Alcolumbre articula reeleição para presidências da Câmara e do Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (foto), articula com aliados a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição para permitir reeleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado em qualquer circunstância, inclusive dentro de uma mesma legislatura. Hoje, a Constituição prevê que os presidentes das duas casas são eleitos para mandatos...
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (foto), articula com aliados a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição para permitir reeleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado em qualquer circunstância, inclusive dentro de uma mesma legislatura.
Hoje, a Constituição prevê que os presidentes das duas casas são eleitos para mandatos de dois anos, "vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente". Ao interpretar a regra, porém, o regimento interno do Legislativo autorizou a reeleição entre uma legislatura e outra.
A ideia de Alcolumbre é liberar totalmente a reeleição. A articulação foi confirmada a Crusoé por dois parlamentares, sendo um do DEM bem próximo ao presidente do Senado, e já chegou aos ouvidos de outros senadores, entre eles, Renan Calheiros, do MDB, que disputou a presidência do Senado com Alcolumbre.
A proposta, contudo, enfrenta resistência em vários partidos. Isso porque, se a PEC for aprovada, ela beneficiaria diretamente Alcolumbre e Rodrigo Maia, ambos do DEM. No caso de Maia, ele disputaria um quarto mandato como presidente da Câmara.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
João
2019-06-23 10:33:11Se eles podem alterar a constituição em causa própria, o povo tambem pode, temos que colher assinaturas suficientes, para atraves de projeto de lei fazer emenda no sentido de reduzir o mandato de senador de 8 para 4 anos - vamos passar esta idéia para frente, vamos lutar pela nossa pátria.
Uirá
2019-06-22 16:21:12Apesar que oxigênio é sempre bom, inclusive para injetar sangue novo e ideias novas. Se o presidente das casas é corrupto é pq tem um problema com as casas e o sistema democrático, sem o judiciário permitir, corrupto não se mantém no poder.
Uirá
2019-06-22 16:18:30O assunto parece polêmico, mas não é, dizem que o presidente da casa pode acumular poder, mas em um parlamento isento, parlamentar desonesto vai preso ou é cassado. Portanto, se o Congresso for corrupto, os presidentes das casas sempre serão corruptos, é irrelevante, em um sistema funcional, o corrupto nunca será presidente da Câmara ou do Senado pq corrupto vai pra cadeia ou nem eleito é. É diferente da reeleição para presidente, pois aí o sujeito usa a máquina para se perpetuar e a subverte.
Esquerdofóbico
2019-06-22 10:52:16Ô raça imunda! Até quando teremos que aturá-los?
Jaime
2019-06-15 16:55:40Só falava essa.
Luiz
2019-06-11 13:22:21Mais uma manobra casuística e inoportuna. Alcolumbre revela a sua sede de poder, mas pode ser o mel que vira fel.
Marcelo
2019-06-06 19:45:49Parece que serão reeleitos para fazer companhia ao Cunha!
Luiz
2019-06-06 19:37:46O Brasil está bem . Um pilantra na presidência do Senado e ou pilantra presidente da Câmara dos dePUTAdos. Ambos pensando no bolso , privilégios financeiros e legais e perpetuidade no poder . E o fim !
Sonia
2019-06-06 19:25:55Trabalhar que è bom ,nem pensar ,enterrou a cpi da lava toga , sumiu com o processo de fraude e agora esta tentando junto com botafogo reeleiçao nos cargos para apoiar o politico itinerante Doria o superfluo
Márcio
2019-06-06 17:40:51Que cambada!