacional de Direito Ambiental. O colegiado é presidido pela advogada Ana Carolina Barchet — ligada ao agronegócio, ela até já tirou foto ao lado de Eduardo Bolsonaro em um evento com empresários do ramo.

O escritório de advocacia da presidente da Comissão de Direito Ambiental tem Nelson Barbudo entre seus clientes. O marido de Ana Carolina, Marcelo Barchet, defende o parlamentar em uma ação de indenização de danos morais contra um veículo de comunicação. Questionada sobre a relação, Ana Carolina afirmou que o “convite foi feito porque o deputado é membro da Comissão do Meio Ambiente da Câmara e a conferência pretende ouvir a todas as posições sobre o tema, essencial para o país“. “O deputado não é representado por mim em nenhum processo“, disse.

Já Nelson Barbudo não respondeu se foi convidado em razão de sua relação com o escritório de Ana Carolina, e desconversou: “Conheço o escritório sim. Mas muito pouco o Marcelo“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lamentável a postura da OAB, se alinhar ao desgoverno do Bozo e, ao sub-treco do sub-troço que é o Ministro do Meio Ambiente.

  2. Só no Brasil mesmo para acontecer um absurdo desses. Onde já se viu convidar um ministro do Meio Ambiente e um deputado ligado ao agronegócio para participar de uma Conferência de Direito Ambiental?!

  3. Estes caras, principalmente o ministro do meio ambiente, estando desvastando a mata atlântica, assim como o que resta da nossa flora e fauna. OAB vendida tbm.

  4. O astronauta, que é o cachorrinho de painel de carro do Bozo, é um estúpido aproveitador. Astronauta de merda, onde está os resultados da ivermectina? Gostaria de enfiar milhares na sua bunda e te mandar para Marte. Você é um lixo de pessoa. Bozo está fazendo cada vez mais, o Brasil ser um pária mundial. Poderíamos ser o país que lideraria o mundo na preservação ambiental, e no entanto, com uma postura imediatista, estamos trocando ativos perenes por ativos de curto prazo, que privilegia alguns.

  5. Quando se lê uma notícia dessa natureza não se sabe se é para rir ou para chorar . Aliás, a OAB não é alinhada com a esquerda ,mudou ?

  6. Que tristeza! Que decepção! Abandonar o Brasil nesse momento em q o posicionamento frente à incompetência do governo é o q nos resta, o q esperamos das instituições, legislativas, jurídicas, sociais.

  7. A OAB, escolheu o cara certo pra se alinhar, os iguais sempre se encontram, assim ficam mais "fortes" pra prosseguir nos desmandos.

    1. e vc é igual a quem ou a que? falar é bom difícil é fazer. apesar de que vcs que só sabem ser contrários, falam e fazem bobagem o tempo todo quer chamar a atenção,bota a 🍉 melancia com o lado germry,na cabeça.

  8. Mais uma façanha dos Bozistas genocidas. Destruíram a Amazônia e o Pantanal, matando milhões de árvores e outros tipos de organismos para saciar seus instintos bestiais e dilapidar o patrimônio público brasileiro. Os Bozistas deveriam ser presos por terrorismo e crime de lesa patria.

    1. Camelos, elefantes e girafas são espécies exóticas que no Brasil só vivem em circo e zoológicos. Entretanto, há uma outra espécie exótica que anda livre pelas ruas sem máscaras e zurrando mito, mito: os jumentos bozistas, tal como Jaiminho!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO