Derrota de Baleia e racha no DEM enfraquecem projeto presidencial de Doria
A derrota do deputado Baleia Rossi, do MDB, na eleição à presidência da Câmara e o racha no DEM provocado pela decisão do partido em liberar o voto da bancada no líder do Centrão, Arthur Lira, do Progressistas, enfraquecem o projeto presidencial do governador de São Paulo, João Doria (foto). Aliados do tucano ouvidos por...
A derrota do deputado Baleia Rossi, do MDB, na eleição à presidência da Câmara e o racha no DEM provocado pela decisão do partido em liberar o voto da bancada no líder do Centrão, Arthur Lira, do Progressistas, enfraquecem o projeto presidencial do governador de São Paulo, João Doria (foto).
Aliados do tucano ouvidos por Crusoé afirmaram que, além do resultado representar uma vitória pessoal do presidente Jair Bolsonaro, que liberou emendas e cargos para eleger Lira, o revés da candidatura patrocinada por Rodrigo Maia à sua sucessão e a iminente saída do ex-presidente da Câmara do DEM após trocar farpas com o presidente da legenda, ACM Neto, minam a construção do bloco PSDB, MDB e DEM que o governador paulista articula para fortalecer sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2022.
O próprio governador paulista teve de entrar em cena na segunda-feira, 1, para impedir que o PSDB, a exemplo do DEM, também adotasse a neutralidade na eleição da Câmara, o que beneficiaria Arthur Lira. O movimento, segundo tucanos paulistas, foi alimentado pelo deputado mineiro Aécio Neves, que passou a odiar Doria depois que o governador defendeu publicamente sua expulsão do partido, em 2019, por causa da delação da JBS.
Doria e outros caciques do PSDB ligaram para os deputados da legenda para defender o voto em Baleia Rossi, cujo partido, o MDB, ganhou a vice na chapa do prefeito São Paulo, Bruno Covas, nas eleições do ano passado graças a uma articulação feita por Doria. O esforço, contudo, foi insuficiente para evitar a vitória do candidato bolsonarista e líder do Centrão.
Sem o comando da Câmara, a oposição a Bolsonaro perde força no Congresso. Desafeto do presidente da República, Rodrigo Maia se aproximou de Doria nos dois últimos anos e era um ator importante na chamada frente democrática de centro que o tucano queria criar para enfrentar Bolsonaro nas urnas no ano que vem. Com a eventual saída de Maia do DEM, o partido historicamente aliado ao PSDB na corrida presidencial se afasta do tucanato.
Segundo tucanos paulistas, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e atual presidente nacional do DEM, já vem ensaiando há alguns meses uma aproximação com Bolsonaro de olho nos votos do eleitorado mais conservador para tentar vencer o PT na disputa pelo governo da Bahia em 2022.
O racha no DEM também põe em xeque o acordo feito por Doria com lideranças democratas no qual o PSDB apoiaria o vice-governador Rodrigo Garcia, filiado ao DEM, à sucessão em São Paulo em troca do apoio do partido aliado à sua candidatura presidencial. Com o DEM dividido, aliados de Doria acreditam que, se Garcia não se filiar ao PSDB para disputar o governo paulista no ano que vem, a relação entre tucanos e democratas tende a descarrilar também em São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2021-02-02 20:37:36Essa boneca nunca vai ser presidente do Brasil. Não que seja grande coisa ser presidente dessa merda, mais a boneca deu tiro no pé.
Maria
2021-02-02 17:40:42Ótimo!!!! Só por isso já está valendo ter o Lira na Câmara. Mas NÃO ter Baleia à frente da Câmara então, me deixa em êxtase!!!! Sou da cidade dele e conheço bem a história política dos Rossis 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Edmundo
2021-02-02 16:29:58Dançou em 2022. Não vai eleger para Sindico do seu prédio!kkkk
Heider
2021-02-02 15:38:44Agora teremos 2 anos bons de governo pela frente . DEUS É GRANDE !!!! Ninguém segura mais o nosso líder .
Antonio
2021-02-02 15:19:35acham que bolsonaro ganhou? não, ele ganhou perdendo. vai se fuder em 2022
Mario
2021-02-02 12:48:23Se a eleição fosse hoje não votaria no Doria. Tem os que votariam, eu não. Como é bom ter liberdade de escolha.
Luiz
2021-02-02 12:33:22Rodrigo Constantino hoje, no Jornal da Manhã da Jovem Pan mais uma vez de forma objetiva e com fatos concretos desmascarou a figura asquerosa de calças apertadas que desonra o Estado e humilha o povo paulista. O pior governador da história de São Paulo pediu direito de resposta e, ao vivo, agressivamente seguiu com seu já conhecido repertório de mentiras infames, falsas acusações e a sugestão covarde de que o jornalista deveria ser demitido da Jovem Pan. Doria é traiçoeiro e sem caráter.
QUEM É JOHN GALT ?
2021-02-02 11:56:41Se a eleição fosse hoje e se o Doria fosse candidato à presidência, votaria nele. O resultado da eleição no Congresso serviu a dois senhores, Bolsonaro e Lula. Corremos o risco de termos que escolher no 2° turno da eleição presidencial, entre Bolsonaro e Lula. Os bolsonaristas, lulislas, a justiça corrupta e os políticos no geral estão em festa. Teremos mais dois anos de Bolsonaro e mais quatro de Bolsonaro ou talvez oito de Lula. Será que com o advento da pandemia, o Brasil aguenta?
Vimar
2021-02-02 11:53:55Acredito que o adversário do Governador J.Dória seja o Ciro Gomes . Qualquer um que for para o 2º turno contra Bolsonaro , vencerá. Esse quadrilheiro, como diz Kim Kataguire, será defenestrado com um chute no traseiro.
Francisco.
2021-02-02 11:48:25Sr. DORIA, O SR E UMOPORTUNISYA É PALHAÇO