Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Diários

Alexandre de Moraes distorce motivos que levaram à criação da ONU

Ministro do STF disse que a organização foi criada para promover a democracia, mas essa palavra nem aparece na sua carta de fundação

avatar
Duda Teixeira
4 minutos de leitura 27.02.2025 17:40 comentários 2
Alexandre de Moraes distorce motivos que levaram à criação da ONU
Alexandre de Moraes. Reprodução/redes sociais
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O mininistro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (foto) distorceu os motivos que levaram à criação da Organização das Nações Unidas, ONU, em uma mensagem em vídeo feita para uma audiência da Corte nesta quinta, 27.

Moraes afirmou que a ONU foi criada para defender a democracia, o que é falso.

"Há 73 anos, em 27 de fevereiro, de 1952, foi realizada a primeira reunião da ONU em sua sede permanente de Nova York, após sete anos da reunião inaugural da ONU que, foi como todos nós sabemos, em 24 de outubro de 1945. Hoje, (o prédio) abriga 193 estados-membros e dois observadores, que permanecem com o mesmo ideário de criação da ONU e de instalação da sua casa própria: a luta contra o fascismo, contra o nazismo, contra o imperialismo, em todas as suas formas, seja presencial, seja virtual. E também a defesa da democracia e a consagração dos direitos humanos", afirmou Moraes.

"Nesses 73 anos de inauguração da sede oficial da ONU é importante que todos nós reafirmemos nossos compromissos com a defesa da democracia, dos direitos humanos, da igualdade entre as nações e o nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras, pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822, e com coragem estamos construindo uma república independente e cada vez melhor, independente e democrática com a Constituição de 1988", disse Moraes, lendo um texto em tom nervoso. 

Por que a ONU foi criada

A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de evitar novas guerras.

Os países que se juntaram à organização eram aqueles que tinham vencido o conflito.

Entre eles, havia várias ditaduras, como a Uniãõ Soviética, a China e a Arábia Saudita.

Por esse motivo, a palavra "democracia" nem sequer aparece na Carta de fundaçaõ da ONU.

Moraes também fala na "a luta contra o fascismo, contra o nazismo, contra o imperialismo, em todas as suas formas, seja presencial, seja virtual", o que não faz o menor sentido.

Só se começou a falar em "mundo virtual" após a criação da internet, em 1969.

Além do mais, a Carta da ONU não fala em derrotar o nazismo, porque esse já tinha sido derrotado.

Preâmbulo

Vale lembrar, então, o que diz o prêambulo da Carta das Nações Unidas:

"Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla. E para tais fins, praticar a tolerância e viver em paz, uns com os outros, como bons vizinhos, e unir as nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, e a garantir, pela aceitação de princípios e a instituição dos métodos, que a força armada não será usada a não ser no interesse comum, a empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos. Resolvemos conjugar nossos esforços para a consecução desses objetivos. Em vista disso, nossos respectivos governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de Nações Unidas", diz a Carta.

Diários

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah Visualizar

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé Visualizar

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé Visualizar

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé Visualizar

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Alexandre de Moraes

Democracia

ONU

STF

< Notícia Anterior

Como presidente, Trump é um péssimo desenvolvedor imobiliário

27.02.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Acordo sobre matérias-primas com a Ucrânia é bom negócio para Trump?

28.02.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Duda Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (2)

Amaury G Feitosa

2025-03-03 10:03:21

Por que todo DITADOR só fala em democracia? Estes insanos que de forma criminosa violam o Estado e humilham a Nação não sabem que democracia se vive? o bostejar ridículo dos ditadores deixa claro que a democracia para eles é uma doce prostituta por eles estuprada sob tortura e em seu nome nos impõem suas esquizofrênicas taras.


Amaury G Feitosa

2025-03-03 10:02:13

Por que todo DITADOR só fala em democracia? Estes insanos que de forma criminosa violem o Estado e humilham a Nação não sabem que democracia se vive? o bostejar ridículo dos ditadores deixa claro que a democracia para eles é uma doce prostituta por eles estuprada sob tortura e em seu nome nos impõem suas esquizofrênicas taras.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (2)

Amaury G Feitosa

2025-03-03 10:03:21

Por que todo DITADOR só fala em democracia? Estes insanos que de forma criminosa violam o Estado e humilham a Nação não sabem que democracia se vive? o bostejar ridículo dos ditadores deixa claro que a democracia para eles é uma doce prostituta por eles estuprada sob tortura e em seu nome nos impõem suas esquizofrênicas taras.


Amaury G Feitosa

2025-03-03 10:02:13

Por que todo DITADOR só fala em democracia? Estes insanos que de forma criminosa violem o Estado e humilham a Nação não sabem que democracia se vive? o bostejar ridículo dos ditadores deixa claro que a democracia para eles é uma doce prostituta por eles estuprada sob tortura e em seu nome nos impõem suas esquizofrênicas taras.



Notícias relacionadas

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah
23.06.2026 17:01 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé
23.06.2026 15:55 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé
23.06.2026 15:34 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé
23.06.2026 14:04 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso