Ala do PL defende filiação de Bolsonaro no 'deadline' da eleição
A desconfiança provocada pelo comportamento intempestivo de Jair Bolsonaro levou dirigentes do PL a defenderem que o partido comandado por Valdemar Costa Neto (foto) só defina a filiação do presidente seis meses antes das eleições de 2022, prazo limite para os candidatos escolherem por qual legenda vão concorrer nas urnas. O receio do grupo é...
A desconfiança provocada pelo comportamento intempestivo de Jair Bolsonaro levou dirigentes do PL a defenderem que o partido comandado por Valdemar Costa Neto (foto) só defina a filiação do presidente seis meses antes das eleições de 2022, prazo limite para os candidatos escolherem por qual legenda vão concorrer nas urnas.
O receio do grupo é de que Bolsonaro se filie ao PL nas próximas semanas e, por algum motivo, decida trocar de partido antes de abril do ano que vem, o que provocaria uma debandada de parlamentares para a legenda escolhida pelos bolsonaristas. A regra eleitoral prevê uma janela de 30 dias em março para deputados e senadores trocarem de sigla sem perder o mandato.
Hoje, o PL tem uma bancada de 43 deputados na Câmara e prevê aumentá-la para até 62 parlamentares nas eleições com a filiação de Bolsonaro. Esse é o grande objetivo de Valdemar com o convite feito ao presidente, que chegou a confirmar sua ida ao Partido Liberal semana passada, mas recuou no início desta semana por causa de alianças regionais já seladas pelo cacique do Centrão.
Dirigentes do PL céticos em relação à postura de Bolsonaro afirmam que há um grande risco de o presidente mudar de ideia antes do prazo final de filiação para as eleições e levar com ele para outra sigla não apenas os aliados que viriam do PSL, cerca de 20, mas também outros bolsonaristas que já estão no PL.
"Imagina se dá alguma coisa na cabeça dele (Bolsonaro) e ele decide deixar o PL no período da janela. Em vez de ter 60 deputados, nossa bancada pode ficar com menos de 40, menor do que é hoje. Da forma como ele age ninguém duvida que ele seja capaz de fazer isso", disse um dirigente do PL.
O assunto será discutido na reunião desta quarta-feira, 17, de Valdemar com os dirigentes estaduais do PL, em Brasília. Os diretórios que resistem à filiação de Bolsonaro vão aproveitar o encontro para reiterar a oposição à entrada do presidente da República na legenda.
No fim de semana, após "intensa troca de mensagens" entre Bolsonaro e Valdemar, o "dono" do PL adiou o evento de filiação marcado para o dia 22 de novembro. Bolsonaro apontou problemas em algumas alianças feitas pelo PL nos estados, como com o vice do governador João Doria em São Paulo, e disse que espera resolver o casamento ou término do noivado em até três semanas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Claudio Roberto Moreira Da Rocha
2021-11-17 16:12:47Ahaha !! O Mainardi ta certíssimo ! Até lá Bozo nao terá 10% … e aí ! Kaput…Bozo na lona como merece
JO EL
2021-11-17 15:56:22Tu ja quebrou a cara inocente, o povo ja acordou e ja viu todas as qualidades do Bozonaro quais sejam, traira do povo, traira dos trairas do centrao ladrao, e traira da lava jato. Te segura nos teus 20 que o Presidente Moro vem ai com 45 por cento no segundo turno. Nao tem pra ninguem seus ... seus...seus derrotados.
CARLA
2021-11-17 15:52:51Todos homens sem palavra. E é isso aí que nos governa
José
2021-11-17 15:04:25Foi se meter com picaretas achando que sabia todos os truques … o Centrão não é o que é sendo escoteiro.
MSF
2021-11-17 15:01:30Só tem uma palavra para definir esse senhor que está no cargo de presidente - TRAÍRA. Quem acredita nele também acredita em papai noel, mula sem cabeça, fada etc.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-11-17 13:52:46o sistema partidário do país é uma podridão só e só serve para uso de ladrões e canalhas contra o povo .. até quando teremos esta monstruosidade?
Nyco
2021-11-17 13:46:23ATENÇÃO todos os ANTAS y sus MUARES doutrinados: __ Uma verdadeira multidão nunca vista em um país árabe foi registrada para se despedir do MITO em DUBAI. __ Corram todos lá no Jornal da Cidade Online (JCO), porque essas coisas boas a globo-lixo, a globo-news-lixo e a cnn lixo não mostram. __ CORRAM todos lá para conferir esse fenômeno e já façam suas assinaturas. __ MITO 2022, reeleito já em 1º turno.