Agenda de Lula prevê fala sobre praticamente tudo em reunião com UE
Lula embarca, na noite deste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica - é a sua décima viagem internacional, rumo ao 14º país diferente, em seis meses e meio de governo. Desta vez, o presidente deve integrar reuniões de cúpula entre a Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos criada em 2010, e a União...
Lula embarca, na noite deste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica - é a sua décima viagem internacional, rumo ao 14º país diferente, em seis meses e meio de governo. Desta vez, o presidente deve integrar reuniões de cúpula entre a Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos criada em 2010, e a União Europeia.
No prognóstico que a Presidência da República entregou à imprensa horas antes do embarque do petista, se esperam debates em uma miríade de temas, como "mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia; transição energética, transformação digital; migrações; reforma da arquitetura financeira internacional; luta contra o crime organizado e cooperação para o desenvolvimento".
Lula deve ficar no reino europeu até terça-feira (18). Além das reuniões de cúpula, ele deve participar de reuniões com representantes do setor privado e de bancos de financiamento. Neste encontro com o setor privado, a União Europeia também deve apresentar sua nova agenda de investimentos para a América Latina e Caribe. Ainda estão previstas reuniões com o rei da Bélgica, com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.
O maior elefante na sala, no entanto, escapou do comunicado entregue pelo Palácio do Planalto à imprensa: como principal representante do Mercosul, Lula vem indicando que deve travar o acordo do bloco com a União Europeia. Nesta semana, ele voltou a criticar os termos propostos pelos europeus ao acordo que, em sua visão, travariam a a soberania nacional nas chamadas compras governamentais.
Ele já falou do tema em sua última viagem à Europa, quando foi a Paris no final de junho. Três semanas depois, ele volta ao continente com as mesmas reclamações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Maria
2023-07-17 13:13:44Esse ladrão maluco só nos envergonha, vomitando asneiras pelo mundo afora. Ele e sua esposa deslumbrada só querem saber de usar nosso dinheiro para fazer turismo. Casal de bandidos!!!!🤮🤮🤮🤮
Odete6
2023-07-16 20:45:33😖😖😖😖😖😖😖😖 Sásinhora.... grunhidos amplos, gerais e irrestritos... só cabe um comentário: CRUZ CREDO!!!!!
Giovani
2023-07-15 19:50:18A pergunta é ele vai com as bola do Putin na boca, vai vai sem as bola do Putin na boca? Pois na negociação isto vai pesar muito.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-07-15 19:06:37OU SEJA, SÓ VIAJANDÃO E BLÁBLÁBLÁ. MAIS DO MESMO.