Afastamento de vereador preso por ordem de Moraes racha a direita no ES
A Corregedoria da Câmara dos Vereadores de Vitória aceitou nesta quarta-feira, 21, a denúncia contra o vereador Armandinho Fontoura (sem partido), por quebra de decoro parlamentar. Com isso, o caso agora será analisado pelo plenário da Câmara Armandinho — que tomaria posse como presidente da Casa em 2023 — está preso preventivamente desde dezembro, por...
A Corregedoria da Câmara dos Vereadores de Vitória aceitou nesta quarta-feira, 21, a denúncia contra o vereador Armandinho Fontoura (sem partido), por quebra de decoro parlamentar. Com isso, o caso agora será analisado pelo plenário da Câmara
Armandinho — que tomaria posse como presidente da Casa em 2023 — está preso preventivamente desde dezembro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de ameaça aos ministros da corte. A prisão foi pedida pelo Ministério Público do Espírito Santo.
A votação na Corregedoria foi conturbada e apontou um racha na direita local. Dos cinco parlamentares que integram a instituição, três votaram favoravelmente ao caso e dois se abstiveram. Após votarem pela abstenção, Davi Esmael (PSD) e André Brandino (PSC) anunciaram que vão deixar a comissão por não concordar com a tramitação do caso.
Os vereadores ressaltaram que o andamento da denúncia, feita por um cidadão, não é um julgamento antecipado sobre a conduta do vereador. Mas mesmo colegas de direita pareceram enxergar limites ao apoio.
"Se tem algo que de fato está acontecendo aqui é o desejo de não perder voto da direita", disse o vereador Leonardo Monjardim (Patriota), o corregedor da Casa. "Eu estou fazendo aqui o papel de corregedor-geral, fazendo o que tem que ser feito e cortando na própria carne: não é porque o vereador é de direita que eu vou pegar o processo e enfiar na gaveta, protegendo ele para ganhar voto de movimento."
Instantes depois, ele ficou mais incisivo. "Políticos de direita, que criticam o PT e a candidatura do Lula, que deveria estar preso e não deveria ser nem o candidato nem o presidente da República... Vocês querem fazer a mesma coisa na Câmara de Vitória."
Outro vereador de direita, Luiz Emanuel (Republicanos) disse que a denúncia acusa Armandinho de rachadinha. Ele acusou Armandinho de ser um funcionário fantasma em seu próprio gabinete, quando ele o contratou em 2013.
O relatório foi assinado por uma vereadora do PT, que acabou defendida por Monjardim e Luiz Emanuel.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2023-06-24 11:14:16E Viva Xandão Tutor do Estado podre e Curador da nação idiotizada !!!