Agência de Águas pode ir para Minas e Energia
O governo Jair Bolsonaro avalia transferir a Agência Nacional de Águas, a ANA, para o Ministério de Minas e Energia. Atualmente, a autarquia federal é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. A transferência é discutida no gabinete de transição. O argumento para a mudança é o peso da energia hidrelétrica no Brasil. Os futuros ministros...
O governo Jair Bolsonaro avalia transferir a Agência Nacional de Águas, a ANA, para o Ministério de Minas e Energia. Atualmente, a autarquia federal é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
A transferência é discutida no gabinete de transição. O argumento para a mudança é o peso da energia hidrelétrica no Brasil.
Os futuros ministros de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque Júnior, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles (foto), já indicaram serem favoráveis à ideia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Alberto
2018-12-11 15:50:37Sem um plano que tenha continuidade por muitos anos, mesmo que o Brasil tenha uma das maiores bacias do mundo, sofrerá muito pela falta de cuidado, planejamento e mau uso da água potável disponível. Não há armazenamento estratégico. Basta uma seca qualquer e a situação vira calamidade, sofrimento e prejuízos. Água que não se armazena vai embora; não importa o quanto chova.
Lucas
2018-12-11 15:50:35Poderia ir para a Defesa (soberania nacional) ou para a Infraestrutura (transportes aquaviarios, saneamento).
Jaime
2018-12-11 11:50:40O Serviço Geológico do Brasil, é uma empresa pública subordinada ao MME e presta serviço à.muitos anos a ANA, na parte de monitoramento dos cursos d'água, cheias, chuvas dentre outras coisas. Acho que seria uma tentativa de aproximação e diminuição de burocracias ambas ficarem na mesma pasta.
Jose
2018-12-11 11:25:52O ministro de meio ambiente é um perna de pau. Muito ruim. Disse que os dados do desmatamento não eram detalhados o suficiente, quando, na verdade, o Brasil tem o melhor sistema do mundo nesta área para que qualquer um possa ver o que está acontecendo. Também mostrou burrice ao dizer que as mudanças climaticas são naturais. Vamos passar vergonha no mundo. Que tristeza. Time dos sonhos? Só lorota. Temos um Ibis em Brasília.
ÉLIDE
2018-12-11 11:16:15Não entendi a lógica. Água não é apenas energia. Vai muito além e está afeita não só à saúde como à agronomia. E muito ao meio ambiente. O Brasil tem uma reserva enorme de água, infelizmente pgrande parte afetada pela poluição. Esse futuro governo despreza todas as ações de preservação da natureza. Participa da crença que tudo se acomoda e se adapta. Seria bom lembrarem que a natureza pode não reclamar, mas sabe muito bem se vingar. E se vinga! E sem volta.
Jose
2018-12-11 10:36:55Mais uma burrada. Se querem transferir a ANA, ela deveria ir para o ministério da saúde, pois água é vida. Minas e Energia tem uma visão muito parcial do que seja bom manejo de bacias hidrográficas.
Vitor
2018-12-11 09:32:22Saneamento básico e água potável tem que ser prioridade de qualquer governo, seja municipal, estadual ou federal. Estes dois aplicados em conjunto fazem cair custo da saúde.
Alberto
2018-12-11 08:26:26O Brasil precisa sim de uma nova regulação na questão da água. Não só para fins de energia mas também para o abastecimento da população, vital para a qualidade de vida e saneamento. Vive-se sob permanente risco de falta d'água não só nas grandes cidades, mas também em pequenos municípios, sem falar no nordeste. Não houve até agora nenhuma estratégia para tratar do assunto. Tomara que a visão estratégica que acompanha o novo governo resulte novas medidas. Sem isso não haverá futuro para o Brasil.