Adriano Machado/Crusoé

Derrota de Baleia e racha no DEM enfraquecem projeto presidencial de Doria

02.02.21 09:36

A derrota do deputado Baleia Rossi, do MDB, na eleição à presidência da Câmara e o racha no DEM provocado pela decisão do partido em liberar o voto da bancada no líder do Centrão, Arthur Lira, do Progressistas, enfraquecem o projeto presidencial do governador de São Paulo, João Doria (foto).

Aliados do tucano ouvidos por Crusoé afirmaram que, além do resultado representar uma vitória pessoal do presidente Jair Bolsonaro, que liberou emendas e cargos para eleger Lira, o revés da candidatura patrocinada por Rodrigo Maia à sua sucessão e a iminente saída do ex-presidente da Câmara do DEM após trocar farpas com o presidente da legenda, ACM Neto, minam a construção do bloco PSDB, MDB e DEM que o governador paulista articula para fortalecer sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2022.

O próprio governador paulista teve de entrar em cena na segunda-feira, 1, para impedir que o PSDB, a exemplo do DEM, também adotasse a neutralidade na eleição da Câmara, o que beneficiaria Arthur Lira. O movimento, segundo tucanos paulistas, foi alimentado pelo deputado mineiro Aécio Neves, que passou a odiar Doria depois que o governador defendeu publicamente sua expulsão do partido, em 2019, por causa da delação da JBS.

Doria e outros caciques do PSDB ligaram para os deputados da legenda para defender o voto em Baleia Rossi, cujo partido, o MDB, ganhou a vice na chapa do prefeito São Paulo, Bruno Covas, nas eleições do ano passado graças a uma articulação feita por Doria. O esforço, contudo, foi insuficiente para evitar a vitória do candidato bolsonarista e líder do Centrão.

Sem o comando da Câmara, a oposição a Bolsonaro perde força no Congresso. Desafeto do presidente da República, Rodrigo Maia se aproximou de Doria nos dois últimos anos e era um ator importante na chamada frente democrática de centro que o tucano queria criar para enfrentar Bolsonaro nas urnas no ano que vem. Com a eventual saída de Maia do DEM, o partido historicamente aliado ao PSDB na corrida presidencial se afasta do tucanato.

Segundo tucanos paulistas, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e atual presidente nacional do DEM, já vem ensaiando há alguns meses uma aproximação com Bolsonaro de olho nos votos do eleitorado mais conservador para tentar vencer o PT na disputa pelo governo da Bahia em 2022.

O racha no DEM também põe em xeque o acordo feito por Doria com lideranças democratas no qual o PSDB apoiaria o vice-governador Rodrigo Garcia, filiado ao DEM, à sucessão em São Paulo em troca do apoio do partido aliado à sua candidatura presidencial. Com o DEM dividido, aliados de Doria acreditam que, se Garcia não se filiar ao PSDB para disputar o governo paulista no ano que vem, a relação entre tucanos e democratas tende a descarrilar também em São Paulo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa boneca nunca vai ser presidente do Brasil. Não que seja grande coisa ser presidente dessa merda, mais a boneca deu tiro no pé.

  2. Ótimo!!!! Só por isso já está valendo ter o Lira na Câmara. Mas NÃO ter Baleia à frente da Câmara então, me deixa em êxtase!!!! Sou da cidade dele e conheço bem a história política dos Rossis 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    1. Quem perdeu e quem venceu nas eleições do Congresso? Para mim, Bolsonaro conseguiu uma vitória de Pirro. Abriram a porteira com relação a preservação do Meio Ambiente. Agora abriram a porteira para o Centrão. Se alguém foi ingênuo de cair no conto do vigário do Bolsonaro, cada vez mais, percebe o erro que cometeu. Não por ter votado nele em vez do PT. Mas sim por colocar dois candidatos de esquerda no 2° turno. Não acredito que esse erro seja cometido novamente.

    2. Quem perdeu e quem venceu nas eleições do Congresso? Para mim, Bolsonaro conseguiu uma vitória de Pirro. Abriram a porteira com relação a preservação do Meio Ambiente. Agora abriram a porteira para o Centrão. Se alguém foi ingênuo de cair no conto do vigário do Bolsonaro, cada vez mais, percebe o erro que cometeu. Não por ter votado nele em vez do PT. Mas sim por colocar dois candidatos de esquerda no 2° turno. Não acredito que esse erro seja cometido novamente.

    1. Bolsonaro conseguiu uma vitória de Pirro. Os bolsonaristas já comemoraram a morte do governo. Agora comemoram a missa de sétimo dia.

  3. Ler a Folha, Estadão, O Globo ou esta revista que pretendia ser uma ilha no jornalismo brasileiro é a mesma coisa. É só pau no Bolsonaro, não tem outro assunto? Ajudaram a eleger o despreparado e depois viraram o cocho. Com certeza os antas queriam privilégios e deram com os burros na água.

  4. Rodrigo Constantino hoje, no Jornal da Manhã da Jovem Pan mais uma vez de forma objetiva e com fatos concretos desmascarou a figura asquerosa de calças apertadas que desonra o Estado e humilha o povo paulista. O pior governador da história de São Paulo pediu direito de resposta e, ao vivo, agressivamente seguiu com seu já conhecido repertório de mentiras infames, falsas acusações e a sugestão covarde de que o jornalista deveria ser demitido da Jovem Pan. Doria é traiçoeiro e sem caráter.

  5. Se a eleição fosse hoje e se o Doria fosse candidato à presidência, votaria nele. O resultado da eleição no Congresso serviu a dois senhores, Bolsonaro e Lula. Corremos o risco de termos que escolher no 2° turno da eleição presidencial, entre Bolsonaro e Lula. Os bolsonaristas, lulislas, a justiça corrupta e os políticos no geral estão em festa. Teremos mais dois anos de Bolsonaro e mais quatro de Bolsonaro ou talvez oito de Lula. Será que com o advento da pandemia, o Brasil aguenta?

    1. Bolsonaro e os bolsonaristas colocaram a sua tese de não se tomar medidas de isolamento, quando se tem o risco de colapso hospitar, em Manaus. As pessoas em Manaus foram para às ruas e depois dezenas morreram por falta de oxigênio, por incompetência do próprio governo Bolsonaro. João Doria terá que rever às medidas de distanciamento em São Paulo. Como Bolsonaro não toma às medidas que cabem a ele, ajuda emergencial e socorro às empresas, o governador não tem como manter às medidas por mais tempo

    2. Engraçado. Um Presidente americano pós segunda grande guerra, foi interrogado porque queria que fossem tiradas muitad fotos e produzidos muitos vídeos sobre o extermínio de russos e judeus. O PR respondeu: "Chegará o dia em que as pessoas negarão este massacre. Fotos e vídeos servirão pra provar q ISTO aconteceu." Dória não é Hitler. Mas fez muita besteira em São Paulo. E ainda anda fazendo. Empresas fechadas adoidado. Fotos? Vídeos? tem muito na internet. O povo? tá nem aí. Viva a Dória!👏

  6. Acredito que o adversário do Governador J.Dória seja o Ciro Gomes . Qualquer um que for para o 2º turno contra Bolsonaro , vencerá. Esse quadrilheiro, como diz Kim Kataguire, será defenestrado com um chute no traseiro.

  7. Se não aparecer um candidato diferente desses que se dizem presidenciável, não temos escolha é Bolsonaro novamente e a cruzoé tá na hora de entender que não se faz jornalismo independente criticando uma única pessoa que é Bolsonaro, vcs tem que ser diferente da Globo lixo , caso contrário essa revista vai quebrar ,vai p a lixeira. Eu que acreditei em vcs! Reflitam!

    1. O que a Crusoé teria de bom para divulgar do Bolsonaro? Coloca aqui para ficarmos sabendo. Eu tenho curiosidade de saber o que o Bolsonaro faz quando não está no cercadinho, rodando de moto ou inaugurando obras que nada tem haver, com os nossos problemas mais prementes.

  8. Bozistas são corruptos. Saíram do armário. Mais um adjetivo para eles. Além de genocidas, necrófilos e delinquentes, agora eles são corruptos também. Bozistas são corruptos!

    1. Quem é John Galt, eu até estava interessada em ler seus comentários mas...... um erro crasso como « não tem nada HAVER “ te matou!!!!!

    2. Não. O que eu ganho é o zurro desesperado dos bozistas. Isto não tem preço!

  9. Somente alguém muito amador colocaria as suas fichas no DEM liderado pelo neto do ACM. O DEM sempre foi um dos partidos mais fisiológicos do Brasil. O outro é o PP. o que o PP e o DEM possuem em comum? Primeiro, foram partidos onde o presidente genocida se criou. Segundo, os dois partidos são filhotes da Arena, que era o partido de apoio a ditadura militar corrupta que levou o país à bancarrota. Agora o PP e o DEM se juntaram para repetir o feito novamente. O Brasil caminha para a insolvência.

  10. Enfraquece merda nenhuma. Todos já sabem que o Bozo vai ser impichado e não terminará esse mandato. Quando a dança do impeachment vier com força, todas essas alianças espúrias de Dória, Bozo e esquerda Petista cairão por terra. A verdade é que haverá vários projetos em paralelo para 2022, quem mais se fortalecerá com isso é o Dr. Moro se decidir se candidatar em 2022 para a presidência. O problema será a bucha de canhão de quem assumir após o pleito de 2022, pegará um Brasil falido e quebrado.

    1. Cabra bom esse P.B....tirou a minha da boca!!! Rsrsrs....

Mais notícias
Assine agora
TOPO